|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rcguerra
Registrado: 09/09/14 Idade: 50 Mensagens: 15 Localização: Portland, Maine (USA)
|
Enviada: Sex Set 12, 2014 6:15 pm Assunto: troncos com coloração diferenciada |
|
|
Estou curioso para saber se alguém aqui conhece o processo utilizado para adquirir mais de uma cor no mesmo tronco, como visto em algumas fotos do meu album no Pinterest:
http://www.pinterest.com/rcguerra/potted-trees/
Como tenho acesso ilimitado a qualquer tipo de químicos (inclusive ácidos controlados), fiquei na dúvida se se trata de um processo químico ou físico, com uma raspagem ou uso de lixa fina.
Obrigado desde já. |
|
|
|
Matheus Falcão 1.o PASSO
Registrado: 13/02/13 Idade: 30 Mensagens: 162 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Seg Set 15, 2014 8:38 am Assunto: |
|
|
Amigo, as partes brancas correspondem à madeira morta, enquanto as partes em marrom estão vivas. A cor branca intensa é conseguida, acredito, pela aplicação de calda sulfocálcica, que ajuda na proteção da madeira. _________________ Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar" |
|
|
|
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE
Registrado: 20/02/06 Idade: 64 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Set 16, 2014 4:59 pm Assunto: |
|
|
rcguerra, conforme nosso colega falou a cor banca é a parte de madeira seca que é tratada normalmente com calda sulfocálcica (lim sulfur). Por se tratar de um produto de formulação natural (cal + enxofre) creio que não venha ater limitação de uso. Afora o aspecto que produz o mais importante de sua aplicação mesmo é a proteção da madeira contra o apodrecimento (fungos) já que ela é um fungicida. Para este caso é aplicada pura, sem diluição, com pincel, como se fosse "pintar" a madeira seca. De outra parte a madeira marron se trata também conforme falou o colega do veio verde da planta que alimenta a copa. Nestas fotos ela tem este belo aspecto por estar bem limpa, foi escovada, lavada e possivelmente passado algum óleo natural, o que salienta a cor da casca. Este óleo não é necessário e na verdade eu até agora, por aqui vi poucas pessoas utilizarem. abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
|
rcguerra
Registrado: 09/09/14 Idade: 50 Mensagens: 15 Localização: Portland, Maine (USA)
|
Enviada: Qua Set 24, 2014 2:57 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela explicação. Agora muita coisa que eu já tinha visto começa a fazer sentido. |
|
|
|
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|