|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

Registrado: 06/04/12 Idade: 57 Mensagens: 235 Localização: Cabo Frio-RJ
|
Enviada: Qui Jan 16, 2014 5:25 pm Assunto: Sete Copas Africana - Pouco se sabe... |
|
|
Encontrei esta árvore em um viveiro em Cataguases MG, Não resisti e comprei uma muda, esperando encontrar boas informações que me ajudassem a cultivá-la, mas pouca coisa consegui na internet... Então resolvi dividir com os parceiros do site e ver o que dizem...
A muda que comprei ainda está assim...
 _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Sáb Jan 18, 2014 10:17 am Assunto: |
|
|
Bela árvore, hein Silas?
A folha lembra a carmona.
Vamos aguardar o retorno dos colegas.
Eu também não conheço a espécie mas me pareceu bem interessante pra conduzir como bonsai.
Folha pequena, tronco e galhos lenhosos, estatura baixa ao que parece...
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 18, 2014 10:47 am Assunto: |
|
|
Olá Renato, obrigado por comentar este tópico. Sobre a copa ser baixa, escolhi entre umas vinte mudas que tinha no viveiro, a maioria estava bem mais alta e os cultivadores costumam podar os galhos mais baixos pra forçar o crescimento em altura, o que valoriza a muda para eles venderem, mas, mal sabem eles que existem nós, os bonsaístas que valorizamos o contrário. Estou otimista com o desenvolvimento da planta. A árvore da foto, o dono me informou que tem cerca de três anos. _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Dom Fev 02, 2014 9:16 pm Assunto: Amendoeira Africana |
|
|
Silas eu sei que nao tem muita informação sobre esta planta,mas voce sabe se ela pega por estaca,se ela da sementes, ou como ela se propaga? e época que pode plantar ,se for o caso de estaquia qual época planta a estaca
quem sabe voce manda um email onde voce compro a sua muda e eles te passem alguma informação.
se pega por estaca vo tentar pega uma aqui em bh e ver o que da .
aqui em bh eu achei umas plantadas em um estacionamento e achei lindas ,e inclusive com folhas miudas e com copas em cima de copas,eu me interessei muito nessa planta,achei maravilhosa.
se eu conseguir achar alguma coisa eu posto aqui ok
abs
Marcelo _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 03, 2014 8:35 am Assunto: |
|
|
Olá Marcelo.
Em dezembro de 2013 avia visitado vários viveiros em Cataguases, MG e somente em um deles havia desta planta. A atendente me disse que não eram produzidas na região, mas não disse de onde vieram. Não perguntei sobre a propagação por estaquia, o aspecto das mudas que tinham no local me pareciam cultivadas por sementes. Já que você tem oportunidade de conseguir alguns galhos, faça o teste e divulgue aqui pra galera, ficamos agradecidos. _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 03, 2014 1:34 pm Assunto: Amendoeira Africana |
|
|
Beleza Silas, agente precisaria saber com os mais experientes uma época que digamos assim seja mais propicia para a estaquia,e arriscar pra ver o que da. eu digo isto,pois apanhei muito com estaca de figo fora de época,de 9 estacas dei muita sorte de uma vingar,devido estar fora de época de fazer estaca de figo.
eu posso tenta pegar umas por estes dias as arvores que eu vi estao dentro de um estacionamento,vo achar o responsável pelo local e pedir um galho da planta .
Agora se nao pegar eu nao posso afirmar que nao pega por estaquia,devido estar fora de época.
Mas vo tenta arrancar um galho da planta e fazer umas estaquinhas ,mas caso nao vingue nao podemos afirmar que nao pega por estaca devido agente nao saber em que época se faria a estaca.
assim que eu consegui eu ponho as fotos
abs _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 03, 2014 2:15 pm Assunto: |
|
|
Então, já que ainda não sabemos a época certa para estaquia, o jeito é ir tentando... Começando o quanto antes. Quando eu tiver oportunidade, vou tentar também. Que bom que existe este site onde podemos trocar nossas experiências... Boa Sorte. _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 04, 2014 12:10 pm Assunto: AMENDOEIRA AFRICANA |
|
|
Silas,nao consegui tira a estaquinha,dela, nao deixaram mecher na arvore ,precisei conversar com uma pessoa responsavel,com muito jeito consegui umas 20 sementes. la tinha uns pingo de ouro perto,espero que as sementes sejam realmente da arvore rss mas acho que sao ,pelo menos a pessoa disse que era.
Agora tenho duvidas de como plantar,por se tratar de uma especie mais rara e puco comum, fico sem saber se seria preciso quebra a dormencia .
e saber o substrato ideal para a sementeira. quando fui pega as semente ,acho que era uma pessoa que lidava no jardim comento que ja tinha nascido uma mudinha la no chao mesmo ,ela broto na sombra,acho que irei partir por este caminho,deixando a minha sementeira na sombra. como nasceu la no chao mesmo julgo eu que nao precise de quebra de dormencia pelo menos eu acho assim,pois a mudinha pego no chao mesmo entao deve ser menos delicada,pois se nao nao brotaria no chao de qualquer jeito.
qual sua opiniao quanto ao substrato o que voce faria?
nao se proculpe com a resposta se nao pega nao pego,da pra fazer umas tentativas rss
Se mais alguem puder sugerir algo fico agradecido.
ai estao as fotos das sementes, sao em media de 1,5cm a 2 cm cada
um poquinho maior que a semente de um feijao jalo
hoje nao vo plantar ainda,vo aguardar uma posição ai do pessoal.
abs
MARCELO _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Editado pela última vez por marcelo bh em Qua Fev 26, 2014 9:03 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 04, 2014 2:21 pm Assunto: amendoeira africana |
|
|
Silas,arrisquei e fiz meu substrato
coloquei as sementes usei 10 delas enterrei uns 3 cm de profundidade,
apos isto fiz uma rega ambundante, dando uma especie de choquinho termico , e reguei ate encharca o substrato,o excesso da agua saiu pelos orificios da bandeja que utilizei como sementeira, Agora amigo vo aguardar pra ver o que vai dar,se eu der sorte como o danado do pe de figo ,os que eu puz so na areia nao vingo o que eu plantei numa mistura que preparei , foi o que vingo e esta cada dia mais forte e crescendo com muito vigor. entao em breve terei as mudinhas da plantinha africana. as outras 11 sementes eu esto guardando um pouco acho que uns 15 dias elas podem ficar sem planta.
agora é esperar e ter a danada da paciencia
isto que é começa do zero rsss
assim que alguma dar sinal de vida se der eu tiro as fotos e apartir dai é só alegria.
Hoje fiquei pensando como descobrir o local que esta arvore se localiza na africa,pelo menos para saber o clima que ela vive ,como ela é conhecida também como puleiro de leão, acho que matei a charada , pois os leões ficam nas savanas africanas ,agora a noite vo pesquisar sobre o clima e temperatura da região. bom Silas ja temos fotos das sementes ,voce tem uma bela mudinha ai com voce, sabemos que ela prospera aqui na nossa região,desconfio também que esta planta gosta de sol. de vagar agente vai checando informações e logo logo teremos uma pequena fixa tecnica da plantinha
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Editado pela última vez por marcelo bh em Dom Fev 09, 2014 3:07 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 05, 2014 2:49 pm Assunto: |
|
|
Aeh Marcelo, Que bom que conseguiu as sementes da "dita cuja", rss... Muito boa sorte pra vc e não esqueça de postar os progressos. _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 05, 2014 3:55 pm Assunto: aamendoeira africana |
|
|
Beleza Silas, eu plantei elas ontem,eu fiz o substrato do meu jeito ,agora é espera pra ver o que vai da
depois se nascer eu coloco as fotos
guardei as outras sementes pra tenta de outro jeito se esse nao der,caso germine ai planto as outras sementes _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 05, 2014 4:23 pm Assunto: |
|
|
Aeh, Marcelo, Se der, posta uma foto da árvore. Como eu, você
já deve ter percebido que se tem poucas imagens desta planta na internet... _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 09, 2014 3:04 pm Assunto: puleiro de leao |
|
|
Silas,quando eu passar la por perto eu vo ver se tiro as fotos .a arvore ta longe daqui de casa,mas qualquer hora do uma passadinha la. _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 20, 2014 10:07 pm Assunto: amendoeira africana , puleiro de leao |
|
|
Amigos ,as sementes sumiram rss eu remexi o substrato, acho que apodreceram e nao brotaram. la vao as 10 sementes
segundo passo agora, comprei substrato usado para semear ortaliças,própio para sementes, as sementes usadas neste substrato germinam muito bem
e eu vi pessoalmente umas sementes plantadas com esse substrato ,e as plantas todas sao do mesmo tamanho sem diferença de altura e quase nao ha perdas de germinação vou testar mais sementes agora. eu passei no local e consegui mais sementes ,falei com a pessoa de novo e disse que perdi as sementes e ainda consegui as ultimas que tinha la peguei umas 50 agora rss
vo tentar 8 sementes agora ,plantei hoje
so nao estava com a camera pra tira foto,mas uma hora eu tiro foto da arvore
se nascer alguma eu mando noticias, o arvoresinha complicada ,to apanhando com as sementes
obs tem alguma semente verde ainda meio seca mas verde tem algum problema planta assim. estas que plantei hoje estao totalmente seca
as outras muitas estao verde mas seca ou secando, nao entendo muito para descrever mas é isso
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 26, 2014 9:11 pm Assunto: sementes |
|
|
Amigo ta parecendo que to plantando brita na areia rsss nao germina de jeito nenhum ,ja foram 20 sementes e nada,agora pedi opiniões ai pra ver
o que da pra fazer.
vou aguarda e ver as idéias do pessoal do forum pra ver se achamos uma alternativa dessas semente jermina
abs
Marcelo _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|