FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

troca de vaso - peço ajuda
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/04/12
Idade: 56
Mensagens: 235
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Dom Jun 22, 2014 5:18 pm    Assunto: troca de vaso - peço ajuda Responder com citação

Quero passar esta casuarina pra um vaso bem pequeno, já que estou satisfeito com o porte dela. O vaso que está atualmente é uma bacia grande, cerca de 20 litros. O substrato é 99% de areia das dunas (original de onde foi coletada há cinco anos).
Minhas dúvidas:
Como fazer a poda de raízes? (quais as que devem ser conservadas)
Posso passar direto para um vaso bem pequeno, tipo uns 4 litros?
O substrato, penso em usar areia das dunas, (areia fina com boa parte de materia organica) e acrescentando cacos de tijolo, pra ajudar a manter a umidade.
O que me dizem:


_________________
Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Jun 22, 2014 9:24 pm    Assunto: Responder com citação

Silas creio que o mais prudente seria fazer esta redução em 2 vezes, uma neste ano e a próxima no ano que vem. Estando num recipiente de 20 litros, devem haver algumas raízes bem grossas e estas devem ser retiradas. O problema de colocar direto num recipiente muito pequeno pode ser o fato de não ter raízes finas perto do tronco. Retirando as grossas e sem ter finas para alimentar seria fácil perder a planta. A sugestão seria: Passar este ano do recipiente de 20 litros para algo em torno de 6-8 litros. Neste primeiro procedimento procure retirar as raízes grossas, especialmente as que saem para baixo, a fim de no futuro poder colocar num vaso raso. Procure preservar uma boa quantidade de raízes finas que no replantio do ano que vem serão apenas podadas mais curtas, sem serem retiradas. É mais seguro e mais saudável para a planta. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil