Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 11:04 pm Assunto: JABUTICABA DUAS COPAS |
|
|
Bom amigos ... mais uma .. rsrsr pareço criança que nunca comeu melado ... rsrrs Ganhei de presente este exemplar em 2003 e estou moldando para que fique com duas copas ... o vaso quebou-se e eu o trabalhei para que ficasse assim ..e este humilde aprendiz pede novamente sugestões de todos .. muito obrigado ...
 |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 9:12 am Assunto: |
|
|
O ideal Sérgio seria tirar mais algumas fotos dela mais de ante mão posso adiantar que esse primeiro galho da direita poderia ser mais inclinado para o lado e ganhar um pouco mais de movimento, e é de admirar a qualidade de suas plantas sensacional amigo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 3:49 pm Assunto: |
|
|
Sérgio meu amigo, na minha opinião eu usaria apenas a árvore menor, é só minha opnião ok? Acho que ficaria mais proporcional, mas sabe como é fórum, cada um tem uma opinião geralmente baseado nas suas experiências, dá uma certa confusão mas com o tempo vc se acostuma e filtra o q é bom para a planta, o conjunto e para vc, se é assim q vc gosta não mexa em nada, ok?
Abração,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 8:49 pm Assunto: |
|
|
Sergio, estou com o Fabiano Costa. E para não peder totalmente o segundo tronco, você poderia fazer um alporque nele, ou ainda a técnica de estacas do nosso amigo Geraldo Inocêncio.
Mas, de qualquer forma é uma bela árvore. _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 5:44 am Assunto: |
|
|
Sérgio
concordo com os amigos acima, a árvore está na parte de baixo!!! Agora seriam bom outras fotos de ângulos diferentes para uma melhor opinião  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 9:36 am Assunto: |
|
|
Isso mesmo Sergio, poste novas fotos como sugerido, tire-as de vários ângulos sempre valorizando a estrutura da árvore e permitindo a visualização dos troncos, para uma melhor observação.. _________________ Dino
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 9:58 am Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 10:35 am Assunto: |
|
|
SERGIO...
Olhando nesta última foto, percebemos que a copa da árvore menor não se valoriza para a direita. Mas, de qualquer forma, você não terá um bonsai em muito pouco tempo.
Portanto, continuo com a opinião de fazer um alporque ou estaca no tronco maior.
Se optar pela estaca você ganhará tempo, pois poderá separá-las imediatamente, enquanto que um alporque demoraria cerca de um ano ou mais. Entretanto, por estaca você corre o risco de perder o tronco maior, pois ele (somente o tronco maior) pode NÃO enraizar e vir a morrer. Ainda assim, você ficaria com a árvore menor. Veja este link. http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11098
A matéria completa do nosso amigo Geraldo Inocêncio está no link abaixo.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4832
PS. Não faça nada precipitado. lembre-se que esssas são minhas opiniões. Outras pessoas podem ver de forma diferente, e principalmente o mais interessado que é justamente você.
Boa sorte. _________________ Dino
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 11:01 am Assunto: |
|
|
Acabei de ver um topico do Geraldo . Podem me dar algumas alternativas caseiras para pasta selante que não existe a venda na minha região.{ já usei tinta , massa de vidraceiro e sicicone}..para que eu possa fazer alguns cortes neste fim de semana . Estou ansioso para chegar a hora de aplicar as dicas que vcs me passaram durante a semana .. grato . |
|
|
 |

|
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 11:14 am Assunto: |
|
|
SERGIO BONSAI escreveu: | Acabei de ver um topico do Geraldo . Podem me dar algumas alternativas caseiras para pasta selante que não existe a venda na minha região.{ já usei tinta , massa de vidraceiro e sicicone}..para que eu possa fazer alguns cortes neste fim de semana . Estou ansioso para chegar a hora de aplicar as dicas que vcs me passaram durante a semana .. grato . |
Eu às vezes uso pasta de dente, (daquela toda branca) ela também tem a função de bactericida. _________________ Dino
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 11:26 am Assunto: |
|
|
Teve uma época q eu misturava as duas, cola de madeira e pasta branca, mas tem q pôr pouca pasta pq senão fica muito branco, mas qdo é em poda pq e lugar escondido n faz mal, mas como está em desenvolvimento mesmo vc n precisa cuidar disso com detalhismo, e qdo ela estiver mais madura com certeza já estará cicatrizado.
Abração,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 3:48 pm Assunto: |
|
|
Sérgio, minha sugestão é cortar o tronco mais alto na altura da copa do tronco mais baixo. Ali certamente você terá muitas brotações e então poderá formar uma nova copa mais baixo.
Fiz uma projeção maia boca mas dá pra ilustrar minha idéia:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 7:29 pm Assunto: |
|
|
Olha aí amigo, mais uma boa ideia a se considerar....
Essa é a grande vantagem de se trocar ideias.
Abraços. _________________ Dino
|
|
 |
|