FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adubação de outono
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 04/01/13
Idade: 63
Mensagens: 452
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sáb Mar 15, 2014 9:13 pm    Assunto: Adubação de outono Responder com citação

O Outono está chegando e estou com uma dúvida.

Hoje estou usando Osmocote, torta de mamona, farinha de osso e esterco de aves. O osmocote fica na planta por 3 meses e o adubo orgânico intercalo colocando um pouco de cada um a cada semana.

Como está chegando o outono, estou pensando em passar a usar Fosway para ajudar na formação de flores e frutos. A minha dúvida é se devo continuar com a adubação que estou usando e acrescentar o fosway ou parar a adubação e usar só o Fosway?

Minhas plantas são:

Caliandra Seloy
Caliandra Spinosa
Fícus Retusa
Fícus Carica
Bouganvilea
Ximpaku Itoigawa
Taxus Bacata
Pessegueiro
Macieira Anã
Erica japônica
Videira
Acacia Seyal
Acer Tridente
Acerola
Cerejeira do Rio Grande
Tamarindo
Árvore da Felicidade
Piteco
Azaleia
Jabuticabeira
Goiabeira
_________________
Um abraço

Denis
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Mar 29, 2014 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Depende o objetivo, espaço da planta(vaso ou chão, grande ou pequeno), insolação!

Se a muda é jovem, precisa de mais, consome mais. Mais frequência, não quantidade.

Plantas mais velhas, em vaso raso, não frutífera e não florífera, dispensa o uso de fosway, só com osmocote vai bem.

Se vç tem plantas frutíferas e floríferas com copa formada, o uso do fosway será benéfico pra alcançar seus objetivos, ou ao menos acelerará o processo.

É um assunto muito vasto, depende das experiências de cada um, espécie, objetivo.

Como no outono é um período de alta importância na adubação, é onde a planta faz suas reservas, descansa e vem com tudo na primavera. Um plano de adubação pra cada espécie se faz necessário, levando em consideração os fatores:

Tipo de planta: perene; caduca; frutífera; florífera;

Se é uma muda em formação jovem e deixado crescer livre pra desenvolver, no chão, vaso grande ou mamadeira;

Se é um pré-bonsai, formando copa, precisa de mais nitrogênio, depois de uma sequência de poda e desfolha, tira-se o nitrogênio da dieta dela, para refinar e entrarmos com mais fósforo e potássio, mantendo as folhas menores.

Há uma serie de combinações que vamos desenvolvendo pra situações diferentes, é só isso que eu queria passar. Mas tente usar com segurança, respeitando os intervalos e quantidades entre as aplicações. Se vai manter uma regularidade, diminua as quantidades.

Ex: Hoje usei o fosway 1 ml para 500ml de água(pulverizado), 15 dias depois um medida de colher de sopa de TM e FO espalhada pela borda do vaso, 1 medida de colher de chá de osmocote junto + 15 dias e de novo o fosway + 15 dias TM e FO (nesta aplicação não teria necessidade do osmocote de novo)+15 dias o fosway + 15 e de novo o osmocote fica de fora
fosway é indicado a cada 30 dias

osmocote, depende da formulação 3,6,9 meses

TM e FO - orgânico, saudável, livre em pequenas doses

Use a recomendação dos intervalos de cada um deles, adapte a um ciclo onde vai ser frequente a aplicação, a quantidade deve ser reduzida. Plantas jovens comem mais, plantas velhas menos. Se está no sol comem mais, na sombra menos. Se está em pote pequeno comem mais rápido, nos grandes tem mais reservas e por ae vai...
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GILDÁSIO LEAL



Registrado: 23/01/13
Idade: 33
Mensagens: 13
Localização: BRASÍLIA-DF

MensagemEnviada: Sáb Mar 29, 2014 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Bacana Marco, gostei da dica, copiei para outro fórum escrito por você, deixe-me lhe perguntar algo, tem algo contra ou indica, borra de café, galinhaça, cinza ou esterco bovino? Um abraço!
_________________
"Aprende que paciência requer muita prática."
William Shakespeare
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM Yahoo Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Mar 29, 2014 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Blz!?

Galinhaça não uso!

Cinzas eu uso e coloco pra fermentar junto com TM e FO!

Esterco de gado eu uso em algumas plantas, principalmente em bacias com mamadeira.

Borra de café eu uso em todas que eu quero proteger das formigas cortadeiras, principalmente serissa, que creio que sejam uns filezinhos pra elas... Very Happy
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 04/01/13
Idade: 63
Mensagens: 452
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2014 9:40 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado Marco. Excelente a sua explicação. Ficou bem mais claro.
_________________
Um abraço

Denis
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil