Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Maio 29, 2014 12:08 pm Assunto: Adubaçao com Basacote |
|
|
Pessoal tenho uma dúvida e quero passar aos amigos do forum:
Lendo o rotulo do osmocote e basacote , vi que sua indicaçao é de fazer a adubaçao colocando eles enterrado alguns centimentro no substrato. Geralmente quando adubamos colocamos em saquinhos oi copinhos acima do substrato.
Gostaria de saber se desta forma eles tem a mesma efetividade?
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Pedro Lima
Registrado: 06/03/14 Idade: 37 Mensagens: 64 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Maio 29, 2014 4:37 pm Assunto: |
|
|
sim, pode enterrar ou deixar por cima do substrato.
abs _________________ Bons Ventos |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Maio 29, 2014 5:04 pm Assunto: |
|
|
Joel, como disse o amigo Pedro, a efetividade da adubação ocorre tanto colocando em cima do substrato quanto enterrando. Pequenas diferenças que podem ser importantes: O principal fato de enterrar é para que a gente não derrube o adubo durante as regas ou a chuva forte, isso no caso dele ser apenas espalhado por cima do substrato. Se o vaso tem um boa borda acima do nível do solo, podemos apenas "semear" o osmocote sem problemas. Daí o uso de saquinhos, potinhos, ou recipientes feitos especialmente para acondicionar o adubo e com furos a fim da água passar. Quanto enterrado, conforme a capacidade de retenção de umidade do substrato ele poderá ficar úmido por muito tempo, desta forma liberando mais e consequentemente durando menos tempo.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Maio 29, 2014 8:22 pm Assunto: |
|
|
Citação: | Quanto enterrado, conforme a capacidade de retenção de umidade do substrato ele poderá ficar úmido por muito tempo, desta forma liberando mais e consequentemente durando menos tempo. |
Elio mas era essa a minha duvida , quando fora da terra e nao ficando em contato com a umidade ele nao poderia estar liberando uma quantidade de adubo menor que a recomendada pelo fabricante e em vista disso fora das especificações , se tornando ineficiente na liberação do adubo? _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Maio 30, 2014 10:49 pm Assunto: |
|
|
O osmocote não libera por "desgaste" dos granulos, mas sim pelos microporos que tem as bolinhas. Toda a vez que você regar, ou chover, a umidade entra pelos furinhos de cima saindo pelos que estão em contato com o solo e levando consigo uma parcela de adubo. Como no bonsai temos regas praticamente diárias, diariamente ele receberá um pequena dose de adubo que é o suficiente. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Jun 06, 2014 6:16 pm Assunto: |
|
|
Eu estou satisfeito, usando ele enterrado belas bordas...
A minha mistura com os orgânicos tb uso enterrada.
Mas são experiências individuais, o que melhor se adaptar será. É importante fazer experiências, anotações, acompanhamentos e testar a eficácia dos métodos. Isso serve pra tudo no bonsai que tenha mais de um caminho a seguir... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|