|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ANDRÉ_F
Registrado: 26/02/13 Idade: 43 Mensagens: 75 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sáb Maio 03, 2014 5:56 pm Assunto: Primeiro Shimpaku |
|
|
Boa tarde amigos,
dias atrás adquiri meu primeiro Shimpaku, a pressa foi tanta em intervir nele que só depois acabei percebendo q não havia fotografado o "antes". A princípio, ele se parecia com este da primeira foto, com um ápice um pouco mais comprido.
Não mexi nas raízes, apenas podei e pretendo fazer um falso transplante assim q conseguir um vaso pouco maior, colocando um substrato mais drenante por fora do torrão. Pretendo deixá-lo neste tamanho mesmo.
Seguem as fotos dele agora.
frente
lateral
parte de trás
por cima
frente de novo
Dicas, sugestões e principalmente críticas dos mais experientes são bem vindas, por se tratar de uma primeira experiência. Li algumas matérias sobre ele mas tudo pra mim é novo neste trabalho: poda, aramação, adubação, etc... Outra dúvida seria o tipo de vaso ideal para o estilo.
Abraço a todos, fiquem com Deus
André |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Sáb Maio 03, 2014 9:34 pm Assunto: |
|
|
Se a ideia do estilo for um han kengai acho interessante jogar o galho já um pouco mais para baixo.
Se pretende deixar ele deste tamanho, não vejo porque colocar em um recipiente maior.
As copas acho que estão muito compactas, daria para aramar os galhos finos e já espalmar as copas. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Maio 04, 2014 9:50 am Assunto: |
|
|
Legal, aramou bem, eu só tentaria tirar um pouco do volume dessas copas e evitaria podar assim redondinhas, eu podaria sempre removendo as agulhas bem proximo ao tronco, daria uma aparencia mais realista e tiraria o volume.
Abraço _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
ANDRÉ_F
|
Enviada: Seg Maio 05, 2014 1:03 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas amigos...
FERMGA, eu não tracionei mais o galho porque notei um pequeno rasgo na casca dele, daí parei por aí... a intenção é trazer ele mais próximo ao vaso. O vaso maior que eu disse é apenas para não mexer no torrão na hora do falso transplante.
Uma outra dúvida: neste caso, com um substrato mais drenante, temos uma "mamadeira sem escorredor". Isso geraria o mesmo efeito?
THOMAS, minha dúvida principal é quanto à poda das agulhas... podei em torno das copas e retirei algumas poucas agulhas, mas, como não achei nenhum exemplo, vídeo, mostrando esse tipo de poda em detalhe, resolvi não tirar muito. Estou pesquisando, se tiver algum material a indicar fico agradecido.
Aguardo mais contribuições.
Uma semana abençoada a todos. |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Maio 06, 2014 8:55 am Assunto: |
|
|
André, é só trabalho de limpeza mesmo, não tem segredo, é ir podando as agulhas inteiras não no meio delas, pode as agulhas desde o galho mantendo sempre as pontas em brotação, isso da um aspecto bem mais bonito a planta.
Abraço _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
ANDRÉ_F
|
Enviada: Qua Maio 07, 2014 11:56 pm Assunto: |
|
|
Ok, Thomas, vou me arriscar a fazer a desfolha...rssrs
obrigado!! |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Maio 08, 2014 2:08 pm Assunto: |
|
|
Fala aí André, beleza?
Então cara, vá curvando ele devagar mesmo. O meu é bem parecido com o seu e aqui ficou na posição que eu queria...mas fui aos poucos para ele não rachar. A aramagem ficou legal também.
Abraço _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
ANDRÉ_F
|
Enviada: Seg Maio 12, 2014 5:55 pm Assunto: |
|
|
Olá, Victor
obrigado pelo comentário. Como foi dito, vou arrumar um tempo para desfolhar melhor as agulhas e depois com o tempo pretendo tracionar mais a cascata sim.
abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|