FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra Rosa 8 anos, o que fazer?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
thi_santos

MensagemEnviada: Qui Jun 05, 2014 1:59 pm    Assunto: Caliandra Rosa 8 anos, o que fazer? Responder com citação

Como havia comentado em outro tópico eu comprei esta Caliandra de 8 anos ontem a noite.

A única coisa que fiz foi transplantar para o meu vaso, o substrato foi a mistura de areia,casca de arroz etc.. com pedra na proporção de 3 de areia para 1 de pedra.

Não cortei nenhuma raiz, apenas transplantei.

Gostaria de idéias dos nobres amigos nas projeções, a minha ideia era pegar este "galho" da esquerda e baixar, deixar mais longo até a lateral do vaso, e o galho lateral esquerdo também baixar. Alguma outra ideia?

É claro que eu só iria colocar os arames ou qualquer outra coisa daqui uns 4 meses no mínimo já que fiz a transfega ontem e a planta nem se adaptou ao ambiente etc...

Outra dúvida, alguma dica? Desfolhagem total? Quando?

Desde já agradeço a atenção dos amigos e peço desculpas pela qualidade da foto, tirei do celular, depois tiro umas melhores com DSLR.

Obs: folhas encolhidas por ser noite, ainda nem a vi abertas....

Atualização após 1 semana do transplante (07/06/14) e com as folhas abertas.

Editado pela última vez por thi_santos em Qua Jun 11, 2014 4:38 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
thi_santos

MensagemEnviada: Sex Jun 06, 2014 8:47 am    Assunto: Responder com citação

Hoje, 2 dias após o transplante a planta começou a apresentar algumas folhas amareladas, faz uns 3 dias que não abre um sol em Porto Alegre, dia sempre nublado e escuro.

Folhas amareladas é um grande problema? Ou algum sintoma da transfega fora de época?
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 06, 2014 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Normal, a planta esta dando atenção pra área sofrida(raízes), e está eliminando bagagem pra cumprir a rigor este papel! Digamos um mecanismo de defesa, certamente será brindado com nova brotação assim que o processo de recuperação estiver concluído.
Também sou de Porto, o tempo tá chato pacaraí mesmo!
thi_santos

MensagemEnviada: Sex Jun 06, 2014 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Normal, a planta esta dando atenção pra área sofrida(raízes), e está eliminando bagagem pra cumprir a rigor este papel! Digamos um mecanismo de defesa, certamente será brindado com nova brotação assim que o processo de recuperação estiver concluído.
Também sou de Porto, o tempo tá chato pacaraí mesmo!

Na real ainda nem consegui ver as folhas abertas, saio sempre as 7 e chego as 18hs... Tenho medo dela morrer por perder as folhas e não ter luz!
erico.bettoni
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 06, 2014 1:53 pm    Assunto: Responder com citação

Deixa numa janela, e deixa ela aberta pra ventilar.
Victor
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 08, 2014 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

Boa noite thi_santos
É bom deixar ela após o reenvase longe do Sol mesmo por alguns dias. Entretanto, essa planta gosta muito de Sol e claridade, isso será fundamental para que ela volte a crescer bem. A desfolha seria melhor você deixar para o fim do inverno, deixe-a se recuperar. Sinceramente, eu gostei do formato da sua planta, o que falta mesmo, na minha opinião, é uma ramificação mais intensa desses galhos, fazendo assim uma copa mais frondosa. Isso você conseguirá com a desfolha.

Abraço
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 10, 2014 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

Pode ser aquele cachorro com cara de bravo que esta secando sua caliandra.... rsrsrsrs

Brincadeiras a parte.. leia sobre o cultivo da especie ... aqui mesmo no forum tem muito material para te orientar...
thi_santos

MensagemEnviada: Qua Jun 11, 2014 3:51 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio escreveu:
Pode ser aquele cachorro com cara de bravo que esta secando sua caliandra.... rsrsrsrs

Brincadeiras a parte.. leia sobre o cultivo da especie ... aqui mesmo no forum tem muito material para te orientar...

A Branca!!! Mas não, ela tava olhando de curió mesmo hehe
thi_santos

MensagemEnviada: Qua Jun 11, 2014 4:01 pm    Assunto: Responder com citação

Já dei uma lida, no guia das espécies e tal porém...

Sei que por ter feito a transfega a poucos dias ( ela já está se recuperando) e por não ser a época correta etc...

Posso fazer uma aramação leve em uns dois galhos? Ou o risco é muito alto? Alguém já cometeu uma heresia assim?

Já vi as folhas abrindo durante o dia, impressionante a natureza mesmo, um simples ser vivo funcionando tão perfeitamente, talvez para vocês isto seja algo tão normal mas para mim foi realmente impressionante, dá uma noção mais clara que a planta está viva.

Editado pela última vez por thi_santos em Qua Jun 11, 2014 4:32 pm; num total de 2 vezes
thi_santos

MensagemEnviada: Qua Jun 11, 2014 4:29 pm    Assunto: Responder com citação

Victor escreveu:
Boa noite thi_santos
É bom deixar ela após o reenvase longe do Sol mesmo por alguns dias. Entretanto, essa planta gosta muito de Sol e claridade, isso será fundamental para que ela volte a crescer bem. A desfolha seria melhor você deixar para o fim do inverno, deixe-a se recuperar. Sinceramente, eu gostei do formato da sua planta, o que falta mesmo, na minha opinião, é uma ramificação mais intensa desses galhos, fazendo assim uma copa mais frondosa. Isso você conseguirá com a desfolha.

Abraço

Obrigado pelas dicas Victor, só o que me incomoda nela é estes dois galhos laterais estarem "mirando" para cima e o tronco ser reto, parece que falta uma definição ainda.

Quanto a ramificação, estava lendo por aqui que o indicado seria fazer no início da primavera, logo de acordo com a sua informação (final do inverno), o que traria volume e folhas menores, correto?
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 11, 2014 11:31 am    Assunto: Responder com citação

Amigo, nao consigo visualizar muito bem pois tem algumas folhas na frente, mas acredito que tua planta esta com uma inversão de conicidade, me corrija se estiver errado.
Se isso for veridico teras de cortar um pouco acima do segundo galho.
Porem, pelo que vi o segundo galho esta relativamente grosso em relaçao ao primeiro galho, caso ela realmente esteja com a inversão que comentei, poderias usar esse galho como novo apice, aramando-o e posicionado o mesmo para cima, claro, isso se o galho nao estiver grosso demais, pois ai a modelagem do galho torna-se inviável podendo quebra-lo.
Poste mais fotos detalhadas para podermos analisar melhor.
Se ela estiver nesse vaso da foto, sugiro tira-la dai e colocar numa bacia grande e bem perfurada com areião desses do tipo de construção, so da uma peneirada para retirar as pedras maiores, dispensáveis na granulometria do substrato.

Sou iniciante também se falei alguma besteira, estamos ai para novas ideias! Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: