|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Claudio Soares II 1.o PASSO

Registrado: 19/03/12 Mensagens: 168 Localização: Caxias do sul-RS
|
Enviada: Qua Jun 19, 2013 1:54 pm Assunto: YAMADORI LIMÃO GALEGO |
|
|
Olá pessoal, estou com mais uma situação de yamadori para breve, trata-se de um limão galego que tenho mal posicionado e que cresceu demais e tapa o sol do meu viveiro de bonsai e da minha varanda, então, pela excelente base que ele tem, e pelas qualidades dessa espécie, folhas e frutos pequenos, resolvi que vou inicia-lo como pré bonsai.
Detalhe da base que tem 15cm, podemos ver que foi enxertada onde ela faz uma conicidade brusca mas não mais aparece cicatriz de enxerto.
outro lado
outro lado
Tenho algumas ideias para essa planta mas como gostaria da opinião de vcs, não farei nenhum comentário antecipado para que vcs tenham liberdade de me sugerir possíveis caminhos. obrigado.
foto da copa da árvore que tem hoje uns 3m
 _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 19, 2013 2:31 pm Assunto: |
|
|
Então, Claudio. Intervenções de cítricos se faz em julho (aqui no sul)
Sugiro, em julho fazer uma poda radical a uns 20 cm do solo. Em setembro fazer uma sangria completa e em Julho de 2014 fazer o Yamadori. Até lá pode ir trabalhando os ramos que nascerem da poda radical.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Jun 19, 2013 5:14 pm Assunto: |
|
|
Consegue ver uma estrutura anelar entre as raízes e o caule? Ali é o ponto de enxertia. Caso surjam brotos abaixo do círculo, remova-os, pois são brotos do cavalo (a base do enxerto, geralmente uma cítrica mais rústica). |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 19, 2013 5:43 pm Assunto: |
|
|
É isso mesmo Arzivenko, é bem ali o enxerto, o que gosto é da conicidade que criou nessa região, obrigado pela dica. _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Qua Jun 19, 2013 11:59 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando. _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jul 01, 2013 7:40 pm Assunto: bonnesai |
|
|
A vantagem do cultivo desse tipo de cítrico está condicionada ao fato de que podemos "enxertar" fortunella japonica" (kinzu) em seu tronco, obtendo assim um tronco bem grosso, com folhas e frutos bem pequenos. O bonsaista Geraldo Inocêncio, da Bonsai Morrinhos, de Morrinhos/GO, foi quem primeiro apresentou esse trabalho aqui no forum, e seguindo suas orientações, trabalhei na formatação de uma planta cedida pelo bonsaista Paulo Ventura, qui do DF, apresentando um passo a passo desse trabalho aqui no forum, também. Por isso, após recuperar bem essa planta, minha sugestão para voce é nesse sentido.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=5696&sid=f1900367dcec3e370cdb38b189c9a752 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jul 08, 2013 9:36 am Assunto: |
|
|
Nick, sabe que eu olhei o post do enxerto com kinzu e realmente seria um grande desafio, mas o resultado, se com êxito, sobressairia em muito em qualidade e beleza, comparado com o que pretendo hoje. Essa planta em questão já é proveniente de uma muda que adquiri enxertada e tem aproximadamente 5 ou 6 anos livre no solo, a pergunta que te faço é, devo tentar enxertar novamente, haveria algum possível problema? a questão é que conseguiria por aqui mudas novas de limão galego, de sementes, para tentar a técnica em outro projeto, com menor risco, e trabalharia essa planta aqui postada como o amigo Élio me indicou, o que acha? Obrigado. _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jul 09, 2013 9:11 pm Assunto: bonsai |
|
|
Claudio, fazer um enxerto sobre uma planta enxertada não há inconveniente algum. Mas é claro que fazer ou não fazer, é algo que apenas você pode determinar, lamento não poder ajudar nesse sentido. Como dizia o mestre Hidaka, "se minha planta" eu faria, pois o uso da técnica implica em melhorar a planta, não em atrapalhar sua construção. Mas isso é algo muito pessoal e apenas você, que é o dono, é quem pode decidir.
Para dar um exemplo prático, voltemos ao bom Hidaka sensei. Ele faz enxertia de uma variedade de pinheiro, chamada de corticosa (em japonês NISHIKI). Essa variedade deve ser enxertada numa muda de pinheiro negro comum, para que possa crescer e se desenvolver a contento. Então, após fazer o enxerto num galho apical, usando apenas uma vela de uma muda de NISHIKI, temos que após determinado tempo há uma nova planta crescendo sobre outra, momento oportuno para promover um alporque na base do galho enxertado e estabelecer, com esse galho, uma nova planta, dessa vez enxertada.
A planta que foi retirada será então um PN variedade Corticosa (NISHIKI), e a planta que ficou continuará recebendo treinamento para ser um bonsai de PN normal, como os demais. No caso da sua planta, enxertar kinzu nela ou em um galho qualquer de outro limoeiro, poderá render uma nova planta, estabelecendo qualidade nela, que de certa forma não iria ter ou conseguir mantendo como está. Mas posso estar enganado, por isso minha opinião é no sentido de que apenas você, dono da planta, tem a decisão final sobre fazer ou não. Ou fazer como indicou acreditar ser melhor. Uma ou outra opção, não deixe de mostrar aqui no forum, para que outros possam estar aprendendo tambem. Um abraço e boa sorte. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Ago 04, 2013 7:00 pm Assunto: |
|
|
Serrote passado, agora é esperar as brotações, em outubro farei a sangria das raízes para retirar o ano que vem, no corte passei bastante pasta seladora e, como havia visto em um post, acho que do Nick, se não me engano onde ele colocava papel alumínio nos cortes de poda drástica das jabuticabas para proteger e incentivar brotações, resolvi copiar nesse limão.
A frente possivelmente será a foto 2 ou a 4, dependendo das brotações, abaixo uma pequena projeção que fiz...apenas uma idéia a seguir, como disse, depende das brotações.
 _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 21, 2013 7:57 pm Assunto: |
|
|
Claudio, estou acompanhando um limoeiro a mais de uma ano para tentar um yamadori , ele aparentemente tem cerca de 3 ou 4 anos e esta localizado em um potreiro de propriedade de um amigo. a planta é de uma variedade comum e bem rustica, porém o solo em que está é muito duro, precisarei cavocar muito para tira-lo de lá. Você já pensou em como vai proceder com o yamadori? como vai tirar essa planta daí? onde vai coloca-la? qual o substrato que pretende usar? são coisas que me intrigam, uma vez que não temos muito material sobre citricos (limoeiros em especial).
abraço, Edicarlos. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 22, 2013 12:01 pm Assunto: |
|
|
Edicarlos, sim, já tenho tudo planejado, efetuei a poda drástica em julho, após ele emitir bastante brotações, creio eu que final de setembro, início de outubro, eu farei a sangria das raízes, o que seria isso, cavocaria em volta da planta uns 20cm de raio a uma profundidade suficiente para expor as raízes que saem para as laterais...feito isso, cortaria essas raízes, somente as laterais que fará parte do futuro nebari, deixando elas no comprimento adequado que caberiam no vaso de treinamento, a raíz ou raízes que saem retas para o fundo vc deixa intactas, então passaria pasta selante nos cortes para evitar fungos e preencheria esse vão com substrato bem drenante e com alguma matéria orgânica, as misturas vc pode procurar que tem aos montes aqui nos tópicos, até cobrir todas as raízes, regando com Tiamina 1x poe semana, eu uso o medicamento benerva, dois comprimidos batido no liquidificador com 1,5 litros de água, no demais, rega normal, e deixar crescer livre sem intervenções, nessas raízes cortadas irão desenvolver raízes capilares que passará a alimentar a planta, após 1 ano, no próximo final de inverno, aí sim seria a hora de efetuar o yamadori, pequena poda de seleção nos galhos que se lançaram, cortar as raízes principais tentando mexer o mínimo nessas novas capilares que se criaram, e passaria para o vaso de treinamento. Dessa forma a planta já teria raízes para alimentar uma futura brotação no vaso e também sofre menos stress. Isso é o que farei com o meu. boa sorte. _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 22, 2013 10:09 pm Assunto: |
|
|
É isso aí Joicimar...temos que ser otimistas mesmo...toda realização começa como um sonha na cabeça de alguém que acredita ser capaz. _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
Tudo Lindo e Maravilhoso
Registrado: 08/02/12 Mensagens: 16 Localização: Tudo Maravilhoso
|
Enviada: Sex Set 13, 2013 9:23 pm Assunto: |
|
|
Em minha opinião vc fez uma besteira retumbante ao realizar esta poda drástica pois ela estava bem do jeito que estava. Antes de querer ceifar qualquer árvore q a gente vê pela frente, devemos analisar bem a situação, se vale a pena ou não colocá-lo num vaso.Desculpe minha franqueza, mas infelizmente este limoeiro vai ficar com uma arquitetura bizarra e grotesco no vaso...Eu aconselho vc a refletir e deixa-la onde está para que ela possa rebrotar e quem sabe voltar a ser o que era antes. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|