FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

2 laranjeiras...
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Pomba



Registrado: 13/09/07
Mensagens: 7
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Seg Set 08, 2014 10:50 pm    Assunto: 2 laranjeiras... Responder com citação

Bom pessoal, essas duas laranjeiras estão na casa da minha avó. Cortaram as duas, mas insistem em brotar e toda vez alguém vai lá e tira todos os brotinhos. To doido pra trazê-las pra casa, mas não tenho idéia do que fazer!
São essas duas:





Alguma dica de como fazer o procedimento? Elas estão próximas do trecho cimentado, estou com medo das raízes terem crescido embaixo e acabar matando a planta ou não conseguir tirá-las de lá. Como podem ver, o cimento até começou a rachar possivelmente pelo crescimento das raízes.
Qualquer ajuda é bem vinda!
_________________
Stephan Rangel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/11/11
Mensagens: 153
Localização: igrejinha-RS

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2014 10:33 am    Assunto: Responder com citação

Vai dar trabalho! Mas da para retirar sim! Cavoque bem ao redor delas e tente deixar o maximo de torrao possivel!
Quanto as raizes mais grossas, vai cortando elas nao precisa ter medo de corta-las pois o que mantem a planta viva sao as raizes capilares as fininhas, so cuidado para consegui preservar um possivel bom nebari.
_________________
Bonsai - A vida em arte!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/04/12
Idade: 56
Mensagens: 235
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2014 10:39 am    Assunto: Responder com citação

O que eu faria, em em primeiro lugar, esperar uma sequência de dias chuvosos para então cavar,aproveitar parte do torrão. Sobre a preocupação com a proximidade do local cimentado, acho que isso só dificulta o trabalho, mas sobre a sobrevivência da planta, já vi situações semelhantes em que a planta sobreviveu. Boa sorte!
_________________
Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Pomba



Registrado: 13/09/07
Mensagens: 7
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2014 3:04 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas sugestões! Realmente essa retirada vai dar trabalho...
A laranjeira da primeira foto tem um nebari bem desenvolvido, acho que seria ótimo para um bonsai. Já a segunda ele me parece encoberto, mas embaixo da terra deve ter algo mais gordinho.
Sobre aguardar dias chuvosos, do jeito que a coisa vai acho que vai demorar bem... Daria o mesmo resultado regá-las durante alguns dias? O solo molhado vai ajudar na escavação?
_________________
Stephan Rangel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2014 10:44 pm    Assunto: Responder com citação

A questão de molhar por uns dias certamente ajuda. Só que se o clima anda seco por aí, o problema vai ser a recuperação, depois de arrancar. Daí eu sugiro que planta em bacias grandes e coloque um saco plástico grande virado de boca para baixo, fazendo uma estufa a fim de manter a umidade e não desidratar demais a folhagem. Este saco deverá ficar por uns 30 dias e deverá ser retirado aos poucos, ou seja, vai abrindo um rasgo nele, 3 dias depois aumenta o rasgo e assim por diante até retirar totalmente. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil