FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Idéias para aumentar insolação em apartamento
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
eduardocruz

MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2014 5:34 pm    Assunto: Idéias para aumentar insolação em apartamento Responder com citação

Se meus bonsai ficarem parados na sacada do meu apartamento, receberão somente 4h e pouco de sol por dia, no período da manhã.
Apesar de muitos falarem que é o suficiente, não me contentei e fui atrás de melhorar isso.
Minha sacada tem face nordeste e pega sol do momento que o sol nasce até 11:15
Porém, meu quarto é face sudoeste, e pega sol das 15:15 às 16:55.

Dica número 1: colocar o bonsai em um carrinho com rodas e mover ele atrás do sol.

Comprei este carrinho da tramontina em uma loja de ferramentas.
Com isto, consigo estender em 1h30m o tempo de permanência das plantas no sol ao colocá-las de tarde no meu quarto.
Você poderia obviamente levar os vasos, mas isto é impraticável no dia-a-dia.

Dica número 2: Colocar espelhos por trás do bonsai.

Foto por trás.
Não dá para ver bem, mas a iluminação na parte traseira refletida pelo espelho é quase tão boa como na parte da frente.

Dessa forma, consigo aumentar ainda mais o tempo "virtual" que ele fica no sol, já que as duas faces do bonsai recebem sol ao mesmo tempo.

Então, fica aí essas dicas para quem quiser melhorar a insolação do bonsai, mesmo morando em apartamento.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2014 5:57 pm    Assunto: luz solar Responder com citação

Amigo irei te dar uma idéia ,e ai voce corre atraz,pois nao me lembro onde eu li na internete, mas da uma olhadinha que deve achar .

a minha idéia é voce usar um temporizador ligado nessa lampada,assim ela desliga e liga sozinho e voce ainda determina o tempo de exposição

Se voce achar ,pergunte antes a pessoas experientes, se da ou nao certo
pois so estou dando uma idéia pratica e barata , mas nao sei se funciona .

depois que tiver certeza e o pessoal experiente te orientar nao esquece de postar pra gente os leigos o resultado

abs
MARCELO

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
eduardocruz

MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2014 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

Oi.
Já tentei usar lâmpada.
Não é a mesma coisa.
A técnica do espelho é muito mais eficaz.

Valeu!
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2014 6:09 pm    Assunto: luz solar Responder com citação

Eu ia da idéia de lampada artificial, mas acho que nao é boa idéia,
me parece até inviavel.

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
eduardocruz

MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2014 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

Eu não fiz uma experiência muito extensa com lâmpadas.
É simples, quando você põe a luz no sol, no mesmo instante ela esquenta, pois o espectro das ondas eletromagnéticas é muito amplo, com UV, infravermelho, etc.
Entretanto, o mesmo não acontece com lâmpadas, seja ela fluorescente ou incandescente. Digo também na incandescente porque o que causa a sensação de calor na incandescente é mais porque ela esquenta o ar em volta, não é por radiação como no sol.
Agora, quando você usa o espelho refletindo a luz do sol, você sente instantaneamente o calor, mostrando que é amplo o espectro das ondas refletidas.
Por isso optei pelo espelho.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2014 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Eduardo, de fato a questão do reflexo pelo espelho é a melhor opção. É uma luz mais natural. Agora a questão de transportar o bonsai de cá para lá não é uma boa ideia. A planta se ressente com mudanças seguidas de local. então sugiro que apenas use o espelho e semanalmente gire a planta colocando a parte da frente para traz e vice-versa.
Volto a sugerir em procurar o pessoal da Bonsai Sul, o meu amigo Ricardo Paiva. A bonsai Sul tem centenas de associados que moram na cidade e mais de uma década de experiência. Certamente muita gente mora em apartamento e lá você poderá ver e saber o que estão fazendo para resolver os problemas de insolação para o caso específico de Porto Alegre. Abraço
eduardocruz

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2014 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

Um dos motivos de por os bonsai em carrinhos é diminuir o stress da planta na mudança de local, pois assim a planta não sofre trepidação.
Acredito que a 1h30m a mais de sol que as plantas recebem vale a pena.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: