Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Mar 22, 2014 12:38 pm Assunto: Shimpaku-Ajuda |
|
|
Pessoal, acabo de visitar uma loja que gosto muito aqui do lado de casa, o Bonsai Okuda, ou clube do bonsai, e comprei este jovem exemplar de shimpaku, tem apenas 5 anos.
Só tinham 3 mudas lá e não consegui enxergar nenhum caminho em nenhuma, pra não perder a visita fiquei com este aqui, se puderem me ajudar opinando eu agradeço!
Penso em algo parecido com isso...
 _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Mar 22, 2014 10:12 pm Assunto: |
|
|
É um material bem legal e dá para seguir um projeto similar ao mostrado. Digo similar pois cada planta tem suas peculiaridades e é necessário respeitar. Agora, quanto a como opinar, neste tipo de planta não tem muito o que fazer. O negócio é pegar tesoura, arame, ráfia, alicate, e tudo o que precisar e simplesmente intervir. Vai escolhendo os galhos que ficam e onde posicioná-los e o restante tem que sair, virar jin, enfim...É trabalhar ela, e pronto...Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 23, 2014 10:54 am Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | É um material bem legal e dá para seguir um projeto similar ao mostrado. Digo similar pois cada planta tem suas peculiaridades e é necessário respeitar. Agora, quanto a como opinar, neste tipo de planta não tem muito o que fazer. O negócio é pegar tesoura, arame, ráfia, alicate, e tudo o que precisar e simplesmente intervir. Vai escolhendo os galhos que ficam e onde posicioná-los e o restante tem que sair, virar jin, enfim...É trabalhar ela, e pronto...Abraço |
Obrigado Elio, acha que posso intervir agora ou melhor esperar final do inverno? _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Mar 29, 2014 11:15 pm Assunto: |
|
|
Mexer agora pode, limpeza, poda, arame...final do inverno transplante! Se fizer jins, não aplique a calda antes de 30 dias de cicatrização, a não ser que cauterize as feridas com maçarico!
Vç pode ir brincando com ela agora e depois dar uma ajeitada nas raízes e colocá-la em espaço grande pra desenvolver melhor.
Muito sol nela!!! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 14, 2014 4:38 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, resolvi mandar ver nessa planta, tentei aproveitar o galho horizontal mas não deu, além de apresentar um pouco de conicidade invertida, ele era muito grosso e terminava muito feio, enfim, descartei e tentei aproveitar o resto da planta, agora é esperar brotar e decidir o proximo passo.
Abraço
Acer Buergerianum |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Abr 14, 2014 9:11 pm Assunto: |
|
|
Bom o trabalho de limpeza e minimização sempre tem que ser feito neste tipo de planta. Bom agora o negócio é esperar se recuperar. Vejo no que restou alguns pequenos problemas. o galho que ficou acima à direita é muito forte. Talvez seria melhor retirar e baixar um pouco o galho mais acima. Segundo terá que dar uma preferência no crescimento do primeiro galho a fim dele engrossar um pouco. Depois aos poucos os ramos e rumos vão se formando... Este tipo de planta é assim mesmo. Tem que intervir e esperar a reação da planta. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 15, 2014 11:21 am Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Talvez seria melhor retirar e baixar um pouco o galho mais acima. Segundo terá que dar uma preferência no crescimento do primeiro galho a fim dele engrossar um pouco. Depois aos poucos os ramos e rumos vão se formando... |
Elio, bom dia, Agradeço suas dicas, fiz uma projeção no photoshop da primeira correção, retirei o galho da direita e abaixei o logo acima, não entendi a segunda correção, dar preferencia para qual galho? O primeiro da esquerda?
Veja como ficou a projeção.
Abraço
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 20, 2014 12:02 pm Assunto: |
|
|
Bom dia, seguindo as orientações do Elio, removi o galho que estava reto e abaixei os outros, acabei percebendo que a frente da planta é do outro lado kk
Enfim, segue as fotos do trabalho de hoje.
Nova frente:
Antiga frente e agora parte de trás da planta:
E a vista do galho que futuramente farei um Jin, estou apenas dando forma e posicionando melhor ele, quando remover os arames faço o Jin:
Estou muito receoso pois nunca tratei a planta desta forma e tenho medo dela não aguentar, enfim, se tudo der certo espero conseguir o resultado esperado.
Conto com a opinião constante de voces para ajudar nessa condução.
Abraço  _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 49 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Dom Mar 20, 2016 1:57 pm Assunto: |
|
|
Como está a planta... pode atualizar?
Acho interessante pois comprei 2 e me interessa a evolução..
Gde abraço _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 18, 2016 12:13 pm Assunto: |
|
|
CARLOVICH escreveu: | Como está a planta... pode atualizar?
Acho interessante pois comprei 2 e me interessa a evolução..
Gde abraço |
Ta bonita, precisa so de terra nova pra ganhar mais força, mas esta bem mais estruturada, ja esta no vaso de bonsai, depois posto uma foto. _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
|