FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bosque caliandras.
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2013 10:37 am    Assunto: Bosque caliandras. Responder com citação

Bom dia , pessoal !

Eu tambem quero brincar e criar meu bosquesinho particular.... Rolling Eyes
Sem pretenção de ser perfeito... apenas exercicios...

Trouxe algumas mudinhas de Joenville e juntei nesta composição, estão juntas a 60 dias e a copa começa a se fundir...:

Fotos de 10-02-2013

Num total de 11 mudinhas , ainda fininhas, formei um grupo de 6 e outro de 5 plantas, nada definitivo , apenas brincando e testando meus talentos ..

Como sou muito detalhista em tudo que faço , procurei caprichar , cuidando da perspectiva e realidade na confecção da paisagem ... Rolling Eyes

E chegamos a isto :

Reparem como esta primeira moita de cana a direita esta longe da segunda a esquerda , são do mesmo tamanho , mas a distancia ...prá mais de 100 metros .. rss O primeiro grupo de pedras tb esta distande do segundo e do terceiro que quase não se enxerga lá no fundo ... A vegetação rasteira tb esta muito mais visivel na frente que no fundo ... até este arbusto nas pedras maiores tem um par no fundo...longe .. bem menor... A estrada , larga aqui perto serpenteia e some .. longe ... espero que gostem ...

E cá estamos nós , criatura e criador ... Mais prá criança brincando de fazendinha...:

Editado pela última vez por Sergio Batalini em Seg Fev 11, 2013 12:20 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2013 11:17 am    Assunto: Responder com citação

Muito bom, Bonsérgio! Muito bom, mesmo!!!!
A questão da perspectiva (fundamental em bosques) foi perfeita!

Parabéns, véio!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2013 8:37 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelo incentivo novamente. É sempre bom ouvir pessoas mais experientes elogiando nossos esforcos..

Vale salientar que o vaso não é lá aquelas coisas e as mudas tb não, mas foi divertido ... Wink
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2013 10:09 am    Assunto: Responder com citação

Grande Sérgio!!
A composição do bosque é sempre mais difícil. São várias plantas que precisam ser boas e além disso estar em harmonia no conjunto.
Também tenho que te dar os parabéns mais uma vez: Como o Élio disse, ótima perspectiva. O Gerson Araldi diz que a composição de um bosque tem que "convidar" o observador a entrar nele para um passeio e isso você conseguiu muito bem com a distribuição das mudas, a trilha, as pedras e a cobertura verde...

MAS...

Valeria a pena usar este talento para uma composição mais harmônica no futuro, em que pese, como você bem disse, foi apenas uma brincadeira feita com mudas que não eram muito boas...

Meus pitacos:

- As mudas são todas de praticamente mesmo calibre.
- Não resistiu a fazer a "copinha". Numa eventual desfolha os defeitos aparecerão.
- A cana (provavelmente uma micro-orquídea) está destoando. Eu mesmo nunca vi cana-de-acúcar num bosque.
- A brilhantina daquele tamanho me remeteu àquele seriado dos antigamente: "Terra de gigantes"
- Por conta de haver comprado mudas muito parecidas não há a presença de uma planta-mãe.

Bem, amigo; é isso! Espero que não fique chateado com as críticas; tenho certeza que o próximo vai ficar show!!

Grande abraço.
Edson.
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2013 5:05 pm    Assunto: Responder com citação

Falaí prof... Sempre fico aguardando seus comentarios, e quando deixar de faze-lo vou reclamar...

Pois é , as mudinhas não valem muito, o vaso ... tempo de sobra .. pimba. rsrrs

Manda um agraço pro Gerson , diz que estou usando o substrato e estão gostando( as plantas...)

Estudei perspectiva quando me aventurava entre as tintas e telas ... e ainda guardo algumas lições que servem para qualquer arte ...as leis são as mesmas.

Concordo com todas as suas colocações , as mudas são fracas e não tenho uma arvore mestra ou mãe como disse e, confesso , em 40 dias a copa estava formada..( até parece...).

Quanto a "cana de açucar" , é tiririca mesmo .. saí pelo quintal recolhendo peças para montar a paisagem...

Cana em floresta é estranho mesmo , vamos trocar a palavra cana por bromelias gigantes de Borneu.

Uma duvida: A brilhantina no caso .. sou eu ? não reconheci essa giria .. cê tá ficando véio mesmo ou é giria exclusiva do sul.. rssrsrrs

Chateado não fico nunca .. a não ser que deixe de postar nos meus tópicos .

Abração prá vc e prô pessoal da Associação ..
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2013 7:52 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio, a "brilhantina" a que o Edson se referiu é a erva daninha que está na frente, diante das pedras!! Não é gíria, não!!!......rsrsrsrs!
Ah, embora eu não seja um expert na composição de bosques, assino embaixo do que o Bonsérgio disse!

abração

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2013 4:12 pm    Assunto: Responder com citação

kkkkkkkk.. Perdoem a ignorância do "menino" aqui ...

Juro que não sabia o nome desta plantinha : BRILHANTINA, nome apropriado ... Infesta meus vasos, e são eliminadas sem dó , mas , bravamente resurjem do nada...

Imaginei que Brilhantina teria a ver com cabelo ... Duvido que o "Sr" nunca usou ... rsrs Heim... Seu Elio... ???

Mais uma aprendida hoje , e por falar em brilhantina , cultivo 2 vasinhos com elas... E olho admirados os meus kusamono ..

Quem não tem cão , caça como gato. ( alias, esta é a versão original do ditado popular: caça COMO gato , sabiam ??)...
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2013 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio escreveu:
kkkkkkkk.. Perdoem a ignorância do "menino" aqui ...

Juro que não sabia o nome desta plantinha : BRILHANTINA, nome apropriado ... Infesta meus vasos, e são eliminadas sem dó , mas , bravamente resurjem do nada...

Imaginei que Brilhantina teria a ver com cabelo ... Duvido que o "Sr" nunca usou ... rsrs Heim... Seu Elio... ???

Mais uma aprendida hoje , e por falar em brilhantina , cultivo 2 vasinhos com elas... E olho admirados os meus kusamono ..

Quem não tem cão , caça como gato. ( alias, esta é a versão original do ditado popular: caça COMO gato , sabiam ??)...

.......eu não usava brilhantina!!!! Usava "glostora".....era quase pura banha.........rsrsrsrsrsrs!!!
Essa do gato não sabia!!!

abraço

Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 15, 2013 7:23 am    Assunto: Responder com citação

GLOSTORA...... Agora sei de onde vem o tal GLOSS que a mulherada usa e a pomada IPOGLOS.. kkkkk , a vida é um eterno aprendizado... rssrsrs

QUEM NÃO TEM CÃO , CAÇA COMO GATO.

Li um livro sobre ditados populares e como foram se distocendo com o passar do tempo .

Hoje dizemos : quem não tem cão , caça com gato . Certo?

Mas de que adianta levar gatos numa caçada ? não teriam serventia nenhuma, já que nunca vão se comportar como cachorros que farejam , encontram , acuam e muitas vezes pegam as presas para os caçadores.

Quem não tem cão , caça COMO gato .

Os gatos caçam na espreita, na tocaia , lentamente se aproximando da presa. Bem diferentes dos cães barulhentos .

Portanto , quem não tem cão , deve caçar como os gatos.

Wink Bom dia a todos .
Luiz Andriani
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 15, 2013 8:26 am    Assunto: Responder com citação

Bonsergio, achei muito legal o trabalho, se vc fez sem as "ferramentas" adequadas, se fosse com plantas de maior calibre seria digno de prêmio....

Quanto ao restante do tópico, me divirto lendo vocês, aula da arte do bonsai, botânica, poesia, cultura popular e por ai vai...

Só tem fera aqui...
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 15, 2013 9:33 am    Assunto: Responder com citação

Mais uma coisa...
no caso do bonsai o dito popular "Quem não tem cão caça como gato"
tem tudo a ver!
No fim das contas como é que o gato caça? além de silencioso e sorrateiro, o faz SEMPRE SOZINHO!
Hoje em dia felizmente a Internet mudou muita coisa, de certo modo aproximou as pessoas e difundiu a informação.
Antes disso, ser bonsaísta era trabalhar sozinho assim como o gato...

Abraços.
Edson.
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 23, 2014 12:13 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando em 23-01-2014.

Depois de quase 1 ano sem postar , aqui vamos nós:

Toda cabeluda, com pequenas podas para não perder o formato da copa .. :

Agora, depois de passar pelo salão de beleza...:

E, caminhando pela floresta de manhã:

E ao entardecer, quase noite...:

..
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 24, 2014 4:18 pm    Assunto: Responder com citação

...

Editado pela última vez por MarcoBonsaiPoa em Seg Jan 27, 2014 12:15 am; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 25, 2014 12:41 pm    Assunto: Responder com citação

acompanhando!
Muito bom!
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 18, 2014 8:49 am    Assunto: Responder com citação

Muito legal Bonsergio....
Tenho um livro que adquiri há tempos atrás onde as orientações "tecnicas" da posição das árvores e plantas mãe e filhas são colocadas.
Eu, nunca tentei fazer um pra mim, ainda estou no aprendizado das individuais. Mas é bem interessante ver como é feito.
Parabéns!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: