FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Eu nao concordo
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Este tópico está trancado: você não pode editar ou responder mensagens.    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
erico.bettoni
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/04/14
Idade: 45
Mensagens: 158
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2014 7:35 pm    Assunto: Responder com citação

hehehehe

Depois de anos em fóruns de tecnologia achei que aqui nos bonsai ia ser diferente.

hahahahahah
Laughing
_________________
Minhas Plantas
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
O DRUIDA



Registrado: 05/05/09
Idade: 49
Mensagens: 28
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2014 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro Lima
Vc tem razão cara.... me perdoe... eu sou um troll...
Mas como não ser? Ainda mais depois de descobrir hj q nós seres humanos temos inteligência,e as plantas....naaaaaaaao!!!!
Buuuuuaaaaa
E pior: se sumirmos do planeta, nao fará diferença para elas!!!!!!
E por falar em Oscar, seguramente merecemos um por aguentar sua debilidade mental aqui....
E cara, eu vi num filme,Forrest Gump,q a vida é como uma caixa de chocolates.... vc nunca sabe o q vai pegar!!!! Vc sabe o q isso significa??? tipo: se vc comprar uma caixa de bombons Garoto, vc pode pegar um opereta, um serenata ou um de Figo!!!!!Naaaaao..
Agora me responda sinceramente:sera q nem meus bonsai sentirão minha falta???? Meu, eu dou tanta luz, tanta paz, tanto amoooooor p eles...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/03/11
Idade: 36
Mensagens: 287
Localização: Maringa-PR

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2014 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

acho que fugimos um pouco do assunto já tem alguns posts...
_________________
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2014 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

Bem, creio que aqui já esgotamos a cota de discussão a nível pessoal e espero, sinceramente, que encerremos por aqui. Quanto as opiniões sobre o tema inicial deste post, ou seja, o valor do bonsai, esperamos mais contribuições que possam ser úteis a todos.
Sobre o preço da planta, quanto a idade, de fato há uma tendência, oriunda do cultivo por viveiristas, em colocar preço pela idade da planta e a razão é simples: tempo de cultivo = custo (mão-de-obra, insumos, energia, água, etc...). Mas no mundo do bonsai, há um jargão corrente, mesmo entre os mestres do bonsai de alguns dos quais já ouvi inúmeras vezes, de que "mais vale a idade aparente, do que a idade real da planta." Tentando esclarecer melhor: as técnicas utilizadas, a estilização adequada para cada planta, a forma, a proporção, enfim tudo o que for feito na planta que lhe confira uma forma estética adequada e façam com que a planta tenha uma aparência mais velha é o que faz valorizar a planta. Outro dia apareceu em nossa associação um bonsaísta autodidata que tinha plantas em vasos há exatos 20 anos. Como não usou nenhuma técnica e também não tinha conhecimento de estilização, suas plantas tinham a aparência de simples mudas. Durante 20 anos, tudo o que fez foi: eventualmente podar as pontas (para não crescer) e a cada 4-5 anos retirava do vaso, cortava umas pontas de raízes e recolocava no vaso adicionando um pouco de substrato novo. Isso tudo não fazia a planta ficar nem bonita, nem com a aparência de velha, mesmo que já tivesse uma idade relativa. Após a terceira reunião ele falou: eu fiquei 20 anos cultivando plantinhas em vaso, agora vou aprender a fazer bonsai.
A planta mostrada acima pode, ou não ter a idade mencionada. Se não tiver, então realmente é um ato de má fé do vendedor, sabendo que idade é um atrativo aos menos avisados, se utiliza deste subterfúgio para tirar proveito. Mas também conforme a maneira e onde foi cultivada pode ter a idade mencionada e apenas não aparentar. Da mesma forma, então, seria (não estou dizendo é) leviano de nossa parte acusá-lo de desonesto, sem ter a certeza, até porque apenas por uma foto de site avaliar a idade de uma planta é bem complicado. Podemos sim dizer se achamos ou não que pode ter esta idade, isso é uma livre opinião. Diferente do que acusar. Confesso que para poder ter imparcialidade de opinião, desde o primeiro instante e até agora não verifiquei quem é o vendedor.
De fato, esta planta poderia, após análise in loco, ter menos valor do que uma simples muda de viveiro, pois uma simples muda de viveiro poderá ter nebari, tachiagari, conicidade, movimento, e outros atributos melhores do que esta do site que para uma estilização dentro das proporções tidas como aceitas, teria de qualquer maneira que passar por uma poda drástica, utilizando-se apenas a estrutura básica do tronco, o que se faria também numa muda de 10 - 15 reais. Isso é apenas o que eu acho, aceitando opinião diversa que venha a valorizar esta discussão. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
O DRUIDA



Registrado: 05/05/09
Idade: 49
Mensagens: 28
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2014 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Fermga
Vc tem razão..eu tb falava serio,e concordo plenamente contigo qdo vc disse q uma loja séria precisa oferecer muito mais do q entregas no prazo...
Acho interessante refletirmos sobre uma coisinha: eu jamais compraria tal planta, acho q nem vc,e nem mesmo o Sr. Elio compraria.... acho q quem conhece minimamente essa modalidade, jamais pagaria tal preço. Então qual seria o cliente em potencial nesse caso? Acho q apenas os principiantes incautos....é uma loja de bonsai q vende bonsai para não bonsaistas...
E mais, estamos postando no maior e mais importante fórum sobre bonsai do Brasil..... com novos usuários a cada dia...e quem esta no banner acima?
Será q não rola um conflito de interesses aí?
A galera fala de arte, fala q não existe preço para arte.... mas para chegarmos nesse nível, precisamos de EDUCAÇAO q nos leve a tal...e esse fórum deveria ser um meio educativo... só q,como uma pessoa mais experiente vai chegar e falar:" essa planta é uma muda e não vale 1/3 do preço q estão cobrando" se a loja é parceira do fórum? Com omissão não rola Brother....
Falowww
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/03/11
Idade: 36
Mensagens: 287
Localização: Maringa-PR

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2014 11:03 pm    Assunto: Responder com citação

Elio agora você disse algumas coisas que eu concordo, mas algumas discordam da ideia apresentada por você em seu primeiro post.
Se o bonsaísta autodidata que apareceu na associação resolve fazer uma promoção com suas plantas que já possuem 20 anos, que aparentavam ser mudas e nem mesmo eram bonitas e que nela já foram investidos os custos (mão-de-obra, insumos, energia, água, etc...) e a lhe oferece pela bagatela de R$191,20 (mesmo valor da planta de 14 anos ofertada pelo site e lembrando que esta tem 6 anos a mais)você a compraria?
Este mesmo bonsaísta levou apenas 3 aulas para descobrir que o que ele fazia não era bonsai, então eu pergunto pq um site especializado em bonsais oferece um produto que a única coisa que realmente é de bonsai é o preço.
_________________
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qua Abr 23, 2014 10:50 am    Assunto: Responder com citação

Rapaziada,

O que falta dizer aqui é que cada um tem uma leitura da situação e isso que acontece no comércio de bonsai também acontece em praticamente todos os segmentos. Vendem-se mercadorias/serviços por um preço determinado pelas regras de mercado. Fixa-se um preço, se vender bastante, aumenta-se! Se vender pouco ou não vender, começam as "promoções".

O carro no Brasil, por exemplo, é caro prá caramba e a cada dia temos mais e mais carros entulhando nossas ruas. Agora, eu nunca soube de ninguém que comprou um carro sem fazer um test drive, sem ler algo sobre o carro em algum fórum, sem comentar com os amigos mais próximos sobre a intenção de comprar tal carro. Mesma coisa deveria acontecer com bonsai, ou seja, em vez de sair gastando quase duzentos pila numa planta que não é nem de perto um bonsai, deveria pesquisar o mínimo que fosse, procurar ajuda de alguém com mais conhecimento, enviar o link da mercadoria na internet para uma avaliação desta pessoa mais experiente e esperar uma resposta antes de agir por impulso e comprar gato por lebre. Infelizmente existem vendedores que se aproveitam mesmo. Só que eu mesmo já comprei várias coisas nesta mesma loja e todas vieram conforme minhas expectativas. Não comprei, porém, nenhuma planta, pois no meu humilde julgamento, nenhuma delas merecia o preço cobrado pela loja. Já aquilo que comprei, nas pesquisas que fiz na época das compras, valiam a pena pelo custo x benefício.

A respeito de o Japão ser mais ou menos desenvolvido, bom, isso deve-se a dois simples fatos primordiais:

1- São muito mais antigos, portanto começaram muito antes que nós a brincar de bonsai;

2- O povo é educado e justo, e isto inclui os vendedores.

Então, já que estamos no Brasil, é válido trazer experiências e conhecimentos infindáveis dos mestres de fora, porém nossa realidade infelizmente é a que conhecemos, ou seja, faz o preço quem vende (nem sempre o preço é justo) e paga realmente quem quer (ou quem não se informa antes). Infelizmente.

Abraço a todos
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qua Abr 23, 2014 11:44 am    Assunto: Responder com citação

Este tópico está beirando os limites estabelecidos nas normas do forum, portanto vamos dar um cartão amarelo, digamos assim.

Acho bem pertinente a discussão, mas não podemos tolerar os ataques pessoais, mesmo velados, se tivermos mais algum destes péssimos exemplos, o tópico será fechado em caráter definitivo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MARCIO ROLDÃO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/05
Idade: 54
Mensagens: 363
Localização: Timoteo MG

MensagemEnviada: Qui Maio 01, 2014 5:49 pm    Assunto: Responder com citação

Elio não há necessidade de discutir esse assunto, pela sua experiência e pelo artista que vc é(suas plantas dizem tudo), vc está mais do que certo, é só ler livros e revistas ou até mesmo na internet, que idade não importa, o importante é que a planta mesmo sendo nova pareça uma árvore velha e frondosa, o que apesar da pouca idade lhe dará um alto valor. Rock junior raramente fala de idade, mas do trabalho que resultará em uma aparente idade.
_________________
"Bonsai no vale do aço"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Maio 01, 2014 7:47 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Marcio... é por aí mesmo!
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/03/11
Idade: 36
Mensagens: 287
Localização: Maringa-PR

MensagemEnviada: Qui Maio 01, 2014 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

Verdade e a planta vendida que dizem ter 14 anos aparenta ter uns 200 no mínimo.
Agora você clareou minha mente e eu descobri o porque estão pedindo tão caro.
Só lembrando que eu em momento nenhum discuti sobre idade e sim afirmei que ela não vale quanto estão pedindo, está bem longe.
_________________
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Maio 01, 2014 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Opa, agora a planta vai triplicar de preço...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/03/11
Idade: 36
Mensagens: 287
Localização: Maringa-PR

MensagemEnviada: Sex Maio 02, 2014 4:28 pm    Assunto: Responder com citação

Tem que aproveitar para comprar porque produto tão bom assim e com preço tão baixo não entendo como ainda não foi vendido...
_________________
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/08/08
Idade: 47
Mensagens: 313
Localização: São paulo SP

MensagemEnviada: Sex Maio 02, 2014 10:13 pm    Assunto: Comentário Responder com citação

Esta discussão na minha humilde opinião foge completamente do propósito do forum e dos princípios da arte bonsai. O DRUIDA expressa sua opinião porém, não entende ou aceita que os outros também tem direito de ter suas próprias opiniões.
Minha dica para o O DRUIDA é que sempre, haverá neste mundo alguém que concorde com sua opinião, por mais absurda que seja, e sempre haverá também pessoas que discordarão de suas opiniões, por melhores que suas opiniões sejam.
Você tem 3 opções: respeita a opinião dos outros, muda de opinião ou muda de forum.
A minha opinião pessoal é que o bonsai não fosse vendido em hipótese alguma. Que ele fosse cultivado apenas por quem se dar ao trabalho de dedicar anos de sua vida ao cultivo duma planta. No máximo ele poderia ser dado de presente para alguém que realmente merecesse.
Não é linda esta visão? Claro que é.
Mas, na vida real as coisas não acontece assim. Quando você quer algo ou você faz, ou compra. É o CAPITALISMO.
Meu conselho ao O DRUIDA é que ele monte um viveiro, produza uma quantidade enorme de plantas melhores que a planta em questão, e venda com um preço que ele ache justo.
Ao demais sugiro que deixemos ele falando sozinho já que ele não respeita a opinião dos outros.
É isso!
A todos um grande abraço, inclusivo ao O DRUIDA.
_________________
A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
O DRUIDA



Registrado: 05/05/09
Idade: 49
Mensagens: 28
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Maio 03, 2014 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

fermga
Se os caras não conseguem fazer uma interpretação de texto elementar,não pense q entenderão ironias....
Não vale a pena...deixa quieto.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Este tópico está trancado: você não pode editar ou responder mensagens.    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil