|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Qua Dez 10, 2008 9:09 pm Assunto: Substrato para acerola |
|
|
Olá amigos do bonsai.
Está chegando a hora do meu primeiro envasamento de uma planta. A tenho desde sementes e já se foram mais de 6 ou 7 anos, nem me recordo mais. Minha acerolinha está em um escorredor já a 3 anos, mas seu substrato não me preocupei muito com milimetragem, coloquei 1/3 de cada material: terra preta, areia e cacos de telhas. Mas agora, acho que já está do jeito que eu acho bonito, apesar de ser uma planta fina, mas gosto dela assim, pois aprendi muito com ela.
Gostaria de saber que tipo de substrato utilizar? Tenho a disposição, cacos de telhas que variam até 5 mm, areia grossa e pedriscos, terra vermelha não milimetrada e casca de pinus. Alguém poderia me ajudar na composição do meu substrato?
Tirei 3 fotos meia boca, mas acho que dão pra se ter noção dela, pessoalmente eu acho mais bonita. Se repararem, possui folhas amareladas e grandes e perto do tronco perdi as folhas, mas com uma desfolha e uma poda um pouco mais profunda (não drástica) conseguirei vigor nas brotações novamente.
Deixemos de papo furado e vamos as fotos.
Parte de trás.
Frente, mas possui uma cicatriz muito feia de um galho que podei e não fechou mais.
Vista de cima.
Suposto vaso de treinamento, feito por mim, mas acho que ficou meio raso, o que acham?
Pela segunda foto, dá pra se ter noção dela.
Quando eu transplantá-la, vou fazer uma desfolha e verão como ela está ramificada. Gostaria de sugestões.
Um abraço e Obrigado _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 10, 2008 10:26 pm Assunto: |
|
|
gostei do vaso!
e da planta também, está bem encaminhada e aquela cicatriz acho que é um charme a mais. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 10:20 am Assunto: |
|
|
Dori,
obrigado pelo comentário.
Estou querendo utilizar uma mistura de:
40% de terra preta
20% de cacos de telhas
10% de casaca de pinus
30% de areia grossa
o que acham? _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 10:38 am Assunto: |
|
|
Tb gostei da sua planta....
tenho algumas mudas de acerola tb.... uma quase na hora de ir pro vaso tb.
Seu vaso tb ficou legal.... se ficou raso ou fundo vai depender da situação atual das raizes da sua planta.... pro trabalho final, quanto mais razo melhor.... grosseiramente falando.
Quanto ao substrato creio que poderia usar basicamento o mesmo.
e essa jiboia ai do lado??? tenho umas tb...
Abraço. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 3:37 pm Assunto: |
|
|
Você quem fez o vaso? Achei muito interessante.
Abraço _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 4:00 pm Assunto: |
|
|
Willian,
OPAH, blz fih?!
É POSSIVEL Q SUA PLANTA ESTEJA SENDO ATACADA POR ACAROS,
verifique com os amigos dak do forum.
tem algumas folhas meio torcidas da brotação mais nova, e é uma planta muito bonita a sua, da pra ver que foi cultivada com muito carinho!
tire umas fotos mais proximas da cicatriz q lhe aflinge, eu li aqui msm no forum uma materia muito bacana postada pelo charles, aquilo devia ser publicado em revistas... muito instrutivo msm(procurei o link aqui mas não achei.. mais tarde eu procuro de novo)! e das folhas pra vermos se eu estou enganado (tomara q sim).
abraços fih
boa sorte _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Claudio Fellini 4.o PASSO

Registrado: 09/01/06 Idade: 55 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 5:35 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Wilian,
As acerolas são minha paixão, das repetidas, são as que em maor quantidade possuo.
O que posso te dizer é que a acerola gosta de substrato com maior concentração de matéria orgânica, se não tiver o suficiente ela para de crescer. Fiz o teste com uma das minhas e em dois anos poucas folhas nasceram, acabei plantando em um vaso maior com medo que ela morresse.
Quanto a composição do substrato uso a seguinte:
30 de telha, 30 de areia e 40 de matéria orgânica (confecção própria) bem decomposta (mais de 120 dias)
Como as raízes crescem muito rápido, elas tomarão o espaço da matéria orgânica decomposta e crescerá muito rápido mesmo.
Quanto ao vaso, para treinamento realmente está raso, principalmente para frutíferas, mas se o trabalho estiver concluído, pode colocá-la já no vaso para bonsai, também não muito raso, pois se trata de frutífera.
A disposição,
Claudio Fellini _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |
Claudio Fellini 4.o PASSO

Registrado: 09/01/06 Idade: 55 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
|
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 8:56 pm Assunto: |
|
|
Willian,
Se você acha que sua acerola já está de seu gosto, tudo bem deve colocá-la em vaso de bonsai, mas lembre-se que ela dificilmente vai engrossar o tronco estando no vaso. Pelo que pude observar parece que os galhos não foram aramados. Se você optar por uma copa arredondada deve ir podando e melhorando a simetria. Hoje eu coloco minhas acerolas no chão, deixo engrossar o tronco e vou trabalhando a copa até achar que está com bom diâmetro de tronco, aí faço a retirada, poda de raízes e envaso. Com relaão ao substrato já dei minha opinião no tópico CENTRO DE EXPOSIÇÃO DO FORISTA.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 24, 2014 12:41 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde,
tenho esta acerola a 11 anos desde semente. Quase a matei por altas dosagens de adubo líquido. Acabei negligenciando-a por alguns anos, perdi muitos galhos... Resumindo, já passou poucas e boas comigo. Sei que tenho que melhorar muita coisa nela, como nebari, cicatrizes, copa... Passei para este vaso (na primavera do ano passado) que foi presente do amigo Rogério quando voltou para a "terrinha". Nunca a aramei e estou pensando em fazer isto para baixar os galhos. Tenho um apego a esta planta pois foi a primeira...
Verso (nebari razoável)
Frente (esta cicatriz foi um acidente que ocorreu quando a planta era muito nova)
Sugestões e críticas são bem vindas. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 24, 2014 10:39 pm Assunto: bonsai |
|
|
O melhor substrato para essa espécie (que contrariando o que muitos pensam) que não é nativa do nosso país, é uma composição básica: caco ceramico, pedrisco e areia grossa de construção sem peneirar. Pode-se adicionar um pouco de carvão virgem (que não foi ao churrasco, rsssss) e casca de pinheiro. Evite colocar terra vegetal, preta, vermelha, orgânica, azul, roxa, seja de que natureza for. A composição deve priorizar o caco ceramico e o pedrisco, para proporcionar bastante drenagem, oxigenação nas raizes. A areia é apenas um meio extra, em proporção bem mínima, que regulará um pouco o excedente da umidade.
O tamanho dos grânulos desse material irá depender da quantidade de raizes capilares da planta (raízes finas de alimentação). Geralmente uso um tamanho padrão (algo como uma semente de maçã, p.ex.) para ambos materiais drenantes. Reduzo bem o tamanho do carvão e da casca de pinheiro tb, e coloco um mínimo (algo como umas duas colheres de sopa de cada).
A título de exemplificação, veja um dos meus bonsai dessa espécie, que produz intensa frutificação todo ano:
http://lh4.ggpht.com/_jl04iqmhjnY/S1SOMELPWFI/AAAAAAAAHk8/F168azi34_8/DSC04761.JPG
É interessante proceder a uma desfolha completa, cortando fora todas as folhas no pecíolo (talinho) mantendo este preso ao galho. Com isso, conseguirá visualizar melhor a estrutura dos galhos, facilitando então a colocação de arames para melhorar a parte aérea, além de permitir o corte de galhos desnecessários ou que não estejam na posição ou comprimento corretos.
Eu desfolha minhas aceroleiras ao menos duas vezes ao ano (verão e inicio da primavera), realizando esse trabalho de poda durante todo o ano (ao menos tres vezes), para preservar o formato e evitar que os galhos cresçam, alongando-se em demasia. Corto fora ainda os galhos que crescem verticalmente tanto na parte superior quanto na parte inferior, estes geralmente voltados para baixo. Elimino os galhos em pares, selecionando o movimento lateral dos galhos preservando apenas um deles (realizando um zigue zague com essa seleção de galhos). Dessa forma, vc consegue criar um galho bem ramificado e com boa densificação (quantidade máxima de folhagem por galho). _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|