FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Novas Aquisições
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2014 10:36 pm    Assunto: Novas Aquisições Responder com citação

Boa noite amigos do fórum!

Quero compartilhar com vocês 3 mudas e 1 prébonsai que comprei na exposição do Jardim Botânico!

A primeira é esta muda de Glicinia que estava procurando faz um bom tempo, já tinha encontrado algo pela internet mas não queria comprar sem ver. Esta já estava reservada e por sorte a pessoa não tinha ido buscar ainda e nem deixado pago, insisti e me venderam. Não tem nada de especial,mas vou plantar no chão e deixar crescer livremente. Com sorte quem sabe não pode sair algo de bom com um alporque no futuro? Se não render um bonsai pelo menos vou ter uma bela planta no jardim.

Tamanho:cerca de 60cm sem o vaso.

Segunda muda:Chojubajo
Cerca de 20 cm sem o vaso
Nãp pensei em nada ainda,por enquanto pretendo apenas deixar crescer no chão.

Terceira muda:Érica Japonica branca
Altura cerca de 80 cm sem o vaso
Já tinha visto outras rosa meio claro, mas branca como esta nunca tinha visto e nem deste tamanho.
Esta vou começar a trabalhar como bonsai assim que terminar esta florada.

Pré-bonsai:Cotoneaster

Tamanho:cerca de 20 cm sem o vaso
Este pretendo fazer um alporque logo acima do 2 galho mais fino à direita na 1 foto, deixar apenas 1 galho destes que estão na parte mais baixa e formar a arvore a partir daí, mas logo após o alporque ele vai pro chão para engrossar por cerca de 3 anos.

Toda dica e sugestão é bem vinda, mesmo para as plantas que vão pro chão porque posso aproveitar e já ir direcionando o crescimento.

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 23, 2014 3:24 pm    Assunto: Responder com citação

Gilson, o ideal seria colocar uma planta em cada tópico para o pessoal poder opinar melhor e ir acompanhando o andamento delas. Bom vou tentar dar uma geral assim mesmo...
A glicínea. antes mesmo de colocar no chão faça um alporque logo abaixo do segundo galho a fim de formar um tronco com aquele movimento que tem ali nesta formação de vários galhos. Glicínea com tronco reto fica feinha. Quando retirar a parte de cima, na parte de baixo corte o tronco principal e use o primeiro galho para dar seguimento ao novo tronco, este galho ainda dá pra dar movimento com arame nesta espécie. Assim terás 2 mudas. Sem contar que no outono/inverno quando estiver sem folhas poderá fazer inúmeras mudas com galhos de cerca de 20-30 cm...
A segunda planta que é chamada de Cydonia japonica, o que tem ali são várias mudas, possivelmente saindo de um mesmo ponto. Isso tem que ser separado, muda por muda e cuidar para não deixar brotos nascerem da base a fim de poder formar um tronco de certo calibre. Esta espécie tem o hábito de não engrossar tronco e ir colocando dezenas de brotos na base formando uma touceira que nunca vai servir para fazer bonsai. Então, desmanche isso aí, logo após a floração e depois cuide cada planta individualmente retirando os brotos que vem do chão.
A terceira, Erica japônica, é uma planta bastante temperamental em termos de intervenção. No replantio, retire apenas uns 20% do substrato, diminuindo muito devagar o tamanho do tronco, se não é morte certa. Nas podas também procure ir baixando a altura aos poucos, nada de poda drástica. É uma das plantas mais difíceis de se ter como bonsai...Também está com o problema de sair dois troncos da base, teria que verificar se são duas mudas ou escolher apenas um deles.
A última, cotoneaster é a única que dá para já ir refinando como bonsai. Olhando a primeira foto, retire os galhos que tem mais do que um saindo do mesmo ponto. Escolha um para ficar e retire os demais. Preferencialmente deixe um que já esteja numa posição mais horizontal a fim de não ter que dobrar demais, sujeitando a quebra. Depois desta "limpeza" inicial crie um tópico especialmente para ele. abraço
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 23, 2014 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pelas dicas Hélio!

Não postei individualmente porque como tenho a intenção de plantar no chão e meio que "esquecer" por uns 3 anos ficaria muito tempo sem atualização. Vou apenas tomar os cuidados básicos para que não cresça demais um galho ou outro e fique desproporcional.
A glicínia voocê sugeriu o alporque justamente onde eu tinha imaginado fazer justamente pelo engrossamento do tronco nesta região. Não tinha pensado em aramar e dar forma ao menor, mas gostei da sugestão e vou fazer.
A Cydonia eu estava pensando em deixar as várias mudas formarem um conjunto como este exemplo abaixo já que é difícil obter um tronco com boa espessura e conicidade nesta espécie. OBS:escrevi o nome errado o correto seria Chojubai e quando você escreveu Cydonia estranhei e fui verificar, na verdade eu acho que confundi as espécies. Pelo que pude ver o Chojubai tem a folha um pouco diferente (segunda imagem).

A Érica eu não sabia que não precisava de cuidados na poda dos galhos também, somente das raízes. Inclusive li em algum local que não me recordo agora que é aconselhável utilizar água para retirar a terra durante o transplante para compactar a massa de raízes e com isto podar o mínimo possível. Bem a tempo porque eu já ia baixar muito o tamanho. Quanto a forma são 2 troncos unidos pela base mesmo, estava imaginando deixar os 2 sendo um mais baixo que o outro para balancear, podar primeiro e ver como fica, depois decido com calma!

O cotoneaster preciso realmente fazer uma seleção de galhos pretendo fazer este final de semana que vem!!!

Mais uma vez valeu pelas dicas, sempre valiosas!!

Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 24, 2014 9:52 am    Assunto: Responder com citação

Perfeito Gilson. Quanto a cydonia, veja que no exemplo mostrado foi exposto todo o torrão (tronco) de onde saem os pequenos galhos. Isso é uma coisa. Outra coisa seria ter vários brotos saindo da terra sem que fosse visualizada a sua origem, o que não ficaria bom. Por isso ao plantar no chão, observe se estes brotos saem todos da mesma base, ou se são pequenas mudinhas plantadas juntas, isso faz toda a diferença. Pois se no futuro você quiser expor o torrão e forem mudinhas separadas você simplesmente não terá o que expor...
Veja aí uma das minhas cydonias de tronco único. A estilização normalmente é deficitária pois ela nem sempre atende ao crescimento do broto desejado, perdendo assim em boa forma, mas a floração compensa...

Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: