FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda Alporque Hibisco
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
goldar10



Registrado: 10/05/10
Idade: 35
Mensagens: 35
Localização: Taubaté-SP

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2011 1:16 pm    Assunto: Ajuda Alporque Hibisco Responder com citação

Bem, essa foi minha primeira alporquia, se trata de um Hibisco, e como mostra as fotos, o alporque já está com muitas raízes. As minhas duvidas são as seguintes:1- Posso retira-lo agora, ou devo esperar estação mais apropriada (primavera)? 2- Quando retira-lo devo coloca em que tipo de solo? 3- Como podem ver é um galho grande, posso fazer uma poda drástica
nos galhos acima para diminuir a altura da planta e facilitar o plantio no vaso? Sei que são muitas duvidas, mas quero esclarece-las para não fazer bobeira, pois já perdi um ótimo material por não procurar ajuda. Desde já agradeço a todos.





Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gabriel strucker
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 29/10/10
Idade: 26
Mensagens: 244
Localização: Joinville-SC

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2011 2:49 pm    Assunto: Responder com citação

na minha opiniao ainda da tempo de retirar , plante na areia grossa de rio , hibisco aguenta bem as podas drastica Very Happy nao se preucupe
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2011 5:48 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Goldar, o que determina a retirada do alporque é a cor das raízes. Quanto mais escura for a cor visualizada por voce dentro do envoltório plastico, mais garantido fica a retirada. Em relação a cortar os galhos acima, só é aconselhável fazê-lo se houver segurança de novas brotações. Os cortes em que não há brotações, não sobrevivem bem, por melhor que seja a espécie.

Não existe isso de planta que "pega" mais fácil. O que existe é fazer a coisa certa, da maneira correta. Eu sugiro vc manter o alporque onde está, até que visualize mudança na cor das raizes, para um marrom bem escuro. Então, ao invés de retirar, coloque um vaso plástico preto em volta, prendendo-o à planta, de maneira que fique bem firme. Sem retirar o plastico, apenas fazendo alguns furos, com cuidado para não prejudicar o raizame, coloque um substrato leve no interior, tipo caco ceramico, pedrisco, terra granulada e carvão, em proporções iguais.

Isso irá garantir o alporque, permitindo que a planta responda com novas brotações. Para adiantar essas novas brotações, ao invés de cortar tudo acima do alporque, corte a maioria dos galhos, cuidando de manter apenas um, onde houver mais brotações e galhos com folhas. No inverno, então, será a hora de retirar o alporque, cortando-o fora da arvore e plantando em um substrato bem drenante, contendo além do material acima descrito, um pouco de musgo esfagno cortado e casca de pinheiro fragmentada. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2011 7:07 pm    Assunto: Responder com citação

Goldar, o que o amigo Nicky disse quanto a cor das raízes, está absolutamente certo. As raízes do alporque precisam amadurecer, apresentarem cor marron/castanho..
Como quando isso acontecer já não será uma época ideal para retirada de alporque, a dica do Nicky é a solução. Eu já fiz isso. Acrescente mais substrato em volta dessas raízes, sem desmanchá-las.
Detalhe muito importante. Enquanto não haviam raízes a umidade do esfagno se mantinha (vaporizava com o calor e condensada com o frio da noite). Circulo vicioso.
Contudo, agora, essas raízes já começam absorver a umidade do esfagno, então é mister introduzir água com uma seringa, periodicamente.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
goldar10



Registrado: 10/05/10
Idade: 35
Mensagens: 35
Localização: Taubaté-SP

MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2011 12:28 am    Assunto: Responder com citação

Então devo esperar as raízes "amadurecerem" irão ficar com uma cor mas escura, dai sim irei fazer como o amigo Nicky disse a respeito do vaso em volta do alporque, correto?
Quanto ao introduzir aguá, providenciarei uma seringa para fazer, pois devem estar precisando de agua. Vou ficar atento, para cuidar de fazer como os nobres amigos me orientaram. Obrigado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
goldar10



Registrado: 10/05/10
Idade: 35
Mensagens: 35
Localização: Taubaté-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2016 5:18 pm    Assunto: Continuidade Responder com citação

Amigos depois de alguns anos sem mexer no fórum, lembrei minha senha, e gostaria de postar as fotos da situação presente deste meu hibisco, o qual pedi ajuda aos amigos sobre o alporque.
Se possível opiniões sobre como conduzir a planta pois continuo o mesmo iniciante de quando abri este tópico.

Frete


Fundo


Lateral


Comparação


Detalhe do Tronco


Aguardo sugestões.

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
goldar10



Registrado: 10/05/10
Idade: 35
Mensagens: 35
Localização: Taubaté-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2016 5:19 pm    Assunto: Continuidade Responder com citação

Deletem por favor, estava dando erro mais na verdade estava postando corretamente.

Editado pela última vez por goldar10 em Qua Mar 30, 2016 5:24 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
goldar10



Registrado: 10/05/10
Idade: 35
Mensagens: 35
Localização: Taubaté-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2016 5:21 pm    Assunto: Continuidade Responder com citação

Deletem por favor
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2017 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

Gosto muito de trabalhar hibisco. É uma planta que é muito rápida, não tem frescuras e suas folhas diminuem muito.

Gosto de trabalhar com toda a estrutura que a planta nos fornece, mas não consegui visualizar pelas fotos.

Tomei a liberdade de fazer um rabisco. Em menos de 1 ano você consegue concluir o projeto e colocar já no vaso.



Espero que goste.

Um abraço.
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil