Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 53 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Qua Set 24, 2014 7:54 pm Assunto: Loropetalum Chinense |
|
|
Olá amigos do Fórum!
Um dias destes eu estava navegando por um blog e vi uma foto de um bonsai que eu achei fantástico. Além do tamanho, madeira morta entre outras caracteristicas o que me chamou a atenção de imediato foi a coloração das flores. Dei um zoom na foto e vi que as flores, além da beleza da cor, tinham um aspecto bem diferente, me lembrou aquelas balas de coco servidas em festas de criança.
Qual não foi a minha surpresa ao me deparar logo no primeiro ponto de venda com uma muda que reconheci logo que vi. A planta apesar de pequena, cerca de 20 cm,tem uma boa conicidade na base e um movimento interessante. Não pensei duas vezes e já comprei. Alguém tem ou já teve um bonsai desta espécie?Dicas e sugestões são bem vindas.
Ah!!! claro que vai ser plantada inicialmente no chão para que o tronco ganhe em espessura.
Detalhes das folhas e flor (apesar que já tinha caido a maioria das pétalas)
Segue também link do blog para fazer jus a referência. Tem uns bonsai muito bonitos de arvores em estilo chinês ou tailandês.
http://bonsaiquinn.wordpress.com/
Abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Set 25, 2014 11:43 am Assunto: |
|
|
Gilson, o loropetalum é uma planta ótima para trabalhar como bonsai. Responde muito bem a poda, inclusive poda bem drástica, emitindo farta brotação, o que facilita em opções para estilização. Folhas pequenas, floração, magnífica e fácil compactação de folhagem, resistência, completam as boas qualidades para uso como bonsai. Quanto a sua planta é um ótimo material, este movimento de tronco dele, se colocado no chão pra crescer vai ficar muito show... Eu tenho alguns... Um deles que mostro em foto abaixo, está plantado no jardim há uns 20 anos. O tronco é da grossura de um litrão PET. como ia ser retirado por modificacões do jardim, pedi um tempo e estou pré-estilizando ele no chão mesmo. Foi feita uma podar bem drástica (imagina que usei motossera para podar) A foto que segue abaixo é do ano passado, agora já está com a folhagem bem compacta e quero retirar ele do chão para finalizar a estilização em vaso de cultivo...
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 25, 2014 9:40 pm Assunto: |
|
|
Nossa!!!! vai ficar um espetáculo!! Você tem sempre um coelho dentro da cartola hein!!! kkk.
A base é bem larga e após retirada do solo pode me parece que pode ser plantada um pouco mais alta o que iria proporcionar um alargamento maior ainda por conta das raizes serem grossas e estarem localizadas como se fossem uma extensão do tronco. Sabe dizer quanto tinha de altura quando foi podada?Pretende trabalhar a região da poda?
Parabéns e não deixa de postar atualizações desta beleza!! |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Set 26, 2014 8:56 pm Assunto: |
|
|
De fato, dá para elevar um pouco a planta e alargará ainda mais a base. Quando foi podada tinha vários galhos próximos ao chão e uma altura total de perto de 4 metros. Há 2 cortes bem grandes que serão trabalhados sim como madeira seca, o que deverá valorizar ainda mais o tronco na parte que está escondida. Em breve vou atualizar. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

Registrado: 06/04/12 Idade: 57 Mensagens: 235 Localização: Cabo Frio-RJ
|
Enviada: Sáb Set 27, 2014 4:37 pm Assunto: |
|
|
Interessante o fato de conseguir uma planta da espécie que desejou e com características promissoras a um projeto a longo prazo semelhante a planta que te inspirou o desejo... _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 27, 2014 6:47 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Elio e posta sim...quero acompanhar a evolução...
Realmente Silas o formato do tronco favorece o mesmo estilo do bonsai que achei fantástico. Agora é plantar no chão e esperar um looooongo tempo. Se a do Elio tem o tronco da grossura de uma Pet e tinha 4 metros de altura quando foi podada, para chegar a este tamanho vai levar por baixo + de 5 anos...
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 01, 2014 10:16 am Assunto: |
|
|
De fato, como se trata de um arbusto e não uma árvore, seu desenvolvimento é um pouco demorado, mas vale a pena. Creio que em uns 3 anos, mesmo que não seja do tamanho do que postei, mas sua planta já estará numa boa bitola para trabalhar. Plante a pleno sol e com espaço ao redor que acelerará o crescimento. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 02, 2014 6:52 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela dica Elio, comprei um terreno onde pretendo construir a minha nova casa, mas por enquanto está servindo de local de plantio dos meus futuros bonsai...kk. Dever ter mais de 30 atualmente e outro tanto em casa que pretendo levar pra lá, mas estou esperando que venha uma semana com tempo chuvoso, o que está difícil em São Paulo..o terreno fica um pouco longe da minha casa atual e não dá pra ficar molhando..
Abraço |
|
|
 |
|