Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fernando Andrade

|
Enviada: Dom Ago 17, 2014 8:51 am Assunto: Retorno |
|
|
Bom dia Pessoal,
Frequentei o fórum há tempos atrás, mas acabei abandonando a arte.
Hoje volto a participar e já solicito alguma ajuda, pois era e ainda sou iniciante.
Em primeiro lugar, comprei as seguintes mudas:
Serrissa
Érica Japônica
Ficus
Passaro azul
Jabuticabeira
Amora
As duas últimas de supermercado("bonsai") e a amora já tem frutos.
Duvidas:
1 - Por estarmos no frio sei que não devemos realizar o transplante das plantas e trabalhar as raízes (exceto o pássaro azul), entretanto, questiono a qualidade do solo em que as plantas se encontram, sendo assim, deixo-as no vaso que vieram com o mesmo substrato até a primavera ou já posso transplantá-las para uma bacia?
2 - Hoje as plantas estão em uma casa protegidas do vento e recebem sol pela manhã(somente pela manhã), atualmente moro em um apartamento no 7º andar, geralmente venta bem e anoite por estarmos no frio, a temperatura cai bem, acredito que para uns 15º (salvo engano - estou em São José dos Campos-SP). Porém, tenho uma sacada legal aqui que poderia colocar minhas plantas, fica ao lado de minha cama e não usamos por ser pequena. Será que alguma dessas plantas aguentaria ficar nesta sacada? (penso que o pássaro azul consiga)
Bom, por enquanto é isso,
Espero que possam me ajudar.
Estou feliz em retornar, um grande abraço a todos... _________________ "E por não estar competindo, ninguém no mundo podia competir com ele"
São José dos Campos - SP |
|
|
 |
Matheus Falcão 1.o PASSO

Registrado: 13/02/13 Idade: 31 Mensagens: 162 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Dom Ago 17, 2014 1:57 pm Assunto: |
|
|
Amigo, é melhor esperar a primavera para fazer o transplante. Já estamos quase lá. Quanto à temperatura, 15 graus não será problema para as plantas, pode colocar na sacada tranquilamente. Lembrando que o legal é que as plantas fiquem em um local no qual recebam luz solar. Abraço! _________________ Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar" |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Ago 17, 2014 9:23 pm Assunto: |
|
|
Com temperaturas de 15 graus pode fazer as intervenções necessárias. Este ano o inverno teve muitos dias quentes e a maioria das plantas já está brotando, ou seja, antecipando a primavera do calendário. Por aqui esta semana esfriou, ficou abaixo de zero grau, mas a maioria das plantas estão brotadas. Brotos novos de algumas plantas queimaram, mas nem todas... Isso não é problema, vai rebrotar novamente assim que esquentar... Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|