FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Calliandras & Calliandras
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2004 9:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Lando,

Eu ainda não consegui fazer com que ela produzisse sementes. Tentei polinizar com uso de cotonetes mas, até agora, não deu certe. Talvez, por essa dificuldade em produzir sementes, é que a Calliandra harrisii esteja ameaçada de extinção.

Tenho um único exemplar, que por sinal está se recuperando de um transplante de vaso que fiz na semana que passou (a planta estava ficando muito feia, devido ao grande volume de raízes). Amanhã postarei uma foto para vocês.

Acho que seria uma boa idéia comerçarmos a procurar sementes ou mudas dessa espécie para cultivarmos. Além de adquirirmos uma bela espécie para bonsai, estaremos ajudando na preservação da mesma.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2004 9:32 pm    Assunto: Responder com citação

Legal, Sergivaldo!

Bom, se algum dia você conseguir umas sementes, não se esqueça de mim (manda o que puder).
Quanto à preservação, tenho muito cuidado e repeito pela Natureza (principalmente quando realizo um yamadori). Contribuo com ela plantando sementes - sempre observo a vegetação local. Essa é uma opção e uma boa forma de manter o equilíbrio, e também de realizar futuros yamadoris...

PS.: Sergivaldo, não me esqueci de suas sementes de tataré, OK? Estou aguardando a época certa para recolhê-las; atuamente elas estão em flor!

Até mais,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2004 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo,

Tenta polinizá-las roçando uma flor noutra.

Até mais,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2004 4:04 am    Assunto: Responder com citação

Lando escreveu:
Legal, Sergivaldo!

Bom, se algum dia você conseguir umas sementes, não se esqueça de mim (manda o que puder).
......................................................................................................
PS.: Sergivaldo, não me esqueci de suas sementes de tataré, OK? Estou aguardando a época certa para recolhê-las; atuamente elas estão em flor!

Até mais,

Orlando (Lando)


Valeu Lando!!

Pode ficar tranqüilo que, havendo sementes, enviarei para você.

Um abração e tudo de bom em 2005.

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2004 8:05 am    Assunto: Responder com citação

Lando escreveu:
Legal, Sergivaldo!

Bom, se algum dia você conseguir umas sementes, não se esqueça de mim (manda o que puder).
Quanto à preservação, tenho muito cuidado e repeito pela Natureza (principalmente quando realizo um yamadori). Contribuo com ela plantando sementes - sempre observo a vegetação local. Essa é uma opção e uma boa forma de manter o equilíbrio, e também de realizar futuros yamadoris...

PS.: Sergivaldo, não me esqueci de suas sementes de tataré, OK? Estou aguardando a época certa para recolhê-las; atuamente elas estão em flor!

Até mais,

Orlando (Lando)


Fala Orlando !

Como disse anteriormente, tenho algumas mudas dessa espécie, que eu pensava ser a Calliandra foliolosa. Trabalho no Horto Botânico do Museu Nacional / UFRJ e tem também algumas árvores desta espécie. Aqui em casa tenho umas poucas sementes que coletei na primavera.........se quiser............

[]ão

Sergivaldo,

Gostaria de dizer, que ainda estou fazendo a coleta das sementes de Carmona para você, Ok ?
Já tenho mais de 25 unidades que irão germinar aproximadamente umas 100 mudas. A matriz ainda está cheia de frutos e foi por isso que ainda não te enviei. Eu coleto os frutos só quando amadurecem.... Aqui em casa eu estou com 450 mudas !!!
Aguarde mais um pouco, falou ?


[]ão
Voltar ao topo
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2004 8:47 am    Assunto: Responder com citação

Cláudio C. Ratto escreveu:



Fala Orlando !

Como disse anteriormente, tenho algumas mudas dessa espécie, que eu pensava ser a Calliandra foliolosa. Trabalho no Horto Botânico do Museu Nacional / UFRJ e tem também algumas árvores desta espécie. Aqui em casa tenho umas poucas sementes que coletei na primavera.........se quiser............

[]ão

Sergivaldo,

Gostaria de dizer, que ainda estou fazendo a coleta das sementes de Carmona para você, Ok ?
Já tenho mais de 25 unidades que irão germinar aproximadamente umas 100 mudas. A matriz ainda está cheia de frutos e foi por isso que ainda não te enviei. Eu coleto os frutos só quando amadurecem.... Aqui em casa eu estou com 450 mudas !!!
Aguarde mais um pouco, falou ?


[]ão


Beleza Ratto!!

Estou tranqüilo, não há necessidade de pressa... estou apenas imaginando como será minha futura coleção de carmonas ... Laughing Laughing Laughing

Lando, quem não fala, Deus não ouve: fico feliz que já tenhas conseguido as sementes.

Obrigado amigos,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2004 11:15 am    Assunto: Responder com citação

Cláudio C. Ratto escreveu:


Fala Orlando !

Como disse anteriormente, tenho algumas mudas dessa espécie, que eu pensava ser a Calliandra foliolosa. Trabalho no Horto Botânico do Museu Nacional / UFRJ e tem também algumas árvores desta espécie. Aqui em casa tenho umas poucas sementes que coletei na primavera.........se quiser............

[]ão


Oi, Ratto!

Quero. Quero sim! Vou te enviar uma MP...

Valeu!!!

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2004 1:01 pm    Assunto: Responder com citação

OK Lando,

Certa vez consegui 4 mudas dessa espécie lá em Petrópolis.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2004 7:52 am    Assunto: caliandra Responder com citação

quando transplanto uma caliandra, ao observar que o sistema de raizes está muito forte, sempre corto algumas. ocorre que sempre separo as mais grossas e planto, obtendo assim, novas mudas. faço isso com ficus, piracanta, viburno, serissa, ulmus, zelkova e outras. alem do mais, qualquer galhinho de caliandra, estaqueado, será uma nova planta tambem.
é importante coletar sementes, concordo. mas ao obtermos mudas de partes da planta que seriam atiradas ao lixo, estamos de certa forma contribuindo para o desenvolvimento da especie. ou não? um abraço. Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Jan 01, 2005 10:11 am    Assunto: Re: caliandra Responder com citação

nickyfury escreveu:
quando transplanto uma caliandra, ao observar que o sistema de raizes está muito forte, sempre corto algumas. ocorre que sempre separo as mais grossas e planto, obtendo assim, novas mudas. faço isso com ficus, piracanta, viburno, serissa, ulmus, zelkova e outras. alem do mais, qualquer galhinho de caliandra, estaqueado, será uma nova planta tambem.
é importante coletar sementes, concordo. mas ao obtermos mudas de partes da planta que seriam atiradas ao lixo, estamos de certa forma contribuindo para o desenvolvimento da especie. ou não? um abraço. Very Happy


Olá Nick,

Esse lance de fazer novas mudas a partir de algumas raízes é muito interessante, principalmente porque muitas vezes ficamos surpresos com o desenho ou movimento que as raízes desenvolvem naturalmente.

Concordo com você: não é só através de sementes que fazemos a propagação da espécie, todos os métodos são válidos.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cissa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/12/04
Mensagens: 172
Localização: Carapicuiba/SP

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2005 8:44 pm    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal,

gostei deste tópico, aprendi muito sobre variedades de calliandras.

Sergivaldo,

depois de analisar as características da que te dei, concordo com você de que seja selloi.

Abração
Cecilia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2005 12:45 am    Assunto: Responder com citação

Charles escreveu:
Olá pessoal.... tudo bem?

Ótimas informações colocadas aqui.
Também sou fã das calliandras, embora só tenha de duas variedades, a brevipes e a de flor vermelha de folíolos pequenos.
Pretendo trabalhar com a de flor branca e folíolos pequenos. Não sei se é regra geral, mas vi algumas brancas com aroma muito bom. Ao contrário, as de cor rosa não tem aroma... (ou eu nao sinto) !!!

Alguém sabe se existe algum tipo de lâmpada que mantenha as folhas da calliandra abertas também à noite?
As vezes gosto de decorar a casa trazendo um bonsai para dentro por 2 ou 3 dias, mas as calliandras perdem muito da estética com as folhas fechadas.

Parabéns Sergivaldo e Ratto pela iniciativa e informações.

Abraço,
Charles


Olá Charles,

Estive relendo o tópico e percebi que a sua mensagem ficou sem resposta. Peço-te desculpas pela falha.

Em relação à Calliandra de flores brancas, estou com uma bem pequena e que já produziu duas flores (presente da Cissa!). Ainda não deu para perceber se possui cheiro. Vou aguardar a próxima flor.

Quanto à de flores rózeas (C. brevipes), pela manhã, quando o sol ainda não tem aparecido, dá para sentir uma pequena fragrância.

Outra coisa que acho curiosa é o fato das flores começarem a abrir durante o dia e à noite ficam totalmente abertas, ao contrário das folhas. Também gostaria de saber se há algum tipo de lâmpada que mantenha as folhas abertas.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2005 1:01 am    Assunto: Responder com citação

Cissa escreveu:
Oi pessoal,

gostei deste tópico, aprendi muito sobre variedades de calliandras.

Sergivaldo,

depois de analisar as características da que te dei, concordo com você de que seja selloi.

Abração
Cecilia


Olá Cissa,

As Calliandras são realmente muito fascinantes. TAmbém estou aprendendo muita coisa sobre elas aqui, neste tópico.

Agora eu tenho duas C. selloi: uma de flores rózeas e outra de flores branca.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2005 2:45 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Sergivaldo... tudo bem?

Sem problema !!! Very Happy
Mesmo que de forma indireta, estou tendo aqui um monte de respostas interessantes. Este tópico está muito bom.

Fica no ar a questão sobre a existência ou não de lâmpada que mantenha as folhas da caliandra abertas durante a noite... nem que seja por 2 dias... Very Happy

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cissa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/12/04
Mensagens: 172
Localização: Carapicuiba/SP

MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2005 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Charles,

eu não sei se existe alguma lâmpada que consiga isso, mas podemos começar a fazer alguns testes não????

Abração
Cecilia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil