FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira (hibrida / 2014)
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Abr 26, 2014 4:37 pm    Assunto: Responder com citação

Belo material!! Cuidado com o transplante, podar raízes agora é atestado de morte pra planta, se for mexer nas raízes só no final do inverno, eu esperaria pra podar também, só em agosto.

Mas se não tiver jeito, poda agora nem é tão mal, mas transplante é complicado.

Abraço
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Sáb Abr 26, 2014 6:10 pm    Assunto: Responder com citação

Tiago R escreveu:
Simba, eu viajarei no final de maio ficando alguns meses afastado da planta. Já tive a infelicidade de perder 80% dos meus pre-bonsais quando me mudei daqui. Estou reiniciando agora...

Então creio que seria mais seguro fazer a poda agora e o transplante na temporada do ano que vem, que voltarei pra cá por mais alguns meses.

Hoje eu a expus ao sol pleno (na floricultura ela ficava a meia sombra) e adubei de leve. Vamos ver como ela reage nos próximos 10 dias. Se eu ver que está saudável acredito que posso mantê-la por mais um tempo nesse recipiente.

Dai podo os galhos no mês de maio e ano que vem faço o transplante.

Infelizmente não estarei aqui no fim do inverno.

O que acha?



Então vamos lá...

Se ainda não estás satisfeito com o calibre do tronco, poderias optar pelo transplante já no final de maio, mesmo sabendo que não é a época mais indicada. Ao fazer o transplante, lembre-se de não adubar. Assim, deixaria os galhos crescendo mais um pouco até ano que vem e ganharia alguma grossura de tronco até lá. Caso resolva que o tronco está do calibre certo, então proceda com a poda estrutural e deixe as raízes para mexer na próxima temporada de inverno. Eu mexi numa jabuticabeira, com o tronco quase do mesmo calibre que a tua, fiz poda drástica e transplante ao mesmo tempo e não era inverno. Ela demorou quase 6 meses para emitir brotos novamente, portanto poder fazer, a gente sempre pode. O resultado é que vai dizer se acertamos ou se nos precipitamos!

Abraço
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MARCIO ROLDÃO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/05
Idade: 54
Mensagens: 363
Localização: Timoteo MG

MensagemEnviada: Ter Abr 29, 2014 3:45 pm    Assunto: Responder com citação

Tiago R
Parabéns pela escolha, eu tb optaria pela terceira, o nebari é muito promissor. Eu faria um corte bem abaixo da bifurcação como falou o Fermga, corte radicalmente xanfrado, pingue vela para vedar a cicatriz e deixe descansar. Vc vai ver que vai sair uma brotação vigorosa, não esqueça de adubar para que a planta fortaleça até o transplante. Não tenha medo de arriscar, pois jabuticaba aqui em Minas Gerais é muito resistente e tem o crescimento vigoroso (o contrário do que dizem em revistas e livros), tenho um amigo esqueceu de molhar a sua durante 4 dias, as folhas caíram e assim que começou a molhar brotou tudo de novo.
Tire fotos para que possamos acompanhar aqui do fórum. Boa sorte amigo.
_________________
"Bonsai no vale do aço"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 15/12/09
Mensagens: 751
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Ter Abr 29, 2014 4:25 pm    Assunto: Responder com citação

MARCIO ROLDÃO escreveu:
Tiago R
Parabéns pela escolha, eu tb optaria pela terceira, o nebari é muito promissor. Eu faria um corte bem abaixo da bifurcação como falou o Fermga, corte radicalmente xanfrado, pingue vela para vedar a cicatriz e deixe descansar. Vc vai ver que vai sair uma brotação vigorosa, não esqueça de adubar para que a planta fortaleça até o transplante. Não tenha medo de arriscar, pois jabuticaba aqui em Minas Gerais é muito resistente e tem o crescimento vigoroso (o contrário do que dizem em revistas e livros), tenho um amigo esqueceu de molhar a sua durante 4 dias, as folhas caíram e assim que começou a molhar brotou tudo de novo.
Tire fotos para que possamos acompanhar aqui do fórum. Boa sorte amigo.




Marcio, iria manter os dois seguimentos após a bifurcação. Mas como você disse pra cortar abaixo... Também acho mais interessante, inclusive era o que eu pensava no início.

Quando você acha que posso fazer esse corte, tendo em vista que só estarei por aqui até o final de maio? Agora? No final de maio?

Corte em 30º me parece bom.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 15/12/09
Mensagens: 751
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Sáb Maio 03, 2014 10:59 am    Assunto: Responder com citação

Aproximadamente 01 semana que comprei a planta.

Foi adubada, exposta ao sol pleno, regada diariamente, e podados galhos finos (mais fino que uma caneta tipo bic) e mesmo assim não saiu um broto sequer. Tampouco tinha brotos novos quando a peguei.

As folhas estão velhas e caindo aos poucos.

Ela deve estar doente, e sendo assim acho que não farei intervenção nenhuma até que ela comece a crescer com vigor.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CHU



Registrado: 02/06/08
Mensagens: 14

MensagemEnviada: Qui Maio 15, 2014 4:25 pm    Assunto: Responder com citação

se você já ficou tempo bastante pra perceber que ela é saudável arrisque, essa planta aguenta quase tudo, mas não esqueça de trocar o substrato, se tiver que ter uma prioridade e não quiser arriscar, troque o substrato e corte na base, depois espere brotar bastante. abraço....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MARCIO ROLDÃO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/05
Idade: 54
Mensagens: 363
Localização: Timoteo MG

MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2014 9:46 pm    Assunto: Responder com citação

thiago desculpe a demora em responder amigão, estou ausente do fórum devido falta de tempo. O corte abaixo da bifurcação vai evitar a canicidade invertida, o que desvaloriza o trabalho. O falso transplante é uma boa opção. eu e o Matheus fazemos isso várias vezes com muito sucesso até em fora de época ideal para o transplante, pegamos plantas de viveiros e floricultura e tiramos 80% da terra sem mexer nas raízes ( nenhuma ) e plantamos em substrato aerado, as plantas adoram e respondem com farta brotação.
_________________
"Bonsai no vale do aço"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 15/12/09
Mensagens: 751
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Seg Set 08, 2014 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

Atualização: a planta foi podada em maio. Depois de várias semanas iniciaram as brotações. Retirei os galhos que saem do mesmo ponto e hoje ela se encontra assim:






Preciso de opiniões para decidir se tiro mais alguns galhos ou os mantenho, esquecendo a planta até o ano que vem, quando irei tirá-la deste recipiente.

Obrigado.


Editado pela última vez por Tiago R em Dom Nov 30, 2014 6:52 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/11/11
Mensagens: 153
Localização: igrejinha-RS

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2014 9:14 am    Assunto: Responder com citação

Gostei do material que tens, acredito ter feito o corte correto! Vai sair um bom hokidachi dai!
Mas esse buraco ai do corte da feio ein? Tente aplicar a técnica Van Merr nesse corte para cicatriz melhor, embora a jabuticaba possua um poder de cicatrização grande, ainda assim a cicatriz vai ficar visivelmente feia.... Se aplicar a técnica e tiver sucesso, veras como ficara ótimo!
_________________
Bonsai - A vida em arte!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 15/12/09
Mensagens: 751
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2014 2:30 pm    Assunto: Responder com citação

Marlon.D.S.S escreveu:
Gostei do material que tens, acredito ter feito o corte correto! Vai sair um bom hokidachi dai!
Mas esse buraco ai do corte da feio ein? Tente aplicar a técnica Van Merr nesse corte para cicatriz melhor, embora a jabuticaba possua um poder de cicatrização grande, ainda assim a cicatriz vai ficar visivelmente feia.... Se aplicar a técnica e tiver sucesso, veras como ficara ótimo!


Pode me indicar onde leio sobre a técnica que citou?

Obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/11/11
Mensagens: 153
Localização: igrejinha-RS

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2014 3:42 pm    Assunto: Responder com citação

http://bonsaiqb.blogspot.com.br/2013/11/tecnica-van-meer-para-fechar-grandes.html
_________________
Bonsai - A vida em arte!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 15/12/09
Mensagens: 751
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2014 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

Marlon, bem interessante a técnica, apesar de parecer bem difícil empregar numa cicatriz tão grande quanto a da minha jabuticabeira.

De qualquer forma acho que não da mais para fazer. Não há como empregar a técnica sem prejudicar os galhos que brotaram.

Mas quem sabe, depois, consigo aplica-la parcialmente!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 15/12/09
Mensagens: 751
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Dom Nov 30, 2014 6:57 pm    Assunto: Responder com citação



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 15/12/09
Mensagens: 751
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Sex Dez 05, 2014 12:12 pm    Assunto: Responder com citação





Mantenho todos esses galhos ou já posso ir retirando alguns?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Dom Dez 28, 2014 9:31 pm    Assunto: jabuticabeira Responder com citação

Tiago,ta mandando bem,ótimo tronco,vai fica maravilhosa sua planta.
só toma cuidado com as intervençoes, segue as etapas direitinho, e faz tudo com calma e tudo na sua época certa.
parabens!
abs
Marcelo
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 2 de 4

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil