|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ANDRÉ_F
Registrado: 26/02/13 Idade: 43 Mensagens: 75 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Mar 12, 2014 4:10 pm Assunto: Minha Piracanta com frutos |
|
|
Boa tarde, amigos
colocando aqui a foto da minha Piracanta que agora está com frutos, deve ter em torno de uns 10 anos, pela idade que me passaram quando comprei. Falta arrumar melhor alguns galhos. Percebi que a aramação tem q ser feita com o galho ainda verde, depois é quase impossível dobrá-los; perdi de mexer em alguns pq ela não estava comigo. Incrível como ela pega fácil por estaquia com qualquer galho cortado. Tenho algumas dúvidas com relação ao nebari dela, será que tem como corrigir essa falha da última foto, dando melhor conicidade a ela? Dicas e sugestões são muito bem vindas.
em 06/2012
em 03/2014
 |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Qua Mar 12, 2014 5:04 pm Assunto: |
|
|
André,
Show de frutificação, muito bonita tua planta e parece que está bem saudável também. E houve uma boa evolução em 1 ano, legal!
Acho que com um alporque você consegue resolver aquele estrangulamento ali no começo do tronco. Eu esperaria a época certa, que deve ser no começo da primavera, e tentaria um alporque logo acima daquela falha.
Abraço _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Mar 16, 2014 9:35 pm Assunto: |
|
|
Piracanta frutificada é uma beleza! Sua planta está ficando muito bonita. Procure fazer podas no ápice a fim dela não seguir crescendo, já está numa boa altura. Quanto a correção do nebari poderia de fato fazer um falso alporque, enterrando todo o conjunto e fazendo anelamento ali onde há aquela inversão de conicidade a fim de que ele crie raízes logo acima. Quanto a aramação de galhos depois de lignificados, precisa usar um arame de grossura maior do que normalmente usado em outras situações. O arame tem que dominar totalmente o galho. Dobrar o galho no ponto onde o arame fique o pelo lado de fora da curva, assim o próprio arame ajuda a evitar a quebra do galho. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
ANDRÉ_F
|
Enviada: Ter Mar 18, 2014 12:45 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas Simba e Elio, vou esperar e época e fazer o alporque como vcs instruiram. Ultima dúvida, devo fazer o anelamento completo ou deixo uma parte da casca por via das dúvidas??
abraço |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Ter Mar 18, 2014 1:34 pm Assunto: |
|
|
Opa,
Não precisa agradecer, estamos aqui prá tentar passar, no meu caso, o pouco que consegui absorver até aqui!
Cara, faz o anelamento 360º no tronco logo acima da inversão da conicidade e como o amigo Elio sugeriu, enterra já acima do anelamento. Poderá fazer isso de diversas formas, uma delas poderia ser um falso transplante (sem mexer nas raízes) para um vaso mais profundo, para que vc possa dispor o substrato na altura necessária para cobrir a área do anelamento.
Qualquer coisa dá um grito aí!
Boa sorte e abraço _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
ANDRÉ_F
|
Enviada: Sex Mar 21, 2014 11:35 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela dica Simba. Vou colocá-la em prática assim q a época certa chegar.
Abraço |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|