|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Eunice C

Registrado: 23/09/12 Idade: 68 Mensagens: 98 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Ago 04, 2014 9:02 am Assunto: Ajuda para estilizar Azaléa. |
|
|
Olá, amigos.
Desculpe-me se volta e meia venho incomodá-los, mas sou uma bonsaísta solitária, rs.... não tenho contato pessoal com ninguém dessa arte, e preciso de referências para meus trabalhos, por isso peço, por favor, que me ajudem ... Não opino nas postagens dos amigos porque ainda sinto-me muito insegura. E é por me sentir insegura que peço a opinião de vocês para estilizar essa azaléa.
Eu ganhei essa azaléa com o torrão que só diminui um pouco e completei com areia, isso no mês de junho. Eliminei alguns galhos e rebaixei bastante, porém sei que tem coisas a serem corrigidas, o que fazer para melhorar?
Corto aqui, ou não? Ou corto tudo, deixo s´o tronco da frente?
Agradeço desde já, toda a ajuda!! Desculpem, as imagens ficaram muito grande. abraços. _________________ https://www.facebook.com/pages/S%C3%B3-bonsai/390732457702677
https://www.facebook.com/eunice.castilho.16
"O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."
Albert Einstein |
|
|
 |
ANDRÉ_F
Registrado: 26/02/13 Idade: 43 Mensagens: 75 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Seg Ago 04, 2014 9:35 pm Assunto: |
|
|
Olá , Eunice
o fórum é pra essa finalidade mesmo. Encontro sempre muita ajuda dos amigos aqui. Gente muito mais gabaritada do que eu para opinar, mas se me permite, eu retiraria agora apenas este galho no pé da planta, cortando rente à raiz e esperaria a brotação e recuperação dela para escolha dos galhos a deixar. Mas espere outros comentários, é um bom material para se perder com escolhas equivocadas.
abraço, fique com Deus.
André |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Ago 04, 2014 10:05 pm Assunto: |
|
|
De fato este galho em forma de cabo de guarda-chuva deve sair logo. Bom, eu cortaria também o galho fino e totalmente o tronco marcado em vermelho, deixando apenas o tronco que você chamou de tronco da frente. Ele tem um suave movimento e conicidade, já está brotando bem é será melhor estilizar esta planta com brotação totalmente nova. Já fiz isso e não me arrependo do resultado. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Ago 05, 2014 12:44 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde. Não tenho nada mais a acrescentar, os amigos do fórum já deram a dica. Corte aquele galho estranho, sua planta possui um formato interessante  _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Eunice C

|
Enviada: Ter Ago 05, 2014 9:34 pm Assunto: |
|
|
Olá, amigos: André F, Élio Luis e Victor, como é difícil o desapego!! Mas tá feito, retirei o galho esquisito, cabo de guarda chuva ... rsrs.
Élio tive essa ideia de cortar tudo, quando postei a foto, e deixar esse tronco com o pequeno movimento, mas, estou colocando outra foto, em que dá pra ver um corte anterior que havia feito para retirar um tronco que saía dele. Para retirar o outro, eu vou ter que cortar ali na sequência e irá ficar uma cicatriz muito grande, provavelmente sem brotações, não é? Até agora ele tem três brotos todos quase que no mesmo lugar, diante disso, você acha que devemos manter essa visão?
Obrigada!! _________________ https://www.facebook.com/pages/S%C3%B3-bonsai/390732457702677
Albert Einstein |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Ago 06, 2014 10:01 pm Assunto: |
|
|
Eunice, cortes grandes já temos bastante nesta planta...rsrsrsrs Claro que é impossível se fazer yamadori de grande porte sem acabar tendo grandes cortes também. Este formato de forquilha na saída do tronco sempre é considerado um problema. Por isso e para aproveitar conicidade, e movimento eu continua com a ideia da retirada total deste tronco reto, ficando apenas com o da esquerda. Com a retirada deste tronco, a tendência é estourar grande quantidade de brotação no outro que ficará, facilitando muito desta forma a estilização.
Na hora de fazer o próximo replantio, incline para a direita, reposicione o tronco que ficou, alinhando o ápice do corte na vertical a saída do tronco no solo. Assim o tronco sairá do solo meio inclilnado, dando a sensação de movimento na subida.
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Eunice C

|
Enviada: Qui Ago 07, 2014 1:00 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Eunice, cortes grandes já temos bastante nesta planta...rsrsrsrs Claro que é impossível se fazer yamadori de grande porte sem acabar tendo grandes cortes também. Este formato de forquilha na saída do tronco sempre é considerado um problema. Por isso e para aproveitar conicidade, e movimento eu continua com a ideia da retirada total deste tronco reto, ficando apenas com o da esquerda. Com a retirada deste tronco, a tendência é estourar grande quantidade de brotação no outro que ficará, facilitando muito desta forma a estilização.
Na hora de fazer o próximo replantio, incline para a direita, reposicione o tronco que ficou, alinhando o ápice do corte na vertical a saída do tronco no solo. Assim o tronco sairá do solo meio inclilnado, dando a sensação de movimento na subida.
 |
Beleza, então, Élio. Obrigada pelas dicas e por dissipar minhas dúvidas. Será feito assim. E por falar em transplante, penso que só pro próximo ano, não é? Que substrato você usa? Tenho um certo trauma com azaléas, já matei algumas... rs..
Abraço. _________________ https://www.facebook.com/pages/S%C3%B3-bonsai/390732457702677
Albert Einstein |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 08, 2014 10:01 pm Assunto: |
|
|
Como a azaléia gosta de substrato mais ácido deve utilizar um percentual maior de matéria orgânica, ou mesmo terra preta, cerca de 50%. O restante completa com pedrisco peneirado, caqueira de tijolo ou saibro, enfim, o que tiver na reta. Uns 5 a 10% de carvão triturado também sempre vai bem no substrato pois ele é um fungicida natural e ajuda reter umidade sem deixar o substrato encharcado. Sobre o transplante de fato é bom deixar a planta se recuperar, mas poderia substituir uns 3-4 cm da camada superior do substrato com este substrato mais drenante e ácido que falei acima. Mas isso não é imprescindível, pode deixar assim também. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Eunice C

|
Enviada: Qua Ago 13, 2014 5:00 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Como a azaléia gosta de substrato mais ácido deve utilizar um percentual maior de matéria orgânica, ou mesmo terra preta, cerca de 50%. O restante completa com pedrisco peneirado, caqueira de tijolo ou saibro, enfim, o que tiver na reta. Uns 5 a 10% de carvão triturado também sempre vai bem no substrato pois ele é um fungicida natural e ajuda reter umidade sem deixar o substrato encharcado. Sobre o transplante de fato é bom deixar a planta se recuperar, mas poderia substituir uns 3-4 cm da camada superior do substrato com este substrato mais drenante e ácido que falei acima. Mas isso não é imprescindível, pode deixar assim também. Abraço |
Valeu Elio Luis, abraço.
 _________________ https://www.facebook.com/pages/S%C3%B3-bonsai/390732457702677
Albert Einstein |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|