|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Mar 21, 2010 9:31 pm Assunto: Flamboyant (novas fotos-06.04.10) |
|
|
Olá pessoal, alguém conhece uma mágica para diminuir o tamanho dessas folhas?????????
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Editado pela última vez por Elio em Ter Abr 06, 2010 11:32 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Mar 22, 2010 1:38 pm Assunto: Re: Flamboyant |
|
|
Grande Élio.... tudo bem?
Mágica mágica mesmo eu desconheço!!!!...
Eu nunca trabalhei com Flamboyant, mas faz anos que trabalho com um jacarandá mimoso, que também tem folhas compostas e, como regra, são grandes para bonsai...
Entretanto, este jacarandá tem sido minha cobaia e uma coisa que percebi é que, podando os galhos para reduzir seu cumprimento, a planta produz entre 1 e 3 novos brotos em cada galho podado...
Nestes novos galhos, mais finos, as folhas também sao menores...
Repetindo as podas, agora nestes galhos mais novos, o resultado se repete, ou seja, mais galhinhos, mais finos... e folhas gradativamente menores!
Nao sei se o flamboyant responderia da mesma forma, mas acho que valeria a pena uma tentativa!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 22, 2010 7:52 pm Assunto: |
|
|
Grande Charles!
Valeu pela informação. Eu fiz isso tão logo surgiram os primeiros galhos, na primavera. não surtiu efeito. Talvez se deixar para fazer no meio do verão, onde a brotação é mais fraca, eu consiga resultados melhores.
Irei deixar, também , mais ramificações.
Vamos ver este ano!
Charles, desejo o maior sucesso nessa viagem que vocês irão fazer em Abril!
No mais, nos encontraremos no BONSAI 2010.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ricardohentz

Registrado: 01/03/10 Idade: 41 Mensagens: 75 Localização: Campina Grande do Sul-PR
|
Enviada: Seg Mar 22, 2010 11:35 pm Assunto: |
|
|
Parabéns Sr. Élio
Apesar de grandes as folhas, a planta como conjunto tá linda. Muita harmonía.
Provavelmente vou estar repetindo o que o Sr. já conheça, porém, aí vão algumas das dicas que tenho visto por aí.
* Fertilizantes com elevado nivel de Nitrogênio (responsável pelo crescimento) tendem a aumentar as folhas e o espaçamento entre elas.
* Quanto mais densa a folhagem menor as folhas.
* Em locais com luminosidade deficiente as folhas ficam maiores para suprir essa necessidade.
* Água demasiada.
* Vasos grandes (mas este não deve ser o seu caso).
Devem haver centenas de outras. Porém são estas as que toparam comigo até agora.
Desejo sucesso, e espero que alcance, pois será referência para mim tb... Tenho 20 sementes de flamboyant a espera de uma sementeira... hehe...
Grande abraço. _________________ Toda planta tem potencial. É preciso respeitá-la para descobrí-lo. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Mar 23, 2010 8:52 am Assunto: |
|
|
Vou acompanhar este tópico pois tenho dois flamboyants e um flamboyant mirim em casa... "pré-mudas" _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 23, 2010 4:46 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, essas dicas estão certas e a única que não segui foi a de aumentar a ramificação, visto que o estilo (Bunjingi) prevê pouca folhagem. Mas, como disse acima, acho que terei que tentar mais ramificações.
Se vc tem sementes verá como o crescimento é rapidíssimo. Essa e a da foto abaixo ganhei quando as mudas não tinham mais que 10 cm de altura .
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Mar 23, 2010 5:08 pm Assunto: |
|
|
Oi Elio
Eu também ainda não descobri esta mágica... mas como o Charles comentou, as podas vão reduzindo aos poucos o tamanho das folhas.
Outra coisa que faço para "domar" as folhas que fogem do conjunto, é arama-las  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Ricardohentz

Registrado: 01/03/10 Idade: 41 Mensagens: 75 Localização: Campina Grande do Sul-PR
|
Enviada: Qua Mar 24, 2010 1:10 am Assunto: |
|
|
Acho que a mágica então, acontece unindo todas as técnicas que se conhece.
Eu tenho uma aroeira. Trabalhei ela por 4 anos e não consegui extrair nada. Além das folhas também grandes e compostas como as do seu flamboyant, tinha uma maneira muito irregular de responder as podas. Apesar de seu nebari e tachiagari se desenvolverem satisfatoriamente e estarem bonitos, a parte aérea não agradava. Acabei por plantar ela em um grande vaso para crescer e futuramente plantar no pátio. Para isso ela é fabulosa.
Espero que eu não acabe por dar o mesmo destino aos flamboyants, porém agora, podemos trocar experiências.
Abraço e vamos nos falando. _________________ Toda planta tem potencial. É preciso respeitá-la para descobrí-lo. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Mar 28, 2010 10:20 pm Assunto: |
|
|
Olá Ricardo e Alexandre. Irei continuar insistindo. Uma hora eu acho o jeito!
Alexandre, vc disse: "aramar as folhas"? Isso seria apenas para reposicioná-las, certo?
abraço _________________ Elio
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 50 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Dom Abr 04, 2010 8:03 pm Assunto: |
|
|
aiaiai!!! vocês estão me assustnado ... aonde eu vou arranjar gramado suficiente para os meus 30 filhotes de cabeça vermelha...!!!???
eu acho que podando deve surtir efeito sim... pela experiência... as melhores fazem agente suar... portanto dá-lhe toalha... _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Abr 05, 2010 1:10 pm Assunto: |
|
|
Os meus não sei nem de que cor são! E até acho que vai demorar muiiiiiiiiiito para dar flor. _________________ Elio
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Abr 05, 2010 9:32 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | ...Alexandre, vc disse: "aramar as folhas"? Isso seria apenas para reposicioná-las, certo? |
Certíssimo meu caro!
Uma pergunta, alguém já viu bonsai, BONSAI mesmo (planta+vaso), desta espécie florindo Já foi divulgada uma foto muito bela, mas desconfiamos que era montagem...  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 05, 2010 9:38 pm Assunto: |
|
|
É Alexandre! Aquela imagem de copa larga parece montagem mesmo...
Mas eu ainda espero que seja possível... _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Seg Abr 05, 2010 10:09 pm Assunto: |
|
|
É interessante como o Flamboiant chama a atenção de qualquer bonsaista, e a maioria não consegue seguir a tentação de tentar, mesmo sabendo das dificuldades. Nebari maravilhoso, flores lindas, galhos sinuosos... por que que esta bendita não fica igual como bonsai!!!!
Eu mesmo já tentei: necas de pitibiribas. E, realmente, nunca vi um que me fizesse sentir: devo tentar de novo!! Acho que teriamos que tentar com um "tronquinho" de uns 50 cm de largura e uns 2 de altura, quem sabe... só assim ele ficaria proporcional!
Aquela foto que circula pela net é uma montagem, sem dúvida, as folhas são muito pequenas... a não ser que o vaso tenha uns 5 metros de comprimento, rs!
Mesmo assim esta sua planta, Elio, tem seu charme, gosto dela!
Desculpem-me se falei muitas besteiras, rs! É meu desabafo contra esta planta que fascina/aterroriza os bonsaistas, Kkkk! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 05, 2010 10:22 pm Assunto: |
|
|
É...!!! Acredito que quem conseguir vai acabar como forista mais famoso do Brasil... Eu estou com uma muda muito interessante... ...Porém não passa dos 20cm com vários galhinhos (que estão a me enganar ) dizendo... "veja como eu ficaria se estes galhinhos conseguissem ficar grossos ou ramificassem..."
não está nem com 6mm de diâmetro...!!!
Tenho vontade de aramá-lo dando sinuosidade deixando com que seu dorso mais acima tente ramificar... como descrito nos posts aqui do fórum...
Será que é a melhor hora...? ou é melhor deixar crescer e podar depois do escorredor?
se eu conseguisse a largura desta árvore neste tópico, já estaria feliz como principiante... _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|