FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus Retusa, futuro Literati
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2014 9:06 pm    Assunto: Ficus Retusa, futuro Literati Responder com citação

segue fotos...

4 MESES DEPOIS

Minha intenção com a copinha mais alta é fazer um gin.
qualquer dica critica e sugestão sera bem vinda...
abraço
Stuw

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2014 9:38 pm    Assunto: Responder com citação

Diogo, que Bela arvore tens! Parabéns!
Quanto tempo ela tem de vida? =)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2014 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Diogo, tens aí um bom projeto de literati e poderá sim chegar a um trabalho bem interessante. Por hora, apenas duas correções: jin em ficus não rola, e esta copinha não vai contribuir para a formação da parte verde, então eu retiraria ela bem rente ao tronco já pensando na cicatrização do local. O segundo ponto, que de alguma maneira precisaria ser corrigido são estes movimentos muito regulares. Tanto na parte do tronco, mas principalmente no galho mais fino, os movimentos são muito iguais, o que numa planta chama atenção ao anti-natural. No estilo literati é importante sim que hajam vários movimentos (dizem que seriam no mínimo 5 a 7). Sua planta tem mais que isso, o que é bom. Uma pena que eles são muito parecidos. Com um entortador de troncos, poderia fazer com que alguns ficassem com um ângulo mais fechado, ou mesmo, ao contrário, abrir um pouco a curva, deixando outros como estão, de maneira apenas a quebrar esta sequencia de movimentos iguais. Depois apenas com a folhagem da ponta formar uma copinha triangulada, é ficará bem legal. Abraço
Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2014 11:29 am    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
Olá Diogo, tens aí um bom projeto de literati e poderá sim chegar a um trabalho bem interessante. Por hora, apenas duas correções: jin em ficus não rola, e esta copinha não vai contribuir para a formação da parte verde, então eu retiraria ela bem rente ao tronco já pensando na cicatrização do local. O segundo ponto, que de alguma maneira precisaria ser corrigido são estes movimentos muito regulares. Tanto na parte do tronco, mas principalmente no galho mais fino, os movimentos são muito iguais, o que numa planta chama atenção ao anti-natural. No estilo literati é importante sim que hajam vários movimentos (dizem que seriam no mínimo 5 a 7). Sua planta tem mais que isso, o que é bom. Uma pena que eles são muito parecidos. Com um entortador de troncos, poderia fazer com que alguns ficassem com um ângulo mais fechado, ou mesmo, ao contrário, abrir um pouco a curva, deixando outros como estão, de maneira apenas a quebrar esta sequencia de movimentos iguais. Depois apenas com a folhagem da ponta formar uma copinha triangulada, é ficará bem legal. Abraço

obrigado pelas dicas Elio,
vc acha que fazer um uro ao tirar a copinha ficaria bacana?
Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2014 11:32 am    Assunto: Responder com citação

Stuw escreveu:
Diogo, que Bela arvore tens! Parabéns!
Quanto tempo ela tem de vida? =)

acredito que uns 4 anos vivendo em cima da rodoviaria de minha cidade, retirei varios ficus retusa lá...
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2014 10:14 pm    Assunto: Responder com citação

Diogo, um uro ali seria um ponto de entrada de água que acabaria apodrecendo o miolo do tronco... É melhor um corte rente, se possível com alicate bola, para que haja uma cicatrização o mais breve possível. Uns 3 dias após o corte, tão logo parar de sair leite, é interessante passar uma pasta cicatrizante (selante). Caso não tenha outra coisa a mão, passe cola branca mesmo. Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: