|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Daniel Mallmann
Registrado: 08/09/12 Idade: 42 Mensagens: 56 Localização: Estância Velha-RS
|
Enviada: Sex Set 05, 2014 2:16 am Assunto: Pinheiro Negro |
|
|
Oi pessoal !!
Tenho um PN e gostaria de informações das técnicas de pinçagem,etc , épocas, etc. Não estou encontrando aqui no fórum, alguém sabe onde encontro todas estas dicas?
Agradeço a ajuda !! |
|
|
|
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE
Registrado: 20/02/06 Idade: 64 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Set 05, 2014 10:32 am Assunto: |
|
|
Apesar de não ser tão simples assim, vou tentar resumir...
Outubro - Fazer metsumi - Pinçar as velas mais fortes, deixando as mais fracas como estão.
Dezembro - Fazer Meki - arrancar o restante das velas.
Fevereiro - Fazer Mekaki - Onde foi retirado as velas nasceram vários brotos, retira deixando somente 2 brotos.
Mario - Hanuki - pinçar agulhas velhas deixando 4-5 agulhas em cada galho.
Junho-julho - Podar galhos desnecessários e fazer aramagem.
Maiores detalhes, pesquisa na net por estas palavras em japones que terá mais informações.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
|
Hugo Perticarati 2.o PASSO
Registrado: 18/01/13 Idade: 37 Mensagens: 232 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Set 05, 2014 2:30 pm Assunto: |
|
|
Elio, desculpe a pergunta besta, iniciante é fogo kkkk
Esse cronograma serve para pinheiro vermelho também?
Obrigado amigo =] |
|
|
|
Daniel Mallmann
Registrado: 08/09/12 Idade: 42 Mensagens: 56 Localização: Estância Velha-RS
|
Enviada: Dom Set 07, 2014 12:32 am Assunto: |
|
|
SEKI - Elio Luis Secchi escreveu: | Apesar de não ser tão simples assim, vou tentar resumir...
Outubro - Fazer metsumi - Pinçar as velas mais fortes, deixando as mais fracas como estão.
Dezembro - Fazer Meki - arrancar o restante das velas.
Fevereiro - Fazer Mekaki - Onde foi retirado as velas nasceram vários brotos, retira deixando somente 2 brotos.
Mario - Hanuki - pinçar agulhas velhas deixando 4-5 agulhas em cada galho.
Junho-julho - Podar galhos desnecessários e fazer aramagem.
Maiores detalhes, pesquisa na net por estas palavras em japones que terá mais informações.
abraço |
Valeu Elio !!
Isto que eu queria saber !!! |
|
|
|
Simba 2.o PASSO
Registrado: 17/06/13 Idade: 44 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Seg Set 08, 2014 11:17 am Assunto: |
|
|
Elio, desculpe me atravessar!
Hugo, já vi pessoas aqui no forum relatando que seguiram este calendário para outros tipos de pinus, se não me engano o Pinus elliottii. Pelo que vi das fotos, os resultados foram muito bons, muito embora alguns bonsaístas se queixem desta espécie por ela ser difícil de ter as agulhas diminuídas. Portanto, acho que pode ser aplicado o calendário para o Pinus densiflora também... mas claro, espero o comentário dos que já mexem com a espécie há mais tempo, eu tenho apenas 5 filhotinhas que plantei de semente, agora com 3 meses na areia pura! Não deu tempo prá aplicar o calendário ainda!!
Abraço _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
|
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE
Registrado: 20/02/06 Idade: 64 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Set 08, 2014 10:11 pm Assunto: |
|
|
Sim Hugo, o pinheiro vermelho segue o mesmo calendário conforme o Simba falou. O trabalho com pinheiros em geral é bastante minucioso. Se não fizer a intervenção na época certa perderá o ano, só podendo fazer no ano seguinte. Também intervenções fora de época podem ser catastróficas. É bem mais complicado do que parece. Eu também estou lutando com os meus, apesar de utilizar vários tutoriais, inclusive do Mestre Hidaka... e muitas vezes perdendo tempo nos resultados. Por falta de tempo no ano passado deixei de fazer algumas das intervenções indicadas e agora terei uns 2-3 anos para correr atrás do prejuízo..rsrsrsrsrs Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
|
Simba 2.o PASSO
Registrado: 17/06/13 Idade: 44 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Ter Set 09, 2014 8:21 am Assunto: |
|
|
E por coincidência, os elliottii aos quais eu me referia estão sendo trabalhados pelo próprio Elio! Fuçando outros assuntos aqui no fórum ontem encontrei o post!
Abraço _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
|
Hugo Perticarati 2.o PASSO
Registrado: 18/01/13 Idade: 37 Mensagens: 232 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Set 09, 2014 7:58 pm Assunto: |
|
|
hahahahaha Muito obrigado Simba e Elio, tentarei seguir a risca os procedimentos e épocas corretas.
Muito obrigado! =] |
|
|
|
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|