Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Silas Lanzieri 2.o PASSO
Registrado: 06/04/12 Idade: 57 Mensagens: 235 Localização: Cabo Frio-RJ
|
Enviada: Sáb Ago 23, 2014 4:06 pm Assunto: ipe amrelo florescendo, o que acham?? |
|
|
Tento fazer desta muda um bonsai, mas, não consigo baixar e adensar a copa. Deopis de quatro anos comigo (comprei uma muda de viveiro bem judiada) desde o início fiz uma poda radiacl, mas, tenho a sensação que não está progredindo, o que me dizem, amigos?
_________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
|
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE
Registrado: 20/02/06 Idade: 64 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Ago 23, 2014 9:22 pm Assunto: |
|
|
Silas, de fato os ipês em geral são muito difíceis de adensar a copa. Até que você conseguiu aí uma ramificação primária razoável pois na maioria das vezes quando se poda ele coloca só um ou dois brotos. Agora, curte a floração, depois da floração conte 2 entrenós desde a última poda e corte tudo curtinho novamente a fim de tentar ramificar mais. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
|
Silas Lanzieri 2.o PASSO
|
Enviada: Dom Ago 24, 2014 1:07 pm Assunto: |
|
|
Seki, após a floração, provavelmente ficarão as bagas das sementes, deverei esperar amadurecer e cair para então podar?? _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
|
Registrado: 20/02/06 Idade: 64 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Ago 24, 2014 10:34 pm Assunto: |
|
|
Não precisa esperar, nem deve. Quanto antes fizer a poda após a floração, melhor será... Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
|
erico.bettoni 1.o PASSO
Registrado: 01/04/14 Idade: 45 Mensagens: 158 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Ago 25, 2014 12:28 pm Assunto: |
|
|
Ipê é complicado mesmo... entrenós BEM grandes e poucos brotos. Pior que ipê na minha coleção só tem paineira... hehehe
Tenho 3 ipês, 1 roxo bola adulto, que acabei de fazer poda drástica, 1 rosa e 1 roxo normais que ainda não floraram.
Quando comecei queria os ipês, e por isso trabalhei bastante nas duas mudas não adultas, especialmente a de ipê rosa.
Depois de muito esforço consegui progresso na copa, mas o duro é que agora que aprendi mais percebi que preciso trabalhar o tronco e o nebari, e vou perder a copa toda de novo...
O que faço para compactar: MUITA LUZ/SOL, quando começam a sair novos brotos diminuo a água e paro completamente o adubo até que as folhas tenham se desenvolvido um pouco (duas ou três semanas).
Se mesmo assim os entrenós saem grandes, eu corto na gema de novo!
Veja como está:
_________________ Minhas Plantas |
|
|
|
|
Enviada: Seg Ago 25, 2014 10:22 pm Assunto: |
|
|
Correto Érico. O stress hídrico é uma forma de fazer a planta crescer menos e diminuir entrenós. Outra técnica é: quando os novos brotinhos saíram e tem já 2 pares que pequenas folhas se formando, com a unha, corta-se a pontinha do broto. _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
|
Silas Lanzieri 2.o PASSO
|
Enviada: Ter Ago 26, 2014 4:45 pm Assunto: |
|
|
Olá, erico.bettoni, Esse lance de diminuir a água, tem alguma forma segura de fazer isso sem correr o risco de desidratar a planta fatalmente? _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
|
Silas Lanzieri 2.o PASSO
|
Enviada: Ter Ago 26, 2014 4:47 pm Assunto: |
|
|
Olá, erico.bettoni, Esse lance de diminuir a água, tem alguma forma segura de fazer isso sem correr o risco de desidratar a planta fatalmente? _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
|
erico.bettoni 1.o PASSO
|
Enviada: Ter Ago 26, 2014 5:50 pm Assunto: |
|
|
Eu continuo regando com a mesma freqüência, mas usando menos água. Metade mais ou menos. _________________ Minhas Plantas |
|
|
|
Silas Lanzieri 2.o PASSO
|
Enviada: Sáb Ago 30, 2014 1:26 pm Assunto: |
|
|
erico.bettoni, a planta que vc mostrou acima, é ipê também, que variedade?
Pode não ter parentesco, mas as folhas me lembraram de uma Mongubeira que cultivo e insitse nos entrenós longos, mas venho podando constantemente pra tentar engrossar os galhos sem que a planta fique muito comprida.
_________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
|
erico.bettoni 1.o PASSO
|
Enviada: Sáb Ago 30, 2014 3:19 pm Assunto: |
|
|
É um ipê sim, com certeza. Esse é um ipê rosa.
Tenho outros dois roxos e um branco de semente.
Só me falta o amarelo, mas como já esgotei minhas bancadas novas não vai ser agora que vou pegar. _________________ Minhas Plantas |
|
|
|
|