Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 05, 2014 8:48 am Assunto: ok |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:10 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Ago 05, 2014 12:25 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde jubras
Que espécie é? Ficus?
Acho que não há nada mais a ser feito aí não..pois o corte está muito rente ao tronco. Caso contrário, daria pra usar a técnica Van Meer _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 05, 2014 1:28 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:10 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 05, 2014 3:24 pm Assunto: |
|
|
ok
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Ago 05, 2014 9:17 pm Assunto: |
|
|
jubras, de fato está meio confuso. E apenas com esta foto fica bem complicado dar opinião. Quanto troncos ela tem? Se é o que parece que tem um escondido aí, então seriam 4? Começa por aí, se tem 4 este número par não pode ficar e tem que ser retirado um, ao menos. Dois é permitido também. Coloca fotos de outros ângulos para a gente poder ver melhor. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 05, 2014 10:02 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:11 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 06, 2014 9:42 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:11 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Ago 06, 2014 9:49 pm Assunto: |
|
|
jubras, olhei todas as fotos...ufa...
Tomando a primeira foto eu fiz uma projeção tabajara, mas a intenção é apenas explicar minha sugestão.
Eu retiraria totalmente o tronco que nesta foto fica atrás, marcado com um X azul, trabalhando a planta com tronco duplo. O motivo principal é que este tronco está muito reto e sem graça, destoando especialmente com o belo movimento do tronco mais alto. Depois faria uma poda curta de toda a galhada, mais ou menos acompanhando o risco branco demarcado. Veja que a pintura da área em verde representa a folhagem e a altura definitiva do futuro bonsai, ficando assim com um aspecto bem compacto e mostrando força. Nesta poda também retiraria todos os pequenos galhos que estão nesta área do tronco até as ramificações. Alguns eu marquei em vermelho, mas se tiver outros menores nesta mesma altura retira tudo, deixando visível nesta altura apenas a estrutura da planta. Especialmente este galho marcado mais perto do X azul, está cruzando a frente do tronco e não pode ficar aí. Veja se tem outros galhos que cruzam a linha principal dos troncos e também devem ser retirados.
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 06, 2014 11:03 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:12 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 07, 2014 11:14 am Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:12 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 08, 2014 9:46 pm Assunto: |
|
|
Quanto a poda dos galhos pode fazer agora sem problema que tudo vai cicatrizar simultaneamente agora em seguida começa um forte período vegetativo e não terá problemas. Sobre a retirada do tronco dos fundos podemos "negociar"...rsrsrsrsrs Eu sempre considero e levo em conta a vontade do dono da planta. Este procedimento tenho também em nossas reuniões de associação, onde sugiro fazer isso ou aquilo, dentro que acho o melhor para cada caso, mas preservando o que o dono da planta tem em mente, inclusive seus medos...rsrsrs. Também tem o lance que mesmo com dezenas de fotos nunca é possível se ter uma visão real do que a planta é, ao vivo seria o melhor. Bem, colocado isso vou sugerir outra intervenção no tronco de traz que vai ser muuuuito menos drástica e vai ajudar bastante. O que me incomoda neste caso é o tronco ser, reto, cilíndrico, cortado reto e saem dois galhos paralelos no topo deste corte. Então eu sugiro um corte bastante na diagonal, conforme apaguei abaixo. Isso depois de cicatrizar ( e o ficus cicatriza fácil) vai dar a impressão de movimento e conicidade no tronco e o galho que vai ficar, se tornará o seguimento do tronco. Além disso não ficará aquela impressão atual de que existe um "toco" lá nos fundos. A ramificação deste galho será usada para preencher os fundos. Se ele fosse retirado se usariam galhos dos outros troncos saindo para o fundo, mas da maneira que estaremos fazendo também ficará muito bom.
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 10, 2014 7:59 pm Assunto: |
|
|
ok
|
|
 |
Fernando Gabriel Harmuch

|
Enviada: Dom Ago 10, 2014 9:36 pm Assunto: |
|
|
jubras vc fez um bom trabalho até aqui com as correções das podas, também manteria o tronco que vc ficou na dúvida definindo a frente certa do futuro bonsai. Quanto ao trabalho de correção da poda é só vc manter a mesma ideia do que fez até agora que não tem erro.
Abraço _________________ "A paciência sempre te espera"- Mestre Miyagi |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 11, 2014 11:14 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:13 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
ok 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 12, 2014 10:20 pm Assunto: |
|
|
ok
Editado pela última vez por ok em Qua Set 09, 2015 3:13 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
|