|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Seg Dez 02, 2013 1:17 pm Assunto: Ipê Branco - sugestões |
|
|
Olá pessoal,
Estou com esse ipezão branco, que era bem mais alto, mas que podei radical, e agora em menos de 1 mês levantou estes galhos e folhas enormes! Sei que diminuir as folhas é mais complicado, mas gostaria de saber que estilo seria mais indicado, além de um possível literati?
Antes da poda ela era assim, onde boa parte do que hoje é o tronco enterrada:
Depois da poda radical, em 31/10/2013, e também de retirar a terra da volta do tronco, ficou assim:
Em 26/11/2013 já estava assim:
E a "folhinha" está deste tamanho aqui ó:
Lembro que o amigo Elio de Curitiba tem um ipê amarelo no qual conseguiu trabalhar o tamanho das folhas, mas como eu disse, acho que por enquanto preciso encaminhar melhor estes galhos. Sei também que o amigo Edson Mori também possui um lindíssimo exemplar do amarelo, portanto qualquer dica será muito bem vinda!
Obrigado e abraço a todos!  _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

Registrado: 22/06/10 Mensagens: 277 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Seg Dez 02, 2013 2:20 pm Assunto: |
|
|
Simba, particularmente não tenho tido êxito com ipê branco, além de que as folhas são maiores, estou tentando aprender, mas tá difícil..... |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Ter Dez 03, 2013 8:04 pm Assunto: ipe |
|
|
Simba,beleza olha na minha opinião futuramente acho que com as desfolhas
feitas adequadamente e na época certa,acho que vc consiguirá reduzir o tamanho das folhas.
eu a uns anos atras estava fazendo uma experiencia com o chapel de sol, raridade bonsai com a especie isso se tiver , e as folhas sao enormes quase no tamanho de um prato,acho que umas 3 latinhas dessa rss e eu consegui deixa-las no tamanho de uma colher de sopa , pena que se foi junto com todas minhass plantas
consegui uma foto antiga dela estava aqui nas minhas postagens eu copiei pra te mostrar
esta foto foi tirada apos uma poda radical ,ja estava brotando de novo
mas vamos ver as opiniões dos mais experientes.
aqui perto de casa tem um ipe amarelo,mas ainda nao achei onde fica o quintal da casa onde ele esta plantado,quando eu achar vou ver se consigo pedir ao dono do imovel uma estaca boa dele.
os bonsais de ipe sao muito bonitos, ja estou imaginando um bonsai de ipe
dando flores aqui em casa rss deve ser maravilhoso.
abs
Marcelo _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Dez 23, 2013 5:57 pm Assunto: |
|
|
Essa é uma planta que exige dedicação para se conseguir resultados. Eu até hoje não consegui. meu problema com ela era que se eu plantasse ela em um vaso pequeno ela fica 2 ou 3 anos sem desenvolver, e se eu planto num lugar maior ela dava entrenós imensos. |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Seg Dez 23, 2013 7:18 pm Assunto: |
|
|
Simba, acho que até agora já fizeste um grande trabalho com ela!
Eu conheço pouco a espécie, e com bastante gente dizendo ser difícil a condução, confesso que não me animei a tentar ainda.
Acompanhando.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 26, 2013 8:21 am Assunto: |
|
|
Obrigado Edu e Renato!
Edu, o crescimento do meu exemplar tá muito rápido, e a planta fica numa bacia comum, furada, terra vegetal com adubação moderada e no meio da primavera larguei 4 porções de osmocote 15-9-12 de 5 meses. O problema (para as minhas plantas) é que no verão não dá sol na minha sacada, então as folhas tendem a crescer mais do que se estivessem expostas diretamente à luz solar. Bem, no transplante, precisei podar uma grossa pivotante, que só de farra plantei numa garrafinha de água mineral. Demorou mas brotou, apesar do pedaço de raiz estar todo rachado e comprometido, ela veio e mais tarde eu posto fotos!
Pois é Renato, estou trabalhando com desfolhas ocasionais e vou tentar fazer umas podas nas pontas dos ramos compridos, vamos ver como ela reage.
Abraço! _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

Registrado: 06/04/12 Idade: 57 Mensagens: 235 Localização: Cabo Frio-RJ
|
Enviada: Qui Dez 26, 2013 4:00 pm Assunto: |
|
|
Simba, Tenho aprendido na prática que a persistência é uma qualidade essencial no bonsaísta. Podemos achar bonsai de espécies que talvez boa parte dos colegas não nos animariam a continuar investindo, mas creio que você está no caminho certo, mesmo com as limitações da espécie e as limitações de suas instalações, você deve continuar perseverando. Imagine daqui há dez anos você postando orgulhoso as fotos desta (e de outras) árvores que hoje pouca gente vê potencial... _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 28, 2013 5:03 pm Assunto: |
|
|
Com certeza, Silas!
Bom, aí vai conforme o combinado, um par de fotos daquele resto de raiz que iria fora depois do transplante deste ipe branco. Detalhe de como estava detonado o que restou desta raiz, e mesmo assim brotou.
 _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

Registrado: 01/04/14 Idade: 46 Mensagens: 158 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Abr 18, 2014 11:04 pm Assunto: |
|
|
Nossa, duas espécies que adoro num mesmo post!
Ainda não fiz tópico para estes exemplares, mas seguem duas fotos de amostra.
O ipê é rosa, que tem folhas MUITO maiores que a do branco, veja como já consegui reduzir.
A sete copas (chapéu de praia) é de semente, e ainda nem formei tronco ou raiz. É uma muda, e vai demorar muito ainda.
Tem atualização pra postar?
Marcelo, como fazia a desfolha da sete copas?
Ipê Rosa
Sete Copas
 _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Abr 19, 2014 9:39 am Assunto: |
|
|
Tem certeza de que é um ipê branco? Está parecendo mais com um ipê da serra, o ipê branco tem folhas peludas.
Acompanhando _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|