FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Thuia!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
lucasperinazzo



Registrado: 05/07/13
Idade: 37
Mensagens: 9
Localização: Céu Azul-PR

MensagemEnviada: Seg Jan 27, 2014 9:55 am    Assunto: Thuia! Responder com citação

estou em dúvidas se deixo ela como está ou faço uma copa somente, oque vc´s acham?http://3.bp.blogspot.com/-h26UzSFNk0g/UuLVeNb8JgI/AAAAAAAAAIw/ieu1PDw5aqs/s1600/P24-01-14_18.46%5B01%5D.jpg[img][/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
lucasperinazzo



Registrado: 05/07/13
Idade: 37
Mensagens: 9
Localização: Céu Azul-PR

MensagemEnviada: Seg Jan 27, 2014 9:56 am    Assunto: Responder com citação

tenho essa kinzu também
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Jan 27, 2014 7:29 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Lucas, eu costumo dizer que gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu. Entretanto, devo dizer que o nobre colega escolheu duas plantas consideradas dificilimas para qualquer iniciante começar na arte do bonsai. Elas são do grupo que eu denomino "complexas", que apresentam um alto grau de dificuldade não apenas em seu cultivo, mas igualmente em sua manutenção, poda, aramação, adubação e outros "ão".

As melhores opções para quem está começando são nativas, como as pitangueiras, jabuticaeiras e outras "eiras". Mesmo os ficus são bem mais fáceis de lidar. Porém, como não gosto de ficar sem opinar, sugiro ao nobre colega começar a modificar ao menos o caule, colocando arame grosso neles e dando a elas um leve movimento sinuoso lateral. Com isso, busca-se estabilizar um efeito visual mais atrativo, no futuro delas.

A Tuia deve ter seus galhos podados mais curtos, para aproximar mais as brotações do tronco, deixando a planta mais "encorpada". O caule está fino, então sugiro retirar essas pedrinhas de sobre a superficie do solo, para poder visualizar melhor. Essa planta não suporta solo muito encharcado e as pedras mascaram, não permitindo que se faça um controle correto quanto a rega. Deixe o solo levemente úmido, quase seco, antes de regar novamente. Ela gosta de local semi sombreado, então evite sol pleno direto, para não "queimar" as acículas (folhagem em forma de bastonete curto, parecido com agulha, caracteristica das coníferas em geral).

A Kinzu, por outro lado, gosta de solo menos ácido, mais leve, portanto o ideal é um substrato que seja o mais drenante possível, algo como composto com caco ceramico, pedrisco e carvão e areia grossa de construção. Sua planta tem galhos laterais longos e nenhum ápice. Sugiro modificar isso, elegendo um galho central para ser o ápice da planta, deixando alongar-se bem e reduzindo o comprimento dos galhos laterais, para dar força ao ápice. É com o ápice que sua planta irá ser construída.

Retire as ervas daninhas que estão na bacia, pois elas provocam excesso de umidade desnecessária, o que contribui para apodrecimento das raízes. Evite-as sempre realizando limpeza periódica nos recipientes de cultivo, o que vale para toda e qualquer planta que cultivar. As folhas estão grandes, evidenciando cultivo sombreado. Essa espécie gosta de um pouco mais de sol, então libere seu cultivo para que receba mais luz e calor solar, evitando apenas o sol muito forte da parte da tarde.

De resto, boa sorte, vai precisar.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
lucasperinazzo



Registrado: 05/07/13
Idade: 37
Mensagens: 9
Localização: Céu Azul-PR

MensagemEnviada: Ter Jan 28, 2014 9:49 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas dicas Nickfury vou fazer isso q vc me indicou, tenho algumas outras espécies também! as 2 fazem 1 ano q estou com elas
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil