|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diogo Afonso 2.o PASSO

Registrado: 29/08/11 Idade: 42 Mensagens: 206 Localização: Nepomuceno-mg
|
Enviada: Seg Mar 17, 2014 9:06 pm Assunto: Ficus Retusa, futuro Literati |
|
|
segue fotos...
4 MESES DEPOIS
Minha intenção com a copinha mais alta é fazer um gin.
qualquer dica critica e sugestão sera bem vinda...
abraço _________________ Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei... |
|
|
 |
Stuw
Registrado: 11/03/14 Idade: 35 Mensagens: 16 Localização: Pelotas-RS
|
Enviada: Seg Mar 17, 2014 9:38 pm Assunto: |
|
|
Diogo, que Bela arvore tens! Parabéns!
Quanto tempo ela tem de vida? =) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Mar 17, 2014 10:29 pm Assunto: |
|
|
Olá Diogo, tens aí um bom projeto de literati e poderá sim chegar a um trabalho bem interessante. Por hora, apenas duas correções: jin em ficus não rola, e esta copinha não vai contribuir para a formação da parte verde, então eu retiraria ela bem rente ao tronco já pensando na cicatrização do local. O segundo ponto, que de alguma maneira precisaria ser corrigido são estes movimentos muito regulares. Tanto na parte do tronco, mas principalmente no galho mais fino, os movimentos são muito iguais, o que numa planta chama atenção ao anti-natural. No estilo literati é importante sim que hajam vários movimentos (dizem que seriam no mínimo 5 a 7). Sua planta tem mais que isso, o que é bom. Uma pena que eles são muito parecidos. Com um entortador de troncos, poderia fazer com que alguns ficassem com um ângulo mais fechado, ou mesmo, ao contrário, abrir um pouco a curva, deixando outros como estão, de maneira apenas a quebrar esta sequencia de movimentos iguais. Depois apenas com a folhagem da ponta formar uma copinha triangulada, é ficará bem legal. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Diogo Afonso 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 18, 2014 11:29 am Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Olá Diogo, tens aí um bom projeto de literati e poderá sim chegar a um trabalho bem interessante. Por hora, apenas duas correções: jin em ficus não rola, e esta copinha não vai contribuir para a formação da parte verde, então eu retiraria ela bem rente ao tronco já pensando na cicatrização do local. O segundo ponto, que de alguma maneira precisaria ser corrigido são estes movimentos muito regulares. Tanto na parte do tronco, mas principalmente no galho mais fino, os movimentos são muito iguais, o que numa planta chama atenção ao anti-natural. No estilo literati é importante sim que hajam vários movimentos (dizem que seriam no mínimo 5 a 7). Sua planta tem mais que isso, o que é bom. Uma pena que eles são muito parecidos. Com um entortador de troncos, poderia fazer com que alguns ficassem com um ângulo mais fechado, ou mesmo, ao contrário, abrir um pouco a curva, deixando outros como estão, de maneira apenas a quebrar esta sequencia de movimentos iguais. Depois apenas com a folhagem da ponta formar uma copinha triangulada, é ficará bem legal. Abraço |
obrigado pelas dicas Elio,
vc acha que fazer um uro ao tirar a copinha ficaria bacana? _________________ Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei... |
|
|
 |
Diogo Afonso 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 18, 2014 11:32 am Assunto: |
|
|
Stuw escreveu: | Diogo, que Bela arvore tens! Parabéns!
Quanto tempo ela tem de vida? =) |
acredito que uns 4 anos vivendo em cima da rodoviaria de minha cidade, retirei varios ficus retusa lá... _________________ Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei... |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Mar 18, 2014 10:14 pm Assunto: |
|
|
Diogo, um uro ali seria um ponto de entrada de água que acabaria apodrecendo o miolo do tronco... É melhor um corte rente, se possível com alicate bola, para que haja uma cicatrização o mais breve possível. Uns 3 dias após o corte, tão logo parar de sair leite, é interessante passar uma pasta cicatrizante (selante). Caso não tenha outra coisa a mão, passe cola branca mesmo. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|