FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ajuda com meu bonsai....
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcioportilho



Registrado: 11/08/04
Mensagens: 13
Localização: Itumbiara Goiás

MensagemEnviada: Sáb Dez 18, 2004 11:12 am    Assunto: ajuda com meu bonsai.... Responder com citação

eu estou cuidando de uma muda de jatobá que eu mesmo fiz há 2 anos,,, gostaria de saber se a altura do bonsai é determinada única e exclusivamente pelo bonsaísta ou se a espécie também é uma determinante.
é o seguinte.... a minha muda está plantada num vaso de uns 20x15cm e 10cm de altura,,, o problema é que ela parece não se desenvolver mais,,, estou pensando em replanta-la num vaso com um diâmetro maior mas a mesma profundidade, isso é uma boa idéia para que ela se desenvolva mais depressa?
agradeço desde já e quero parabenizá-lo, Sr. Mário A. Garcia Leal, pela oportunidade que esse fórum nos proporciona quanto à troca de experiência entre bonsaístas e principiantes como eu...
valeu mesmo!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Dez 18, 2004 4:35 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Márcio,

Acho que tanto o bonsaísta quanto a planta são fatores determinantes do tamanho do bonsai.

Há pessoas que preferem trabalhar os bonsai de grande porte, acima de 40 cm de altura; outros os de pequeno porte, abaixo de 25 cm. Agora imagine uma pessoa que gosta de mame bonsai e adquire uma muda com 1,5 m de altura com 20 cm de diâmetro do tronco, nesse caso, a planta é quem determina o tamanho.

Como o que você deseja é favorecer o crescimento da sua planta, um jatobá, certamente um vaso mais largo e mais profundo irá ajudar bastante.

Dê uma olhada no tópico "Escorredor + Mamadeira", é uma excelente técnica para ajudar a acelerar o desenvolvimento de um pré-bonsai:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=163

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marcioportilho



Registrado: 11/08/04
Mensagens: 13
Localização: Itumbiara Goiás

MensagemEnviada: Dom Dez 19, 2004 4:18 pm    Assunto: Responder com citação

valeu sergivaldo,,,
o problema é que a raiz principal vai ficar muito profunda e terei que usar sempre esse vaso grande , ou não???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2004 1:34 am    Assunto: Responder com citação

Márcio,

A raiz principal que você se refere deve ser, certamente, a pivotante.

A de se certificar se existem raízes finas (secundárias) suficientes para alimentar bem a planta. Caso positivo, deve-se reduzir ao máximo possível o comprimento dessa pivotante, pois ela não servirá para ser utilizada no vaso do bonsai.

Assim sendo, não haverá necessidade de colocar a planta em um recipinte profundo, apenas grande o suficiente para alimentar sua planta. Lembre-se que a planta, futuramente, será colocada em um vaso bem menor, portanto há necessidade de ir trabalhando as raízes para que o seu volume seja compatível com as dimensões desse vaso.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marcioportilho



Registrado: 11/08/04
Mensagens: 13
Localização: Itumbiara Goiás

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2004 10:47 am    Assunto: Responder com citação

entendi sergivaldo, valeu mesmo!!!!
eu vi uns trabalhos seus no fórum, ainda não possuo conhecimento o bastante para analizar precisamente um bonsai mas mesmo assim adorei ,,
o brigado mais uma vez pela ajuda,,,
Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2004 11:59 am    Assunto: Responder com citação

Olá Márcio, como vai?

O Jatobá é uma árvore de grandes proporções... Acredito que vai haver alguma dificuldade.
Tenho um muda que fiz por semente tb, para outros fins, e já tem quase 1 ano. Ainda está no saco preto pequeno, mas já passou da hora de ir ao chão.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil