|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
eduardocruz

Registrado: 03/04/09 Idade: 37 Mensagens: 34 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Mar 06, 2014 2:44 pm Assunto: mudas chegam amanhã, preciso de instruções |
|
|
Comprei as seguintes mudas, que chegam amanhã:
- 1 caliandra branca (altura ~70cm)
- 1 caliandra vermelha (altura ~80cm)
- 2 sakuras de okinawa (altura ~160cm)
- 1 acer tridente (altura ~160cm)
- 1 ficus benjamina (altura ~60cm)
Elas virão com as raízes num torrão de terra enrolado num saco.
Irei plantar elas em vasos de treinamento assim que chegarem.
Já passei pedrisco na peneira, selecionando pedrisco de 2mm até 5mm.
Meu objetivo é fazer poda drástica nelas no inverno.
Não pode passar desse inverno porque moro em apartamento.
Minhas dúvidas são:
O que eu faço com o torrão e as raízes?
O quanto que eu posso mexer nas raízes para ainda assim poder fazer a poda drástica no inverno?
Que composição pro substrato?
50% pedrisco e 50% terra preta para todas as plantas?
No substrato, posso substituir a terra do torrão pelo novo substrato?
Valeu! |
|
|
 |
Wagner Campos

Registrado: 05/03/14 Idade: 43 Mensagens: 8 Localização: CURITIBA-PR
|
Enviada: Qui Mar 06, 2014 5:53 pm Assunto: |
|
|
Blz Eduardo , ontem mesmo está conversando sobre o substrato pq estou aguardando o inverno para mecher nas minhas plantas , e a mistura que vou usar é 30 - 30 - 30 % ... Pedrisco , cascalho telha , terra e 10% carvão vegetal ... Para ulmus e shimpaku ... Essa foi uma dica de um amigo experiente ... E o tamanho do cascalho varia com o tamanho do vaso ... Espero ter ajudado e se alguém mais experiente puder ajudar vou acompanhar este tópico . _________________ OSS |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Mar 07, 2014 10:24 pm Assunto: |
|
|
Eduardo, as plantas maiores, se tiverem folhas mais baixas, pode cortar uma parte de imediato, sem problema. Quanto a mexer no torrão, agora não faz isso... Deixa para o início da primavera. Daí faz seguinte: no final do inverno faça a poda drástica e fica de olho. Quando os primeiros brotinhos aparecerem, estiverem meio a 1 cm de comprimento é hora boa para replantar substituindo o substrato. Esta composição mais tipo 30-30-30 é mais adequada. Pois 50% de terra é demais. Vai compactar.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
eduardocruz

Registrado: 03/04/09 Idade: 37 Mensagens: 34 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Mar 08, 2014 2:10 pm Assunto: |
|
|
Ae pessoal, não postei ontem porque foi um dia muito corrido.
Agora conto o que deu com as mudas.
Todas as mudas chegaram bem judiadas, exceto o Ficus.
O Ficus estava em bom estado.
Nas Sakura de Okinawa e caliandras, a floricultura, para facilitar o transporte, fez podas em todos os galhos laterais.
O substrato de todas estava bem seco, de forma que os galhos superiores estavam com as folhas murchas, ou completamente secos.
Primeira coisa que fiz foi enxarcar, onde a melhora foi visível nas caliandras, que 1h depois já começaram a abrir.
Além disso, me mandaram mudas com quase o dobro do tamanho com o qual havia comprado, mesmo avisando que morava em apartamento.
Fiquei bem decepcionado com a floricultura.
Ela fica a 2h de viagem de Porto Alegre e é fornecedora de várias floriculturas da região, não havia necessidade de entregar as mudas neste estado
deplorável.
Uma coisa achei estranho.
O Ficos e as Sakura estavam com folhas gigantes, 3x o tamanho do que vejo nos bonsai.
Devido a isto, resolvi contrariar um pouco (ou totalmente) as dicas do pessoal, e fiz um verdadeiro massacre.
Irei relatar separadamente.
Sakura de Okinawa
Estavam com 2,5m de altura, galhos superiores secos, com todos os galhos laterais podados, folhas grandes (uns 10cm).
Fiz poda drástica nas duas e falso transplante.
Acer tridente
Estava com 2,5m de altura, galhos superiores secos.
Fiz poda drástica e falso transplante.
Caliandra branca
Veio com uns 70cm de altura.
Apenas fiz falso transplante.
Caliandra vermelho
Veio com 1,5m de altura. A metade de cima estava com aparência de morta.
Fiz poda drástica e falso transplante.
Ficus benjamina
Apesar de eu avisar que queria apenas 1 galho, me mandaram 5 galhos encostados. Era a única planta com aspecto saudável, mas tinha folhas grandes
também.
Como queria bonsai de apenas 1 tronco, não tive dó.
Desmanchei o torrão e separei as raízes de cada planta, que trabalheira.
Escolhi as 2 de galho mais grosso para fazer 2 bonsai.
Nestas duas, fiz poda drástica e iniciei o treinamento das raízes.
Cortei as raízes que iam para baixo e plantei em cima de uma tampa redonda de plástico.
Por sorte, a maioria de suas raízes já eram laterais.
Fiz a fixação das plantas com arame.
Nos 3 Ficus que sobraram, cortei o excesso de raiz e plantei em potes pequenos. Ainda não sei o que farei com eles.
Nas podas drásticas, passei um composto que uso já há bastante tempo com eficácia, de própolis com vaselina.
Nas que podei as raízes, passei também a mesma mistura de vaselina com própolis, mas coloquei em volta da ferida uma gase para não sujar de terra
até que ferida cicatrize.
Não sei se é um bom ou mal sinal, mas tirando o momento logo após os cortes, não ficou escorrendo seiva das plantas.
Bom, é isto.
Como podem ver, ontem foi um dia corrido.
Aguardar agora quantas vão sobreviver aos maus tratos da floricultura e minhas intervenções fora de época.
Posto fotos depois.
Abraço,
Eduardo |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Mar 10, 2014 9:17 pm Assunto: |
|
|
Bom Eduardo, diante do exposto creio que nada mais há a ser feito a não ser esperar. E no caso das plantas que foi feito poda drástica, creio que também é útil orar...rsrsrs
Próximas compras de mudas programe para receber no final do inverno. Neste momento qualquer intervenção é mais segura.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|