FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus - O Desafio!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo Oliveira Filho

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2014 8:26 pm    Assunto: Ficus - O Desafio! Responder com citação

Minha namorada quis me agradar e colocou essa foto como tela de fundo do meu computador. De tanto olhar pra ela todo dia, resolvi fazer uma igual. Analisando bem a foto, percebi que, talvez, não seja uma única planta, mas várias que se fundiram com o passar dos anos. Pelo menos essa é a estratégia que eu quero seguir! O que os companheiros pensam? O que eu quero é juntar umas 4 plantas e tentar formar uma parecida com a da foto. Vocês saberiam de técnicas pra facilitar essa fundição e o aparecimento de raízes aéreas?

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2014 11:00 pm    Assunto: ficus Responder com citação

Ola Paulo,belo exemplar,se analisada bem pode ser ate um trabalho de plantas fundidas ja vi uma materia sobre isso aqui no forum coloca no google que deve aparecer.Esta é uma tecnica que mais tarde vou tentar sei que algumas especies aceitam bem pois ja li sobre isso em algum lugar.Quando começar nao deixe de nos manter informados.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2014 6:21 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo, há alguns meses estou trabalhando em alguns projetos visando resultados semelhantes ao que você postou. Já deu pra observar que o ficus tem desenvolvimento muito rápido somente no chão (diretamente ou mamadeira). Nos vasos, por mais adubada e bem cuidada que esteja o substrato, o desenvolvimento é infinitamente mais lento, então, se você tiver espaço suficiente pra colocar no chão, não deixe de fazer isso... Aqui algumas fotos de meus ficus.

Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2014 10:05 pm    Assunto: Ficus Responder com citação

Ola Silas,tens otimos materiais ai pra sua experiencia e so escolher e começar como disse nos deixe atualizados.Ate por coencidencia este final de semana que passou visitei uma amigos aqui pertinho que trabalham com bonsai e eles realizam a tcnica de enxerto principalmente em ficus alguns que eles tinham problemas no nebari e tudo deu certo.Enxerto de plantas novas em plantas velas ate mesmo de galhos que eles ate literalmente pregam as novas nas plantas velhas pois as mesmas tem que ficar muito bem encostadas para que elas nao cresça para o lado errado e sim se fundam e eles tem conseguidos otimos resultados.Pra voce ter uma ideia eles vao fazer enxerto de galhos com dois tipos de ficus o da folha larga que chega dar folhas maior que um palmo de uma mao e vao enxertar galhos de ficus da folha bem menor pois o nebari e muito excelente.Vou voltar la e tirar umas fotos e postar se eles concientirem que faça isso pra voce ter uma ideia.Bom so me resta torcer por aqui.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2014 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que está no caminha certo amigo, agora é só esperar.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 20, 2014 11:11 am    Assunto: Responder com citação

A fusão de ficus é relativamente fácil. Bom é no início juntar eles bem e até amarrar. Mas estas amarras tem que ser retiradas tão logo der sinais de marcar a casca. Sobre as raizes aéreas uma forma de incentivar é colocar musgo mesmo que meio solto empilhado próximo ao tronco e até altura dos galhos. Verdade também quanto ao desenvolvimento. Para desenvolver a planta precisa criar raízes longas o que não se consegue num vaso pequeno, então ou se coloca no chão, ou se usa vasos grandes preferencialmente colocados em baixo do vaso plantado. ( a famosa mamadeira). Quanto saem raizes aéreas é importante protegê-las do sol se não elas secam. O uso de canudinhos de refri, canudinhos de bambu, etc... dá bons resultados. Por vezes apenas encostar um pedaço de papelão do lado onde entra o sol por uns dias até a raiz atingir o solo também é o suficiente.
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: