FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus - 5 anos
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
mrs.net



Registrado: 26/08/14
Idade: 47
Mensagens: 5
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Set 02, 2014 11:08 am    Assunto: Ficus - 5 anos Responder com citação









Ganhei esta planta, a pessoa já estava com ela uns 4 anos

Achei muito bom o nebari, vou começar mexer com ela, poderiam me dar dicas?

Quero fazer sobre pedra, para melhor visualização do nebari.

Abraços e sucesso
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Luni



Registrado: 14/07/11
Idade: 37
Mensagens: 93
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Set 02, 2014 7:00 pm    Assunto: Responder com citação

começa então transplantado ela. Corta essas raízes pretas se estiverem mortas (que está com cara de estarem). Pra raiz sobre pedra vc vai ter que ou achar uma boa pedra que encaixe perfeitamente sob as raízes já desenvolvidas, o que é quase impossível, ou fazer uma poda drástica de raiz, transformar praticamente em uma estaca e torcer para enraizar novamente. Quando as novas raízes finas estiverem um pouco desenvolvidas, amarra-las na pedra com plastico-filme, ou alguma borracha e enterrar de novo para que não bata sol nas raízes.
Se optar pela poda das raízes, não se esqueça te compensar a falta de raiz (entrada e água e nutrientes) com uma poda aérea tb diminuindo a perda de água por transpiração.

Te aconselho a só transplantá-la e pensar melhor. Sobre pedra não me parece a melhor opção pra essa planta.

Minha opinião. Aguarde novas idéias!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 45
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qua Set 03, 2014 8:16 am    Assunto: Responder com citação

mrs,

A não ser que tu faças uma pedra artificial, com cimento aerado ou outro material equivalente, não vais ter facilidade em encontrar uma pedra que se adeque ao seu nebari, como a Luni falou.

Na verdade, tua planta parece que tem um ponto de conicidade invertida, por algum estrangulamento, ou algo parecido, no tronco logo acima do que seria o nebari. Pelo menos é o que parece pela foto, pois poderia ser também uma raiz circundando o tronco. Em ambos os casos, eu tiraria esta parte com uma retífica, e as outras raízes mortas, e faria um falso alporque na base para estimular o surgimento de novas raízes onde forem retiradas as que estiverem mortas, a fim de formatar um novo nebari com aparência mais uniforme, aproveitando o fato de que o Ficus em geral enraíza muito bem.

Mas isso claro é a opinião de um cara que não é dono da planta, e não a viu pessoalmente, o que muitas vezes muda totalmente o cenário e o plano de trabalho para a planta. Portanto, é prudente que colhas opiniões e decidas o que achas melhor para o teu Ficus, que tem um ótimo potencial!

Abraço Smile
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil