|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Profeta

Registrado: 05/08/12 Idade: 38 Mensagens: 25 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Maio 29, 2014 5:36 pm Assunto: Ipê amarelo (iniciante) |
|
|
Gente, esses exemplares eu tenho desde sementes. Germinei muitas sementes e distribuí as mudinhas para amigos na faculdade de Bio aqui na UFRJ.
As que sobraram ficaram aqui por muito tempo até que tive ideia de tentar fazer bonsai. Ainda sou iniciante e preciso de dicas. Tenho esses exemplares desde 2008 mas faz uns 2 anos que venho tentando algo mais voltado para o bonsai. Podei a raiz dos dois tem 1 ano, daí vim a podar de novo semana passada, e troquei a terra+areia pra ajudar a enraizar de novo. Essa poda de raiz auxilia no que, a engrossar o caule? Quando poderei fazer uma poda mais drástica da parte superior? Eu tentei fazer uma aramação pra tentar dar um formato diferente nos dois exemplares, um eu gostaria que tombasse um pouco para o lado, o outro eu gostaria que fosse mais linear. Por favor, sintam-se a vontade pra comentar.
Exemplar 1:
http://uploaddeimagens.com.br/imagens/ipe_1-jpg
Exemplar 2:
http://uploaddeimagens.com.br/imagens/ipe_2-jpg |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Maio 30, 2014 10:58 pm Assunto: |
|
|
Profeta. o ipê é uma planta bem complicada para se conduzir como bonsai e conseguir obter um aspecto técnico desejável. Ele tem mania de ter poucos brotos, longos o que dificulta muito a compactação e formação de uma copa. Com certeza não é uma planta indicada para iniciantes. Mas pode ir cultivando, possivelmente com o objetivo de ter uma plantinha para o futuro. Sobre a poda de raízes ela é feita com o objetivo de abrir espaço no vaso para iniciar uma nova fase de desenvolvimento. Quando o vaso está totalmente tomado por raízes a planta estaciona. Sobre poda drástica pode fazer no início da primavera, ou seja, logo antes da nova brotação estourar. Agora a planta entrará em dormência e ao menos aqui no sul, perde todas as folhas, voltando a ter brotação somente no final do inverno. Este momento, logo antes dela voltar a brotar, é o momento certo para podas mais drásticas. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|