|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Daniel Mallmann
Registrado: 08/09/12 Idade: 42 Mensagens: 56 Localização: Estância Velha-RS
|
Enviada: Sáb Jun 21, 2014 8:48 pm Assunto: Alporque Eugenia e Ulmus ! |
|
|
Oi !!
Gostaria de saber se posso fazer alporque em uma Eugenia e um Ulmus.
Intenção é baixar a altura da planta e fazer um novo nebari.
Posso fazer os alporques ?
Se posso, em que época ?
Desde já agradeço !! |
|
|
|
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE
Registrado: 20/02/06 Idade: 64 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Jun 21, 2014 9:31 pm Assunto: |
|
|
O ulmus enraiza bem por alporque e pode fazer sem medo. Quanto a Eugênia faltou dizer qual, mas de qualquer modo todas elas, sendo mirtáceas são bem difíceis de enraizar por alporquia. Neste esquema de fazer falso alporque para baixar a altura é ainda assim uma possibilidade. Pode ser bem demorado: até dois anos e não tem garantia nenhuma de que vai enraizar. Tem mais garantia de que NÃO enraiza. O Julio, POA já fez em uma pitanga este lance de fazer falso alporque para baixar planta. Demorou mais funcionou. Mas como disse, pela larga experiência em alporques e inúmeras tentativas com mirtáceas, além de experiências vistas em fóruns e outras matérias, posso assegurar que é bem difícil... Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
|
Daniel Mallmann
Registrado: 08/09/12 Idade: 42 Mensagens: 56 Localização: Estância Velha-RS
|
Enviada: Seg Jun 23, 2014 1:07 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | O ulmus enraiza bem por alporque e pode fazer sem medo. Quanto a Eugênia faltou dizer qual, mas de qualquer modo todas elas, sendo mirtáceas são bem difíceis de enraizar por alporquia. Neste esquema de fazer falso alporque para baixar a altura é ainda assim uma possibilidade. Pode ser bem demorado: até dois anos e não tem garantia nenhuma de que vai enraizar. Tem mais garantia de que NÃO enraiza. O Julio, POA já fez em uma pitanga este lance de fazer falso alporque para baixar planta. Demorou mais funcionou. Mas como disse, pela larga experiência em alporques e inúmeras tentativas com mirtáceas, além de experiências vistas em fóruns e outras matérias, posso assegurar que é bem difícil... Abraço |
Primeiramente, tudo bem contigo Elio? Abraço pra ti, faz tempo que não nos encontramos né.
Me diz uma coisa Elio, qual época faço este alporque para baixar altura do Ulmus e quanto tempo deixo ele?
A Eugenia que falo é aquelas de topiaria mesmo. |
|
|
|
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE
Registrado: 20/02/06 Idade: 64 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jun 23, 2014 8:48 pm Assunto: |
|
|
Opa, vê se aparece em uma de nossas reuniões... Ou no encontro estadual final de setembro. Quanto a época pode fazer a partir de agosto que por aí as plantas já estão estourando brotação facilitando o enraizamento. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
|
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO
Registrado: 15/06/10 Idade: 43 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Sáb Ago 09, 2014 10:18 pm Assunto: |
|
|
E' a Eugenia Poliflora , que parece muito com a pitanga , a folha o cheiro , so que tem a casca mais rugosa , correto??
esta enrrazia bem ..tem a casca mais grossa !! as outas sao dificeis |
|
|
|
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|