|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ruan Faquim
|
Enviada: Dom Maio 22, 2011 5:41 pm Assunto: Crassula ovata...será que vai?? |
|
|
Olá como estão todos por aqui..??
Nesse final de semana minha avó me disse que iria jogar fora um pote com alguns exemplares de Crassula Ovata.. Sei que ela não entra na definição de Bonsai já que a Crassula é uma planta que forma apenas arbustos, mas a conicidade desses exelplares sempre me atraiu muito, já que estão nesse mesmo pote a mais de 10 anos..
Assim fiz uma projeção para saber como iria ficar em um vaso para bonsai e gostaria de saber a opinião de vocês...
Desde já Obrigado
Abraços
Antes
Agora após a projeção.. Aforma que eu espere que ela fique...Não sou muito bom nisso que alguem quiser me ajudar, Obrigadoo.. kkkkkkkkkkkkkkk
Minha maravilhosa projeção deve ficar melhor em tons de cinza né..kkkkkkkkkk
vle galera |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Maio 22, 2011 7:11 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Ola Ruan,embora muitos tem a opiniao de derrepente nao considerar esta especie como bonsai tambem tenho uma com 10anos que ganhei de um senhor japones legitimo que mora em minha regiao e tambem é adepto a nossa arte com varias perolas trabalhadas por ele.Tens uma linda planta para trabalhar e sua projeção esta lindissima tambem faria uma floresta com esta planta que ira ficar muito linda.Nao nos deixe de brindar com futuras fotos deste trabalho finalizado.
Abraços |
|
|
 |
Ruan Faquim
|
Enviada: Dom Maio 22, 2011 8:23 pm Assunto: |
|
|
Junto com a ajuda da minha avó, uma senhorinha fantástica vou fazer esse transplante essa semana e posto as novas fotos....
Muito Obrigado pela colaboração..
Andre Antoniazzi coloque algumas fotos das suas se puder pra eu ter uma idéia...
Abraços |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Ter Maio 24, 2011 9:36 am Assunto: |
|
|
acho que ficaria legal em um vaso redondo com uns 5 cm de cada lado de folga entre os caules e a borda do vaso
valeu |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 24, 2011 6:59 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ola Ruan desculpe-me por te enviar uma foto do ano passado do meu mas ainda nao tive tempo de fotografar minhas plantas este ano o que esta faltando em meu arquivo pessoal mas da pra voce ter uma ideia assim que tirar novas fotos prometo posta-las aqui.
.
.
Hoje ela esta com uma copa pais densa,seu tronco mais grosso esta linda assim que tirar novas fotos posto por aqui.
Abraços[/img] |
|
|
 |
Ruan Faquim
|
Enviada: Ter Maio 24, 2011 11:34 pm Assunto: |
|
|
O Andre brigadão por postar as fotos pra eu poder ver aqui..
Ta muito bonita sua crássula mesmo, vc tem razão, elas podem ficar sim muito boas como Bonsai...
Tive uns problemas essa semana, mas assim que eu fizer o transplante eu coloco as fotos aqui.. abraçãoo
brigadoo |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 9:13 am Assunto: b onsai |
|
|
A razão da crássula e outras variedades de suculentas não serem consideradas aptas para bonsai, ainda que possam ser cultivadas como tal e terem seu formato fixado em determinados estilos clássicos japoneses, é que ela não se enquadra na especificação básica, isto é, o critério que define que o bonsai deve ser obtido pelo cultivo de: arbusto, arvore ou trepadeira que tenha caule lenhoso, cerne duro. Isso significa que é preciso que o tronco tenha em sua composição madeira dura, ou algo similar a ela, ficando fora dessa classificação todas as suculentas, ainda que possamos formar algo parecido a bonsai com elas.
Claro que isso irá depender inteiramente do conceito de cada um, que achar que pode sim fazer bonsai com suculentas. Todavia, tendo em vista o carater restrito da definição acima, no máximo o que se irá conseguir é reproduzir um aspecto de bonsai, o que pode incluso contar com o recurso do cultivo em recipiente de bonsai, como vasos e bandejas rasos.
Longe de querer jogar lenha nessa fogueira, o que não leva a nada, convenhamos, o que eu quero salientar é que vivemos uma democracia, e todos devem se sentir livres para escolher o que cultivar. Se a finalidade é formar uma estrutura parecida com um bonsai, usando para seu cultivo e plantio um vaso de bonsai, devemos nos sentir à vontade para fazê-lo, mas sabendo, de antemão, que não se trata realmente de um bonsai, mas de algo parecido com isso, em razão da colocação terminal que especifico aqui.
Isso posto, Ruan, sugiro que o nobre colega desmembre as plantas inicialmente, cultivando-as individualmente primeiro, por uns dois ou tres anos, antes de voltar a uni-las na formação inicialmente pretendida. Isso irá possibilitar que cada planta emita brotação lateral em separado, formando pseudo galhos, que permitirão uma construção mais interessante ao final do trabalho, do que apenas mantendo a aparencia desenlegante atual, sem nenhum atrativo que não os troncos juntos.
Ao fazer como sugiro a voce, poderá anexar alguma qualidade técnica ao seu trabalho, incluso pela composição com um numero impar de plantas, deixando-a ainda mais parecida com uma floresta bonsai, nos moldes em que é tradicionalmente formada, e que, de maneira alguma, é como o que ora se propõe a fazer.
A melhor crássula para esse tipo de trabalho é a variedade Portulacária afra, como pode ver nas imagens abaixo:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=77906&sid=c2013a22e1ff862d1c926fd495009670
Veja as imagens postadas no link acima, que cuida justamente dessa espécie de suculenta. As dicas poderão ajudá-lo com sua planta. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ruan Faquim
|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 10:38 am Assunto: |
|
|
Oi Nicky como vai??
Poise eu tinha lido algumas coisa antes sobre esse conceitos da Crássula não ser lenhosa e tal. mas o link que vc passou tem uma discusssão muitissimo construtiva, aprendi bastante.. Braigadão..
Vou tentar transplantala individualmente e ver no que dá...
Mais uma vez aprendendo muito por aqui..
Obrigado a todos.
abraçoss |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 25, 2011 6:34 pm Assunto: BONSAI |
|
|
Ola amigos,como sempre as dicas do nickyfury sempre muito sabias e com quem se aprende muito tambem longe de alimentar com lenha esta troca de ideias mas ja houve uma mais ou menos e foi comigo se lembra nickyfury?fazendo mensao ate de que daqui a pouco iriamos cultivar repolhos e outros similares dizendo que seria bonsai.Sei que nao se enquadram mas ficam bonitas.E amigo Ruan as dicas do nickyfury sao muito sabias embora agente tem aquela anciedade de ver tudo pronto de uma vez,mas temos que ter paciencia cultiva-las elas separadamente por um tempo voce notara que elas ficaram mais robustas e depois se quiseres executar o trabalho de uma florestinha sempre em numeros impares ok.Fico entao com mais uma dica sabia do nosso caro colega nickyfury.
ABRAÇOS |
|
|
 |
Ruan Faquim
|
Enviada: Sáb Ago 06, 2011 11:38 pm Assunto: |
|
|
E ai pessoal, como vão todos??
OUvi todas as dicas mas como postarei a baixo, não foi possível segui-las da forma que eu queria..
Como Nicky tinha prpoposto de coloca-las em vasos de treinamento, queria muito ter feito isso, mas minha casa não tem o espeço necessário que eu precisaria para dividir todas as plantas..
Então eu fiz a "florestaa " de Crassula..
Gostaria de saber a opinião de vocês, a planta estava muito danificada pela idade e cuidados errados, mas ela está se recuperanto otimamente.
1º Como ela está.
2º Como gostaria que ela ficasse, Vou me empenhar para que isso ocorra. Não reparem na montagem, pois não sou muito bom nisso. rsrsr
Mais uma vez muito obrigado..[/img][/url] |
|
|
 |
matheuspichi
Registrado: 28/10/11 Idade: 29 Mensagens: 4 Localização: Matão-SP
|
Enviada: Seg Jun 30, 2014 10:11 pm Assunto: Crássula |
|
|
Puts cara tenho várias mudas dessa planta aqui, ganhei uma há uns 3 anos atrás e ela se reproduz facilmente, por galhos e folhas, tenho 2 bonsais bem massa, qualquer hora posto foto deles.
Essa planta é muito boa para testes; já que são resistentes, maleáveis e se bobear cresce até no asfalto. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jul 01, 2014 4:07 pm Assunto: |
|
|
Beleza Matheus. Apesar dela ser uma suculenta e não lenhosa, pode ser usada para bonsai e se bem conduzida dará um efeito bem legal. Ficamos no aguardo para ver tuas plantas e vamos dentro do possível auxiliar a transformar elas em bonsai. abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|