Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ANDRÉ_F
Registrado: 26/02/13 Idade: 43 Mensagens: 75 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sáb Mar 09, 2013 12:34 pm Assunto: Jabuticaba reconstrução |
|
|
Bom dia a todos amigos...
em uma visita ao Romagnole dei esta jabuticaba de 15 aprox. de presente para uma pessoa (sogra..rsrs) que estava comigo no dia. A planta era linda estilo moyogi (eu acho). Ela conseguiu deixá-la no sol e sem água. O resultado segue abaixo. Ela secou praticamente toda. Morrendo de dó eu a trouxe para casa tentar revivê-la... Graças a Deus ela brotou. Agora tenho que dar um estilo a ela.
Quem tiver sugestões agradeço, pois ainda não sei o que fazer.
abraços, fiquem com Deus!!!
[/img] |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 09, 2013 5:12 pm Assunto: |
|
|
Ola,
Voce poderia fazer um jim neste galho parcialmente seco.
Abraco _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Mar 09, 2013 8:16 pm Assunto: |
|
|
Putz, cara , judiação ...
Mas .. enfim .. não tem volta .
Acredito que os mais purista dirão que jin em tropicais não são muito adequados, pois que são encontradas com copas frondosas e cheias...
Se minha, faria uma poda drastica acima do segundo broto e eliminaria o mais baixo ou primeiro. Um falso transplante para uma bacia grande com substrato nutritivo e recomeçaria deste ponto , mantendo o crescimento livre por algum tempo.
Com este unico galho formaria o novo tronco e galhos ... Assim vc teria uma planta com base larga e baixa , possivelmente um moyigi...
Boa sorte e paciencia com a sogra...  |
|
|
 |
Denis Porto Lomba 1.o PASSO

Registrado: 13/01/13 Idade: 52 Mensagens: 112 Localização: Riode Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Mar 09, 2013 9:22 pm Assunto: |
|
|
Pô sogrinha....rs |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Mar 11, 2013 2:47 pm Assunto: |
|
|
Andre, se minha a planta, apesar de não ser a indicação, eu a mantria assim como esta, faria o falso transplante e formaria a copa com o jin saindo do meio da copa, acho que com o cresce e corta conseguira uma copa frondosa e com um jin esculpido pela natureza!!!!
Abraço |
|
|
 |
ANDRÉ_F
|
Enviada: Qui Jun 12, 2014 12:49 am Assunto: |
|
|
Atualizando. Leve poda de manutenção e retirada do galho superior.
Estou tentando seguir as dicas dos nobres amigos. Notei que mesmo com adubação o crescimento dela não está a contento. Talvez tenha tido um trauma e demore a recuparar. Mas, paciência.
- A intenção é trazer a copa à frente do tronco seco e usar a última foto como frente. Não sei se é o correto, pois, o tronco é inclinado para este lado (vide a foto2)frente. Há problema estético nisso??
- Penso também em reduzir a ponta do jin para uns 4 dedos acima da copa.
- Alguém sabe onde comprar calda sufocálcica para o tronco???
Aguardo a ajuda e sugestões dos amigos.
abraços
André |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jun 13, 2014 11:02 am Assunto: |
|
|
Andre, você fez um bom trabalho aí. Parabéns! Concordo com o encurtamento do jin e possivelmente no futuro a retirada total. A tal história de não fazer jin em tropicais, o que eu discordo em parte. De fato a longo prazo, nas tropicais da natureza a tendência é os galhos mortos apodrecerem e cair, ficando somente a copa verde. Esta é a razão pela qual os puristas, como disse meu amigo Sergio, desaconselham o jin neste tipo de planta. Porém existe uma transição entre o galho secar e apodrecer caindo totalmente, que em muitos casos pode levar anos, até décadas. Ora, neste momento de transição, também na natureza teremos a presença do jin. então esta questão de retirar ou não o jin em sua planta eu acho que somente depende do seu gosto. Se você gosta de jin, faça o tratamento com calda e mantém, que ficará bom. A calda sulfocálcica se consegue na maioria das regiões com ceta facilidade em casas de produtos agropecuários. Se não encontrar a saída é comprar no ML.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
ANDRÉ_F
|
Enviada: Seg Jun 16, 2014 12:59 am Assunto: |
|
|
Obrigado amigo Elio. Concordo com vc em tudo o q disse sobre as tropicais. Realmente elas passam por todas essas etapas lentamente. Creio que vá manter o jin sim, apenas encurtando-o e passando a calda. Obrigado pela colaboração mais uma vez.
abraços
André |
|
|
 |
|