FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra Moyogi - poda "meio" drástica?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Victor
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 30, 2014 5:29 pm    Assunto: Caliandra Moyogi - poda "meio" drástica? Responder com citação

Boa noite amigos.

Ano passado adquiri esta caliandra, como ela ainda não deu flor, não sei a cor..rs.. Pois bem, vamos ao drama, desde então, não mexi nela, deixa ela se adaptar a nova casa e crescer. O estilo dela já está bem definido, com seu tronco sinuoso, entretanto, existem dois problemas na minha opinião.

Primeiro: A única coisa que está legal nela é o tronco, os demais galhos e ramificações estão espalhados e sem nenhuma estilização e para piorar, estão grossos demais para serem trabalhados. Sei que devo cortá-los, mas a última caliandra que eu fiz isso, ela secou e não brotou ais no local do antigo galho. Alguém poderia me auxiliar??

Segundo: Há uma conicidade invertida (círculo vermelho), ela fica mais grossa próximo à segunda curva. Sei que devo cortá-la para fazer um novo ápice. Mas gostaria da opinião dos senhores

Segue a foto da bichinha:

Abraço
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 01, 2014 7:23 am    Assunto: Responder com citação

Gostei da sua planta, em relação aos galhos esta bem bagunçado mesmo mas isto é fácil de resolver faça a escolha do que deseja deixar e corte os demais, passe pasta cicatrizante nos cortes maiores ja que você esta com medo de perder a planta.
Quanto a o novo ápice e conicidade invertida esta meio escuro na foto mas eu acho que seu problema é simples também. Eu cortaria da maneira a baixo e resolveria os dois problemas.
Galhos dentro das curvas tbm devem sair, e o primeiro galho acho que não da mais para traciona-lo mas talvez fazendo o corte onde indiquei e deixando o galho mais fino esticar fique legal.

Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 01, 2014 9:47 am    Assunto: Responder com citação

Belo exemplar, eu começaria limpando os galhos que foram indicados pelo fermga e tiraria mais alguns também.

Por enquanto deixe neste vaso mesmo até definir bem os galhos.

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 01, 2014 10:28 am    Assunto: Responder com citação

Sua planta parece ser uma caliandra rosa e tem uma base muito boa. Eu não retiraria nada por enquanto, se retirar os galhos errados irá suprimir o potencial da planta. Temos que aprender a trabalhar com o máximo de galhos possíveis, as plantas na natureza não seguem as regras... A dica que dou é, arame todos os galhos, depois que a planta estiver estruturada você decide se vai retirar ou não os galhos.

O colega Pedro Lima postou uma caliandra muito parecida com a sua. http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=24239

Fiz uma pequena projeção do que esperaria para ela.

fermga
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 01, 2014 11:22 am    Assunto: Responder com citação

Acho que o Willian tem razão quando fala para primeiro aramar para depois definir o que sai e o que fica, mas tem coisas que da para tirar antes da aramação para dar uma limpada na visão e não perder tempo aramando como galhos grossos altos, galho saindo do mesmo ponto e galhos saindo de dentro das curvas são alguns exemplos.
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 02, 2014 9:21 am    Assunto: Responder com citação

Bom, independente das dicas aqui dadas, quem tem que estudar o caminho a seguir é você, pense com calma, visto que ainda temos o inverno todo pela frente, não é preciso ter pressa.

Eu ainda limparia aquela bagunça de galhos a direita e lá no topo da arvore a esquerda. Independente de poupá-los agora, esses galhos terão de sair mais cedo ou mais tarde então eu ja eliminaria para poupar energia da planta com eles.

Boa condução.

Abraço.
Victor
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 05, 2014 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos. Gostei das dicas de todos, é sempre bom ouvir opiniões diferentes. Bom, eu upei uma foto de como ela está agora (com folhas) rs. A foto anterior foi do auge do calor aqui no Rio, quando a sensação térmica chegou a 50º. Todas as folhas caíram (e olha que ela estava de baixo de um sombrite), com isso, aproveitei o momento para tirar uma foto e ver a estrutura da planta. Desde então venho esperando pacientemente a época correta para fazer as intervenções.

A ideia de uma copa mais cheia me parece bem legal. Fermga, as minhas ideias para corte eram exatamente estas rs. Mas concordo com o William, vou aramar e ver em que bicho dá. Qualquer coisa eu podo depois... já que este é um caminho irreversível!

Grande abraço!

ANDRÉ_F

MensagemEnviada: Ter Maio 06, 2014 12:05 am    Assunto: Responder com citação

Humildemente uma sugestão... vc pode também optar por podá-la no tronco pouco acima do primeiro galho a esquerda, mantendo o primeiro galho à direita, o primeiro à esquerda e o que parece um galho de fundo como novo ápice, fazendo assim uma copa mais baixa como no exemplo. Eliminaria assim o problema da conicidade, precisando depois engrossar o tronco com o tempo.

abraço
André
Victor
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 11, 2014 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

Fala galera.
André, minha ideia inicial era exatamente por esse caminho. Mas vou tentar uma copa "frondosa", e tentar aproveitar ao máximo os galhos existentes, se der "errado" ainda tenho um moyogi..hehehe

Dei uma aparada nas pontas...e eliminei bastante coisa apesar de não parecer na foto..hahaha

Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 12, 2014 1:51 pm    Assunto: Responder com citação

Victor, é isso ai.

Só ficou faltando abaixar os galhos um pouco mais.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: