Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rcguerra
Registrado: 09/09/14 Idade: 51 Mensagens: 15 Localização: Portland, Maine (USA)
|
Enviada: Sex Set 12, 2014 6:15 pm Assunto: troncos com coloração diferenciada |
|
|
Estou curioso para saber se alguém aqui conhece o processo utilizado para adquirir mais de uma cor no mesmo tronco, como visto em algumas fotos do meu album no Pinterest:
http://www.pinterest.com/rcguerra/potted-trees/
Como tenho acesso ilimitado a qualquer tipo de químicos (inclusive ácidos controlados), fiquei na dúvida se se trata de um processo químico ou físico, com uma raspagem ou uso de lixa fina.
Obrigado desde já. |
|
|
 |
Matheus Falcão 1.o PASSO

Registrado: 13/02/13 Idade: 31 Mensagens: 162 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Seg Set 15, 2014 8:38 am Assunto: |
|
|
Amigo, as partes brancas correspondem à madeira morta, enquanto as partes em marrom estão vivas. A cor branca intensa é conseguida, acredito, pela aplicação de calda sulfocálcica, que ajuda na proteção da madeira. _________________ Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar" |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Set 16, 2014 4:59 pm Assunto: |
|
|
rcguerra, conforme nosso colega falou a cor banca é a parte de madeira seca que é tratada normalmente com calda sulfocálcica (lim sulfur). Por se tratar de um produto de formulação natural (cal + enxofre) creio que não venha ater limitação de uso. Afora o aspecto que produz o mais importante de sua aplicação mesmo é a proteção da madeira contra o apodrecimento (fungos) já que ela é um fungicida. Para este caso é aplicada pura, sem diluição, com pincel, como se fosse "pintar" a madeira seca. De outra parte a madeira marron se trata também conforme falou o colega do veio verde da planta que alimenta a copa. Nestas fotos ela tem este belo aspecto por estar bem limpa, foi escovada, lavada e possivelmente passado algum óleo natural, o que salienta a cor da casca. Este óleo não é necessário e na verdade eu até agora, por aqui vi poucas pessoas utilizarem. abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
rcguerra
Registrado: 09/09/14 Idade: 51 Mensagens: 15 Localização: Portland, Maine (USA)
|
Enviada: Qua Set 24, 2014 2:57 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela explicação. Agora muita coisa que eu já tinha visto começa a fazer sentido.  |
|
|
 |
|