FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Manakel - Figueira
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Sáb Jun 07, 2014 4:13 pm    Assunto: Responder com citação

Depois de catar esterco no mato, moer telhas...



Por enquanto vou deixar a planta em paz, hahah.
Tomara que sobreviva!

Alguma recomendação?


Editado pela última vez por Manakel em Dom Jun 08, 2014 10:12 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Jun 07, 2014 11:45 pm    Assunto: Responder com citação

Microcarpa mesmo!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Dom Jun 08, 2014 10:12 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado, Marco!

Retirei algumas folhas maiores (umas 10), pra compensar a diminuição nas raízes. Não deixei nenhum galho com menos de 4 folhas.

Mesmo sendo cedo
pra escolher estilo, inicialmente pensei em deixá-la como algo parecido à essa:



Soa mais natural e parece ser mais fácil de fazer. Não sei se minha muda é ideal para isso.
Estou de mente aberta para outras possibilidades. Palpites e opiniões são bem-vindos...

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 10, 2014 1:27 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde Manakel!!!

Claro que é possivel fazer do seu ficus um bonsai como este que postou. Maaassssssss vai demorar uns 20 anos ..talvez mais ... Rolling Eyes

Para resultados mais rapidos e estimulantes, acredito que o ideal seria que vc começasse a coletar, comprar, adquirir mais plantas, de especies diferentes, com tamanhos diferentes. Indico algumas: acerola, primavera, azaleia,jabuticaba, buxinho, resedá, duranta, pitanga entre outras. São especies faceis de encontrar e de baixo custo. São tb de baixa complexibilidade no cultivo. Quando começamos a ansiedade atrapalha um pouco, portanto estude, pesquise, veja muitas fotos , leia o maior numero de tópicos possivel e vai começar a " decifrar" a nobre arte Bonsai.

Só não desista, os resultados, com as plantas e com você logo vão se mostrar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Jun 11, 2014 9:58 am    Assunto: Responder com citação

Através da técnica de fusão de troncos, se consegue um resultado bom em poucos anos. Esta foto sua inspiradora...este bonsai pode ser formado com várias mudas. Deixa-se crescer por uns anos separadamente, depois agrupa-se as mudas, usando a técnica de fusão. Mas só com 1 muda, concordo com Sérgio...uns 20 anos. A não ser que coloque no chão e deixe crescer como árvore, quando chegar a uma bitola pretendida, arranca-se do solo e comece a estilizar...tudo sempre será teste de paciência, sem atalhos...a planta precisará trilhar um caminho, seja qual for ele!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Qua Jun 11, 2014 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Oi, Bonsérgio e Marco!

Obrigado pelas dicas!

Irei adquirir uma ou duas plantas assim que possível, pra me ocupar e aprender (testar) algumas coisas sem medo; já que a muda de figueira estará crescendo. Por outro lado, não tenho muito tempo, já que estudo cerca de 16 horas por dia... Espaço também é um problema, heheh.

Vou pesquisar sobre a fusão de troncos, não tinha me passado essa opção pela cabeça! Outra alternativa (que me parece menos empolgante) seria comprar algum material. Minha sogra possui floricultura, posso conseguir buxos ou serissas, por exemplo, de um bom porte e por um preço baixo. Também vou fazer uma visita ao Jardim Botânico de Porto Alegre ainda esse ano. Talvez encontre algo pra comprar lá.

Não gostaria de comprar um bonsai "pronto", porque talvez perca a graça de cultivar, moldar, etc.

Já estava ciente de que iria demorar vários anos, independente do meu objetivo e do caminho percorrido... Não tenho pressa, por isso estou começando cedo. A ansiedade é grande para obter conhecimento e aplicá-lo, isso sim! Enquanto isso, continuo lendo e observando minha muda crescer (sem intervir, é claro).

Desenterrei o escorredor da mamadeira (vacilo meu na hora de fazer)

Abraço!


Editado pela última vez por Manakel em Dom Jun 15, 2014 8:15 pm; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/06/11
Idade: 36
Mensagens: 229
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Jun 11, 2014 11:42 pm    Assunto: Responder com citação

Fala aí cara, você pode comprar pré-bonsais, eu faço isso às vezes. E olha...a maioria deles ainda tem muitos anos de trabalho para ficarem prontos. Agora sim, está muito melhor. Agora deixe ele crescer..e para não perturbá-lo, faça o que o bonsérgio falou hehehe...arrume diversas mudas...

Abraço
_________________
Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2014 2:21 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Victor, obrigado pela dica! Vamos ver o que vou decidir com o tempo... Tô pensando!

Um mês após o transplante para escorredor+mamadeira a muda está assim:









Estressou um pouco a planta, dava pra notar no aspecto das folhas.
Mas parece que o transplante foi um sucesso...

Além disso, tinha alguns galhos crescendo por cima de outros, então eu puxei-os levemente com arame, afastando ou aproximando, pra não criarem muito problema no futuro.

Tô regando 4 vezes por semana. Esperando passar o inverno pra começar a adubação! Achei um bom local para deixá-la (com relação ao sol, chuva, etc).

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Matheus Falcão
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/02/13
Idade: 30
Mensagens: 162
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Qui Jul 10, 2014 9:00 am    Assunto: Responder com citação

Cara, a não ser que esteja chovendo na sua região, regar quatro vezes por semana está meio pouco, não?
_________________
Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Qui Jul 10, 2014 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

Além de frio (temperatura em torno dos 10°C - variando pra mais ou pra menos, dependendo do dia), o tempo tá úmido e andou chovendo bastante...
Tô usando a "técnica" de verificar a terra com o dorso da mão.
Pra complementar, eu borrifo as folhas e a parte visível da terra nos dias em que não rego (li isso em algum lugar).

Tenho muito receio de matar a minha muda afogada, já que ela é novinha!

Ela tá com algum aspecto de seca? As folhas meio murchas, talvez?

Usei esse substrato acrescido de telha moída.

Valeu a preocupação cara!
Realmente, eu não tenho muito certeza das coisas que estou fazendo, hahah.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Sex Jul 11, 2014 9:04 am    Assunto: Responder com citação

Mateus e Manakel:

Temos uma semana com 7 dias, e regar 4 vezes por semana é mais que uma rega a cada 2 dias, ritmo que é aconselhável no inverno, principalmente para a região sul, que é mais fria nesta época. Com a baixa evaporação, a possibilidade do substrato da tua planta ficar encharcado é mais alta. Além do mais, se tem chovido aí, é melhor não regar antes de 1 ou 2 dias depois da chuva. Tenho regado a cada 2 dias minhas plantas, e olha que aqui em Floripa não é aquele friozão no inverno, mas é bem úmido. Portanto, minha sugestão é que regue no inverno a cada 2 dias, se existir chuva e/ou frio intenso, verifique o substrato antes de regar, como já tens feito. Assim, tuas plantas ficarão sempre com água na medida certa.

Abraço
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Matheus Falcão
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/02/13
Idade: 30
Mensagens: 162
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Sáb Jul 12, 2014 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente, tem razão mesmo. Esqueci do fato de que é no sul. Eu moro em Goiás, bem diferente por aqui.
_________________
Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Seg Set 01, 2014 3:35 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, pra dar uma atualizada no tópico... Três meses após colocá-la no escorredor, algumas coisas aconteceram.

Praticamente terminou o inverno, então comecei a adubação. Tô usando um adubo químico genérico que ganhei e usando metade da quantidade indicada na embalagem.

Vi alguns insetos cascudos, redondinhos e verdes, então o medo falou mais alto e comprei Oléo de Neem. Tô aplicando bem pouco, pra não prejudicar. Perdi algumas Agaves no jardim por causa de lesmas e outros insetos, então estou protegendo o bonsai e tentando salvar as plantas do jardim que me restaram.

Não estava conseguindo regar sem fazer um buraco ou jogar terra pra tudo quanto é lado, hahah, meu pulverizador e meu regador se foram. Vou retirar metade desse tijolo moído, foi só uma ideia pra não desperdiçar adubo (eu sei, estou abafando a terra).

Além disso, seguindo uma agenda de trabalho pra figueiras que achei aqui no site, indicava pra fazer a aramação em setembro. Li também em algum tópico que é mais fácil trabalhar o galho enquanto ainda está verde. Demorei bastante (tive que recolocar vários arames), mas não quebrei nenhum galho, eu acho - apenas arranquei alguns brotinhos, sem querer. Foi minha primeira aramação, depois que acabei percebi alguns erros, logo eu ajeito. Não tô seguindo nenhum estilo ou projeção, porque não tenho nem ideia de como fazer pra ficar legal (depois vocês me dão conselhos quanto à isso, outra hora). Minha intenção foi somente dar movimento e uma separada nos galhos, pra ter espaço pras brotações. Vou ir verificando se não tá marcando a árvore e retirá-los na data indicada.

Com os arames:


Espaço "vazio". Tracionei bastante os galhos, porque uma outra tentativa não deu certo. Acho que vão voltar um pouco pro lugar depois que tirar os arames:


Sei que não vou conseguir corrigir tudo que quero com uma colocação de arames... Os galhos crescem muito verticais, então tentei dar uma "espalhada" neles. Ficaram muitos espaços vazios, mas acho que com o tempo vai brotando e eu posso ir ajeitando.

O galho de cima e a ideia de dar movimento ao tronco:


Os dois galhos do lado que são paralelos e quase se encostam (se repararem, na foto, tô tentando separá-los com os arames pra não ter que cortar algum). Faltou algo pra não marcar o galho, que não consegui (talvez coloque nos próximos dias).:


Bom, acho que é isso. Ainda estou tentando conseguir outra planta, conforme me recomendaram. Falta tempo pra pesquisar e procurar.

Minha câmera tá ruim, mas dá pra ter uma ideia.

Apesar do pouco tempo que tenho, ainda dá pra fazer ajustes nos arames caso algo esteja errado.

Valeu, abraço a todos!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Sex Dez 26, 2014 7:07 pm    Assunto: Responder com citação

Fala pessoal! Algum tempo sem aparecer por aqui... Final de semestre é tenso! Agora de férias da faculdade fiz várias coisas!

A figueira está crescendo, está com 15cm de altura, com vários galhos e folhas novos. A raiz já está saindo pelo fundo do escorredor! Faz 6 meses que foi transplantada. Estou alternando entre adubo químico e orgânico e regando praticamente todo dia, com esse calor (mas acho que nesse quesito não terei mais dúvidas ou problemas).



Além disso, fiz uma composteira pra reaproveitar o lixo orgânico de casa e adquiri algumas sementes de Sakura pela internet! Não sei se vou conduzi-las como bonsai ou plantar na calçada de casa, heheh. Vamos ver se vai brotar também...



Ah, no potinho de iogurte é uma Palmeira Real Razz

Também fui no Jardim Botânico (como tinha falado anteriormente) e adquiri algumas mudas nativas. Lá eles vendem por R$ 5 cada muda com aproximadamente um ano, e têm uma grande variedade e quantidade de plantas - o ruim é que elas estão na maioria retas e sem nenhuma característica de bonsai (ou seja, o material não é de muita qualidade, mas é barato). Comprei uma Caliandra Rosa, uma Pitangueira, uma Guajuvira e uma Cerejeira. O cara que trabalha lá me disse que estão com problemas com insetos (as folhas estão todas comidas). Replantei tudo em caixotes de madeira, pra deixar crescer, e cortei alguma raiz vertical que estava muito grande (10cm) e um ou outro galho desnecessário. Vou usá-las pra aprendizado. Procedimentos como a aramação (que não foi bem sucedida na figueira quando tentei) e formação de copa, por exemplo, posso tentar nelas sem medo!

Essa Guajuvira (30cm), que foi o que mais gostei de ter comprado, vou fazer um Chokkan (acho que a estrutura atual dela vai facilitar). A figueira e as outras não tenho muitas ideias, vamos ver... Só esperando tudo crescer mesmo!



Assim que eu ver que elas estão sobrevivendo e conforme for fazendo alguma coisa nelas (a próxima coisa vai ser uma desfolha, com certeza), vou postando... Assim não fica só a figueira como assunto do tópico (que, aliás, editei o título).

Acho que vou me mudar logo, então vai ter toda a função de achar um espaço pras plantas, de levar tudo, etc, aí vai ter mais um intervalo nas postagens...

Abraço a todos!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Dez 30, 2014 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

Manakel guajuvira é a minha praia, adoro trabalhar com essa espécie. Pelo que vi plantaste em um pote maior, boa ideia. Agora sugiro que deixe ela desenvolver livremente, sem intervenções. Entre final de Agosto e meados de Setembro de 2015 você pode tirar todo o substrato dela, podar as raízes longas e replantar com substrato novo. As folhas velhas estarão bem amareladas, nessa época você poderá fazer uma desfolha e seleção de galhos.

Sugiro abrir um tópico só para ela, assim a gente acompanha o desenvolvimento.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil