FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

IMPORTANTE! LEIA! - Compras internacionais pela internet
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Pedro Lima



Registrado: 06/03/14
Idade: 35
Mensagens: 64
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Mar 23, 2014 4:02 pm    Assunto: IMPORTANTE! LEIA! - Compras internacionais pela internet Responder com citação

Pessoal,

Sei que um problema que nós temos aqui no Brasil é o fato de termos que pagar um preço muito caro por boas ferramentas japonesas. Além de tais ferramentas já serem caras, o nosso querido governo gosta de prejudicar a nossa vida financeira e grande parte disso é através de impostos.

Pois bem: Ontem eu descobri que eu tinha uma informação errada. O que eu (e muitos) pensávamos, é que o limite de comprar coisas no exterior sem ser taxado com impostos absurdos é de 50 dolares. Isso é uma portaria de 1999 que diz exatamente o seguinte:

"§2º - os bens que integrarem remessa postal internacional no valor de até US$ 50,00 (cinquenta dólares dos Estados Unidos da América) ou o equivalente em outra moeda, serão desembaraçados com isenção do Imposto de Importação, desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas."


Acontece que foi descoberto ('descoberto' 34 anos depois.. é o fim da picada) um Decreto-Lei de 1980 que fala isso:

Art. 2º - O Ministério da Fazenda, relativamente ao regime de que trata o art. 1º deste decreto-lei, estabelecerá a classificação genérica e fixará as alíquotas especiais a que se refere o § 2º do art. 1º, bem como poderá:

II - dispor sobre a isenção do imposto sobre a importação dos bens contidos em remessas de valor de até cem dólares norte-americanos, ou o equivalente em outras moedas, quando destinados a pessoas físicas.



Sim. A notícia é ÓTIMA, pois o decreto-lei anula a portaria. Ao invés de 50 dolares, podemos na verdade comprar até 100 dolares! Isso para nós vai fazer MUITA diferença, pois quantos alicates, tesouras... Não custam exatamente algo entre 50 e 100 dolares lá fora?!

Só fiquem atentos para um detalhe: 100 dolares é o valor da compra total! (Frete incluso). Então fiquem bem atentos para quanto vai sair o transporte, e a soma do transporte + o produto não pode passar de 100 dolares!

Fico muito feliz em colaborar com isso. Boas compras!!!!

Fontes:

http://bjc.uol.com.br/2014/01/30/a-justica-decidiu-compras-abaixo-de-100-dolares-nao-podem-ser-tributadas/

http://adrenaline.uol.com.br/internet/artigos/340/o-que-comprar-com-100-dolares-em-sites-internacionais.html
_________________
Bons Ventos


Editado pela última vez por Pedro Lima em Dom Mar 23, 2014 11:36 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Mar 23, 2014 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

Ótimo Pedro. Só fiquei com uma dúvida aqui. Pois pelo que o amigo transcreveu a portaria que fixa em U$ 50,00 é posterior ao decreto-lei.
E daí, não fica valendo a portaria?
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Dom Mar 23, 2014 10:21 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi meu velho, não sou devogado mas pelo que sei, tanto decreto quanto lei tem peso maior que portaria. Amanhã vejo isto com um colega meu que é da área.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Lima



Registrado: 06/03/14
Idade: 35
Mensagens: 64
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Mar 23, 2014 11:34 pm    Assunto: Responder com citação

Élio, Arzivenko -

No primeiro link do meu post que eu cito como fonte tem explicado detalhadamente por pessoas da área jurídica e pelo que está escrito lá o Deecreto-Lei sobrepõe a Portaria.

Lá tem guias de como as pessoas podem pedir dinheiro de volta que foi taxado erroneamente no passado! Vale a pena dar uma lida para entender melhor!

Abs
_________________
Bons Ventos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Mar 24, 2014 2:11 pm    Assunto: Responder com citação

Aí é que está o "furo da bala"... A portaria é posterior ao Decreto-Lei. Mesmo o decreto-lei se sobrepondo a ela, a Receita aplica a Portaria. Bom daí a gente tem o direito de pedir o ressarcimento do valor, certo?
Mas quem é que vai contratar um advogado, perder tempo, correira, incomodação para se ressarcir do imposto sobre 50 dólares? Vai gastar muito mais do que isso. Ou seja, a Receita já sabe disso, sabe que vai cobrar e que pouquíssimas pessoas (algumas que tem tempo e acesso facilitado a justiça) vai recorrer para obter ressarcimento. E a lei, na prática torna-se sem efeito...
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Lima



Registrado: 06/03/14
Idade: 35
Mensagens: 64
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 24, 2014 2:43 pm    Assunto: Responder com citação

Ao meu ver, a situação que temos agora é bem diferente da que tínhamos no passado, pois agora a informação existe e está sendo divulgada (muito bem divulgada, pois o "achado" do Decreto-Lei foi apenas há dois meses e já estamos todos sabendo)

Pela ignorância da população, realmente ficava muito fácil eles taxarem coisas entre 50 e 100 dolares, porém agora que eles já devem ter milhares de processos pedindo dinheiro de volta (Processo que por sinal é muito simples de começar e não precisa nem de advogado, conforme está descrito no primeiro link).

Meu intuito maior com esse post foi para compras futuras, e não compras passadas. Se chegar uma carta do governo dizendo que vai taxar alguma mercadoria parada na alfândega, nós devolvemos uma carta dizendo que não iremos pagar, explicando os motivos, citando o decreto-lei, e avisando que se não retirarem o taxamento entraremos com um processo de pequenas causa, o qual é rápido de ser resolvido.

Precisamos lutar (ou ao menos tentar) pelos nossos direitos. Passividade nunca é bom...
_________________
Bons Ventos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Mar 24, 2014 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Nisso eu concordo... Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Lima



Registrado: 06/03/14
Idade: 35
Mensagens: 64
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 24, 2014 9:44 pm    Assunto: Responder com citação

Eu serei cobaia então rs.

Conto para vocês em algumas semanas. Vamos ver o que acontece.
_________________
Bons Ventos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sáb Mar 29, 2014 10:32 am    Assunto: Responder com citação

Acompanhando a encrenca rs...
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Pedro Lima



Registrado: 06/03/14
Idade: 35
Mensagens: 64
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2014 4:40 pm    Assunto: Responder com citação

É galera... Minha experiência falhou. Sad

O vendedor, acho que por já conhecer o esquema brasileiro de imposto, colocou o valor muito abaixo do que o que eu paguei. Resultado: Não fui taxado.

Não vou divulgar aqui o nome ou a loja do vendedor, pois não quero que ele fique conhecido aqui no Brasil como "O cara que faz o esquema ilegal". Ele é muito educado, confiável e simpático.

Podem pesquisar, pois se ele sabe e faz isso, com certeza mais gente sabe e faz também... Desculpem aí a tentativa falha de experiência.
_________________
Bons Ventos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lucas Sbardelotto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/11/10
Idade: 43
Mensagens: 181
Localização: Portão-RS

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2014 4:48 pm    Assunto: Responder com citação

Interessante, sempre olhei as ferramentas em sites mas nunca tive coragem de comprar justamente pelo medo dos impostos.

Obrigado
_________________
Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil