|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Salviano 1.o PASSO

Registrado: 01/03/11 Idade: 43 Mensagens: 166 Localização: Marília-SP
|
Enviada: Qua Set 24, 2014 7:25 pm Assunto: Pinheiro Negro I |
|
|
Boa noite galera.
Ainda tenho dificuldades em cultivar os kuromatsu, mas segue um que adquiri da Regina Suzuki.
Vou trabalhando... acabei de replantá-lo, no final de agosto.
Preciso diminuir as agulhas, vamos ver se consigo nas próximas manutenções...
Opiniões, críticas e sugestões são sempre bem vindas!
Abraços[/url] _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 53 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Qua Set 24, 2014 8:06 pm Assunto: |
|
|
Oi Rafael,
Uma excelente aquisição. Dificilmente você vai conseguir reduzir as agulhas mais do que isto. Pra mim estão com um tamanho muito bom. Como sugestão eu reduziria o primeiro galho da esquerda e me parece que precisa definir qual é o ápice. Parece ter pelo menos 3,ficaria a seu critério podar ou abaixar os demais que estão competindo. Aí é uma questão de observar e tomar a melhor decisão. O galho superior esquerdo parece que precisa encurtar um pouco também, ou é o angulo da foto que dá esta impressão.
No mais é show!!!
Abraço |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 24, 2014 8:15 pm Assunto: |
|
|
Agora que vi as agulhas que você se refere são da ultima foto e aí sim estão um pouco alongadas. Uma das formas de se reduzir é fazer a poda das brotações das pontas quase final do verão assim estimula o aparecimento de agulhas mais internas e elas não crescem muito porque logo chega o inverno e a arvore freia o crescimento diminuindo a circulação da seiva. Outra coisa é deixar tomar sempre bastante sol, se ficar em local sem a iluminação adequada as agulhas também se alongam mais.
Abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Set 25, 2014 11:53 am Assunto: |
|
|
Rafael, dificuldade com PN creio que no Brasil ainda são poucos os que não não tem...rsrsrsrs Eu também tenho dificuldade. Estamos aprendendo. Dizem que só aprendemos a cultivas PN depois de passar todo um ciclo. Daí tem gente que pensa que é um ciclo de 1 ano. Não! é um ciclo de 10 anos, ou mais. Entre o PN jovem e o PN que dê para se dizer que esteja pronto para ser mostrado. Mas somos esforçados e temos paciência, então seguimos. Sua planta está bem encaminhada e vindo da Regina já é um material bom em si...As colocações do Gilson são importantes e devem ser observadas. No entanto você também deverá ficar atendo a todos os procedimentos anuais com ele: Metsumi, mekiri, mekaki, hanuki... cada um feito exatamente em sua época. Lembrando que se não fazemos um destes procedimentos em sua época certa, perdemos todo o ciclo pois somente poderemos fazê-lo no ano seguinte. Além das observações no Gilson, de momento eu apenas sugeriria fazer uma melhor seleção dos ramos básicos, retirando os pequenos que saem no tronco no mesmo local dos ramos que formam a estrutura da planta, assim somente deve sair do tronco um ramo em cada ponto, nunca mais do que um juntos. Abraço e vai mostrando o andamento assim aprendemos todos juntos. _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Rafael Salviano 1.o PASSO

Registrado: 01/03/11 Idade: 43 Mensagens: 166 Localização: Marília-SP
|
Enviada: Sáb Set 27, 2014 9:53 pm Assunto: |
|
|
SEKI - Elio Luis Secchi escreveu: | Rafael, dificuldade com PN creio que no Brasil ainda são poucos os que não não tem...rsrsrsrs Eu também tenho dificuldade. Estamos aprendendo. Dizem que só aprendemos a cultivas PN depois de passar todo um ciclo. Daí tem gente que pensa que é um ciclo de 1 ano. Não! é um ciclo de 10 anos, ou mais. Entre o PN jovem e o PN que dê para se dizer que esteja pronto para ser mostrado. Mas somos esforçados e temos paciência, então seguimos. Sua planta está bem encaminhada e vindo da Regina já é um material bom em si...As colocações do Gilson são importantes e devem ser observadas. No entanto você também deverá ficar atendo a todos os procedimentos anuais com ele: Metsumi, mekiri, mekaki, hanuki... cada um feito exatamente em sua época. Lembrando que se não fazemos um destes procedimentos em sua época certa, perdemos todo o ciclo pois somente poderemos fazê-lo no ano seguinte. Além das observações no Gilson, de momento eu apenas sugeriria fazer uma melhor seleção dos ramos básicos, retirando os pequenos que saem no tronco no mesmo local dos ramos que formam a estrutura da planta, assim somente deve sair do tronco um ramo em cada ponto, nunca mais do que um juntos. Abraço e vai mostrando o andamento assim aprendemos todos juntos. |
Realmente essa é a dificuldade. Acho que o metsume mekiri mekaki e hanuki devem ser aprendidos na prática... Tive a grande oportunidade de ir a chácara do saudoso Hidaka e vê-lo realizando o mekiri, mas só isso...
Tenho o livro dos pinheiros, vou tentar acompanhar e realizar pelas dicas dele...
Dicas e textos são bem-vindos.... Obrigado
Abraços _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 27, 2014 10:28 pm Assunto: |
|
|
Rafael,
Vale a pena dar uma olhada no site do link abaixo. Tudo que se refere a pinheiro tem neste blog,todos os cuidados em cada fase, inclusive enxerto de galhos, trabalhos desde semente,mudas. Realmente muito bom, espero que ajude.
O link é de uma matéria somente, mas você pode clicar nos links no final da página que são de assuntos relacionados ao tema no próprio blog ou então ir para a página inicial e procurar. É o blog com maior conteudo do tema que já vi, e olha que costumo olhar em dezenas de blogs de todos os países.
Vale a pena dar uma olhada.
Abraço
http://bonsaitonight.com/2013/07/26/decandling-follow-up/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|