Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Sáb Abr 26, 2014 5:54 pm Assunto: Técnica "Van Meer" de cicatrização - acerola |
|
|
Fala moçada,
Baseado totalmente na curiosidade e vontade de fazer essas coisas que nunca fiz, ontem e hoje estive submetendo meu pezinho de acerola a duas podas de galhos grossos prá testar a técnica Van Meer de cicatrização, apresentada aqui no fórum pelo nosso colega prumodeq, no tópico a seguir: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23976
Vamos ver se daqui a alguns meses consigo trazer um resultado legal. Por enquanto são só as fotos do processo.
Passando uma sacola de mercado cortada em fita, já que não tenho ráfia:
Com o estilete para noção de escala e a pasta cicatrizante para maior vedação:
Agora o outro galho (no fundo, a dremel 4000 que fez poeira!):
A parte do "cambium" do galho, região mais esverdeada entre o cerne lenhoso e a casca externa e que, dobrada para cima sobre a região do corte, realizará a cicatrização:
O tronco "pescoçudo" que sofrerá um alporque bem no meio, no final do próximo inverno, para correção da conicidade:
É isso, vamos ver o que acontece daqui prá frente.
Abraço a todos! _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

Registrado: 01/04/14 Idade: 46 Mensagens: 158 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Abr 27, 2014 7:57 am Assunto: |
|
|
Poxa vida... Queria ter descoberto esta técnica antes!
Muito legal!!! _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 38 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Maio 07, 2014 11:28 pm Assunto: |
|
|
Quero ver o resultado. Tenho uma carmona aqui que pretendo fazer exatamente isso. Boa sorte _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Maio 09, 2014 10:39 pm Assunto: |
|
|
Simba,
Também possuo uma Dremel igual à sua e preciso fazer um corte em galhos grossos.
Poderia me informar qual a ferramenta de corte que você usou? Ficaram muito precisos.
Parabéns. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 12, 2014 10:32 am Assunto: |
|
|
Fala Denis,
Utilizei primeiramente um serrote prá cortar o galho normalmente, deixando somente o toco de uns 2 cm para realizar o procedimento.
Depois disso, usei um disco de corte prá fazer o corte horizontal na metade do toco, e fazer a retirada da metade superior cortando também verticalmente o mais rente possível ao tronco, conforme a penúltima foto. O disco usado pode não ser a melhor ferramenta, pois não é para cortar madeira. Mas era a única ferramenta que eu tinha na hora e como o galho não era muito grosso, resolvi fazer mesmo assim. O disco possui 3 cm de diâmetro, e consta na foto abaixo:
Depois disso, foi necessário desbastar a madeira no interior desta "meia cana" deixada, pois a parte que se deve dobrar em cima da cicatriz é uma fina camada que se encontra entre a casca externa e a parte lenhosa interna. Para a parte grossa desta etapa, utilizei um escariador esférico de 3,2 mm. Para o trabalho mais fino, usei um escariador reto de 1,6 mm. Ambos são próprios para trabalhos em materiais macios, entre eles a madeira, e constam na foto abaixo:
O escariador reto fino ajudou muito, veja como é pequeno:
Mas o trunfo aqui na realidade é um combo! Primeiro, o eixo rotativo flexível, que veio no meu kit quando comprei, mas pode ser adquirido separadamente:
E depois, o mandril pequeno, para adaptar as ferramentas com maior agilidade (esse comprei separado):
As ferramentas constam no catálogo da dremel, (http://www.dremel.com.br/catalogo_dremel.pdf) sob os seguintes números:
- Disco de corte reforçado: 426B
- Escariador esférico: 191
- Escariador reto: 109
- Mandril: 4486
- Eixo flexível: acoplamento modelo 225
Qualquer pergunta ou dúvida adicional, é só me dar um tok!
Abraço _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 12, 2014 8:00 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Simba. Tenho tudo, menos o disco de corte reforçado. Vou providenciar (antes vou verificar se tem um próprio para madeira). _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 13, 2014 8:27 am Assunto: |
|
|
Tem sim Denis.
Veja as páginas 22 e 23 do catálogo da dremel que eu passei ali, são os discos 543 e EZ544. Esse EZ é o EZ lock, um outro acessório de conexão rápida, está na pág. 23. Pretendo adquirir uns desses também!
Abraço _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
Luiz Andriani 2.o PASSO

Registrado: 15/01/13 Idade: 42 Mensagens: 251 Localização: Navegantes-SC
|
Enviada: Ter Maio 13, 2014 10:39 am Assunto: |
|
|
Tenho um EZ Lock, realmente é bastante útil |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 13, 2014 11:49 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado. As informações irão ajudar bastante. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
|