FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

PRECISO DE DICAS GERMINA SEMENTE
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 26, 2014 9:02 pm    Assunto: PRECISO DE DICAS GERMINA SEMENTE Responder com citação

Amigos ja perdi 20 semetes, estou tentando plantar secopas africana ou puleiro de leão, sei que nao existe informações sobre esta planta,ja rodei a internete para ver como planta estas sementes.
as primeiras plantei com areia e substrato comprado para germinação de sementes de ortaliças, e nada até agora plantei a segunda leva de 10 sementes so no substrato e nada também.

gostaria que me dessem opiniões de formas de plantar essa semente,ja que nao existe informação sobre a arvore, tem que ser na tentativa mesmo devo ter umas 50 ainda aqui comigo.

ai estao as fotos das sementes, sao em media de 1,5cm a 2 cm cada
um poquinho maior que a semente de um feijao jalo

obs peguei um alicate para quebra uma semente,e ver se havia sementinhas dentro,mas nao ha,é igual aqueles coquinhos. agora precisa ver a força que coloquei no alicate pra parti a semente,é bem dura .

as fotos da arvore tem uma postagem do Silas lanzieri que tem as fotos esta logo abaixo na lista de postagems com a ultima postagem minha.

gostaria de opiniões do tipo se fosse voce como plantaria

agradeço a as opiniões

Marcelo

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 26, 2014 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo, em primeiro lugar, para germinar as sementes não podem ser "estéreis". Pelo que você comentou acima quebrou uma e não tinha nada dentro, isso é mau... Pega outras, as mais gordinhas, de aparência mais saudável e quebre também para ver se tem dentro um embrião que não esteja seco. Se não encontrar isso não adianta semear. As sementes podem ter sido colhidas, ou caíram antes de estarem maduras. Ou é uma espécie em que o prazo que a semente permanece sadia é muito curto, enfim...é preciso se certificar de que tem algo "vivo" dentro dela para germinar.
Considerando que tenha algo vivo, como é uma semente dura ela precisa ser extratificada. Pelo que o amigo diz ela é muito dura. Então levaria meses, até ano ou mais para a umidade atravessar o caroço e inchar o embrião e daí ele precisa de força suficiente para "abrir" e germinar. A forma mais usual seria lixar, eu já fiz com algumas sementes no esmeril para retirar quase a totalidade da parte dura. Como o amigo tem bastante sementes aí é ir testando o quanto tem que lixar. Lixa alguma até chegar no miolo e servirá de base para as demais. Esta lixação deve ser feita na ponta onde tem o "cabinho". Veja que estou fazendo todas estas considerações baseado em técnicas indicadas para sementes semelhantes pois eu não conheço estas aí. abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 26, 2014 11:37 pm    Assunto: amendoeira africana , puleiro de leao Responder com citação

Muito obrgado pelas dicas Elio,irei lixar umas no esmeril,e fazer tentativas

como comentei nao existe nada de dados sobre esta planta em lugar nenhum apenas vi foto e mais nada e nome cientifico ai pesquiso pelo nome cientifico e nao da em nada denovo, por isto pedi auxilio de que tem experiencia,para sugerir tentativas, qualquer uma tentativa é bemvinda agora.

só uma coisa quando relatei,sobre a parte de dentro ,eu achei a parte interna com massa tipo coquinho tipo cor de castanha,so nao tem semente dentro o que eu percebi ser normal a semente é mesmo a semente nao possui outra dentro como eu pensava.

elas foram coletadas no chao mesmo pois na arvore nao tinha mais.
bom se nao der só no ano que vem que irei consegui mais.
mas acho que da pra brinca com essas um pouco.

Eu adorei a sua idéia de lixar ,nunca iria pensar nesta possibilidade,eu estava pensando em por de molho no enraizador rss nada haver , eu iria perder mais tempo e sementes. mais uma vez adorei a alternativa e vo tenta e mando noticias

agora acabando de ler a sua idéia, eu achei algumas sementes um pouquinho mais verdes nao secas totalmente ,consegui descascar a semente com a unha mesmo rss e fiquei com uma castainha mais macia quem sabe seja a solução, vou tentar plantar essas assim e as que tao secas e duras eu vo lixar e qualquer novidades mando noticias

Muito obrigado Elio pelas orientações

ABS Marcelo

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: