FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Procuro muda de Jabuticaba-peluda
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ARMAZÉM DE TROCA
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rigdzin



Registrado: 23/03/14
Mensagens: 22
Localização: Cajuru-SP

MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2014 7:19 pm    Assunto: Procuro muda de Jabuticaba-peluda Responder com citação

Alguém tem muda de Jabuticaba-peluda? - jabuticaba-peluda (Myrciaria spirito-santensis): de casca peluda, crocante (casca que se rompe "estalando" - ao contrário da híbrida que é molenga) e sabor com perfeito balanço ácido-doce.

Myrciaria spirito-santensis / jabuticaba-peluda-de-cruz

Frutos de 2-3 cm, arroxeados com manchas brancas, ovalados e pontiagudos na base. Casca recoberta por minúsculos pêlos (vilosidade), como ocorre na cabeludinha (Myrciaria glazioviana). No ápice existe uma cicatriz de cor clara, em forma de cruz. A combinação de casca resistente e aveludada com um perfeito balanço ácido-doce em seu sabor, conferem-lhe uma posição de destaque entre as melhores jabuticabas.

Usos: A fruta é consumida principalmente ao natural, podendo também ter o mesmo emprego que as demais espécies de jabuticaba. Árvore de porte médio (4-7 m) e folhas de até 9 cm com nervuras medianamente impressas, pode ser utilizada com sucesso em reflorestamento de áreas nativas ou no paisagismo.

Cultivo: Solos férteis, drenados e que retenham umidade. Pode ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra. Vai bem em climas tropicais e subtropicais.

Origem: Floresta atlântica do baixo Rio Doce, no Espírito Santo.

Família: Myrtaceae.

Observações: Raríssima em cultivo, foi localizada em seu habitat natural recentemente pelo Instituto Plantarum (www.plantarum.com.br). Também conhecida como jabuticaba-peluda-de-cruz ou jabuticaba-peluda-capixaba.


Ou:

Myrciaria sp. / jabuticaba-peluda-do-mucuri ou jabuticaba-do-doutor

Frutos de 2,5-3 cm, de coloração roxo-escura e mais ou menos achatados nos polos. A superfície é revestida por indumento velutino, como na jabuticaba-peluda-de-cruz (Myrciaria spirito-santensis). Contrariamente a esta última, não existe cicatriz no ápice, que apresenta um cálice persistente. Seu sabor é excelente, igual ou ligeiramente superior ao de sua prima capixaba. Em sua região de origem, ela é considerada uma fruta superior à famosa jabuticaba-sabará (Myrciaria jaboticaba), que lá ocorre como planta cultivada.
Usos: Deliciosa ao natural, pode ser utilizada também no preparo de sucos, geléias, vinhos, sorvetes, etc. Adaptável ao cultivo em regiões mais secas que outras jabuticabeiras, perdendo entretanto as folhas durante a estiagem. Floresce logo em seguida, no início das chuvas.
Cultivo: Deve ser cultivada da mesma forma que outras jabuticabeiras, ou seja, em solo fértil, bem drenado e que retenha umidade. Frutifica melhor a pleno sol.
Origem: Florestas localizadas nas cabeceiras do Rio Mucuri (MG)
Família: Myrtaceae.
Observações: Espécie descoberta pelo advogado e fazendeiro Dr. Ripersio Penchel, a quem cabe a glória de tê-la introduzido em cultivo. Por este motivo, conhecida também como jabuticaba-do-doutor.


_________________
"Antes da iluminação,
semear, regar e cuidar.
Depois da iluminação,
semear, regar e cuidar."
Antigo provérbio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ARMAZÉM DE TROCA Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil