FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Kaizuka - Juniperos Chinensis Torulosa
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Wermeoson Ramos



Registrado: 08/10/14
Idade: 43
Mensagens: 46
Localização: Conselheiro Lafaiete-MG

MensagemEnviada: Qui Out 09, 2014 8:10 pm    Assunto: Kaizuka - Juniperos Chinensis Torulosa Responder com citação

Olá irmãos no bonsai.
Estou postando meu primeiro trabalho de aramacao, na esperança, de que, recebendo conselhos dos floristas nós possamos em alguns anos transformar este trabalho num belo bonsai. Por falta de experiência, a aramacao não ficou muito bela, mas parece que ficou eficiente.
Tem apenas três dias que aramei está planta, mas estava pensando em fazer um falso transplante, pois, apesar de a época não ser propícia, me parece que a planta precisa melhores condições para desenvolver suas raízes, o que vcs acham?



Assim ela chegou











Aguardo opiniões.
_________________
Na multidão de conselheiros há sabedoria!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Out 09, 2014 10:51 pm    Assunto: Responder com citação

Wermeson, é um bom começo o que o amigo fez aí. Porém este movimento em S muito acentuado e somente numa direção vai fazer com que a planta não tenha profundidade e se olhada de lado, praticamente não vais ver movimento nenhum. O movimento poderia ser menos acentuado, mas principalmente teria que ser feito meio em espiral a fim de que se olhar a planta girando em todos os lados notará movimento. Quanto ao falso transplante poderia fazer, mas seu tronco agora está ancorado no vaso. então aconselho que faça muitos furos no vaso, tanto no fundo quando nas laterais e plante com vaso e tudo num recipiente maior. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wermeoson Ramos



Registrado: 08/10/14
Idade: 43
Mensagens: 46
Localização: Conselheiro Lafaiete-MG

MensagemEnviada: Sex Out 10, 2014 6:29 am    Assunto: Kaizuka - Juniperos Chinensis Torulosa Responder com citação

Olá Elio, muito obrigado pelas observações. Irei me lembrar de suas recomendações sobre as curvas, pois, vc e tem razão, quando viro a planta, não vejo movente em todos os lados.
Sobre o falso transplante, eu não sabia como faze-lo pelo fato de a planta ancorada, mas a idéia dos furos é simplesmente genial.
Abraços
_________________
Na multidão de conselheiros há sabedoria!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Wermeoson Ramos



Registrado: 08/10/14
Idade: 43
Mensagens: 46
Localização: Conselheiro Lafaiete-MG

MensagemEnviada: Sex Out 10, 2014 9:11 am    Assunto: Kaizuka - Juniperos Chinensis Torulosa Responder com citação

Elio, sobre as sugestoes que voce deu, voce acha ainda que devo fazer tais mudancas nesta planta para dar-lhe melhor aspectos de todos os angulos, ou isso irá estressar muito a planta?

Outra coisa, quanto tempo devo deixar essa planta aramada? Sobre o falso transplante, quanto tempo devo deixá-la crescendo as raizes, pois, temo que devido a borracha, o tronco não ganhe espessura na base.

Obrigado
_________________
Na multidão de conselheiros há sabedoria!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sáb Out 11, 2014 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

Sim, pode fazer os movimentos laterais agora mesmo porque não vais mexer nas raízes. Sobre o tempo que deverá deixar arramada provavelmente em torno de um ano para que fixe um movimento razoável ao tronco. Mesmo assim ele vai retornar um pouco, o que na verdade será bom pois o movimento atual é demasiadamente acentuado, dando uma impressão meio artificial. Mas como eu disse, como ela vai retornar um pouco depois de retirar o arame, vai ficar bom. Sobre o tempo de crescimento em outro recipiente, vai variar de acordo com a espessura final que quiser. A borracha em si não tem força para segurar o engrossamento, portanto não será problema. Mas deixar engrossar uns 2 anos pode ser interessante. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/06/11
Idade: 36
Mensagens: 229
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Out 19, 2014 1:19 am    Assunto: Responder com citação

Eu tenho uma planta desta espécie. O único inconveniente é que ela demora muito para se desenvolver, mas é ótima para aramar...mas tem que ficar bastante tempo aramada porque ela tende a voltar pra posição antiga.
Esse juníperos também é chamado de Tuia Nana?
A mulher que passou lá no fundo em manjou você bonsaiando hahaha
_________________
Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Wermeoson Ramos



Registrado: 08/10/14
Idade: 43
Mensagens: 46
Localização: Conselheiro Lafaiete-MG

MensagemEnviada: Dom Out 19, 2014 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

Faaaala brother Victor! Cara, eu não sabia que essa planta era mesma tu ia nana. Sobre a mulher, de vez em quando algumas param em frente meu portão, pq gosto muito de flores tbm, e como sempre tenho plantas explodindo em floração e eu as deixo em frente o portão, isso chama a atenção!

Eu cultivo as flores tbm porque minha esposa e filhos as amam, e como eu os amo, continuo a cuidar delas.
_________________
Na multidão de conselheiros há sabedoria!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Wermeoson Ramos



Registrado: 08/10/14
Idade: 43
Mensagens: 46
Localização: Conselheiro Lafaiete-MG

MensagemEnviada: Dom Out 19, 2014 2:27 pm    Assunto: Responder com citação

Victor, por favor, se não for um inconveniente pra ti, posta umas fotos da sua planta pra eu ver. Abracos
_________________
Na multidão de conselheiros há sabedoria!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Victor
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/06/11
Idade: 36
Mensagens: 229
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Out 19, 2014 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

Fala aih Wermeosom. Dei uma pesquisada aqui e esse juníperos não eh o mesmo que a tuia nana. Estou pelo celular...quando sentar ao pc eu posto uma foto da minha sim. Depois poste uma foto das suas flores.. Hehe
_________________
Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Victor
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/06/11
Idade: 36
Mensagens: 229
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Out 21, 2014 3:01 pm    Assunto: Responder com citação

Aí brother..
Como prometido
Clique na foto para ampliar


_________________
Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Wermeoson Ramos



Registrado: 08/10/14
Idade: 43
Mensagens: 46
Localização: Conselheiro Lafaiete-MG

MensagemEnviada: Dom Out 26, 2014 6:34 am    Assunto: Atualizando Responder com citação

Senhor Elio, eu procurei dar algum movimento a planta, mas não tenho certeza se fiz exatamente o deveria. Uma coisa que não gosto é que os galhos me parecem cumpridos demais e sem densidade de massa verde, eu posso podar esses galhos deixando-os mais curtos?

Outra coisa. A planta está desenvolvendo novas brotações emitindo um monte de folhinhas verdes claras, eu devo pinça-las para aumentar essa massa verde? Se sim, devo usar a tesoura ou faço com mão?

Tambem enchi o vaso de furos e o coloquei em outra vasilha. Espero que as raízes encontem seu caminho para o desenvolvimento da planta



Opiniões e críticas são ansiosamente aguardadas.[/quote]
_________________
Na multidão de conselheiros há sabedoria!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Nov 02, 2014 5:37 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Wermeoson, essa sua planta pertence ao genero das coníferas, cuja grande família bem conhecida dos bonsaistas são os juníperos. Como tais, é meio complicada de lidar, especialmente no que toca a poda e retirada de brotações. Geralmente, recomenda=se que se mantenha os galhos com o máximo de brotações possíveis, para aumentar a área de densidade, isto é, para que o galho fique mais "cheio" de folhagem, preferencialmente junto do tronco e não, como faz a maioria, apenas nas pontas dos galhos.

Eu gostei do movimento sinuoso que você deu ao tronco da planta, ficou ótimo. Mas os galhos, nesse caso, devem seguir a mesma orientação, isto é, devem receber movimentação mais sinuosa também, para que a planta possa ficar em harmonia, quanto à estruturação aérea. Numa planta com tronco reto, os galhos devem ser o mais retos possível. Numa planta com tronco sinuoso, os galhos devem ser sinuosos também. É uma regra da própria natureza, que a maioria dos bonsaistas tende a imitar.

Um galho deve ter brotações apenas laterais. Isso significa que brotações que cresçam na parte inferior e sobre o dorso do galho, devem ser prontamente retiradas, via poda com tesoura. As brotações laterais devem ser alternadas, ou seja, uma não deve ficar "de frente" com a outra. Isso significa que na frente de uma há um espaço vazio entre duas (como num zíper, p.ex.). As brotações na ponta do galho "puxam" a força da planta para essa área, fazendo com que o galho aumente seu comprimento, engrosse na base de saída do tronco. Mas são as brotações próximas do tronco e distribuídas corretamente ao longo do galho, que irão formar corretamente o galho, aumentando sua "massa" verde, dando densidade para a planta, então cuide de não retirar essas brotações.

Numa árvore jovem é fácil ver que os galhos tendem a crescer voltados para cima. Numa árvore mais velha, eles se estabilizam ou na horizontal, ou levemente voltados para baixo. No caso do bonsai, então, buscamos essa última posição, de maneira a "criarmos" o efeito de antiguidade numa muda jovem. Repare que os galhos da sua planta saem do tronco com movimento para baixo, mas logo se voltam para cima. Corrija, então, seguindo a linha correta de formatação: um pouco retos,isto é, na horizontal, levemente voltados para baixo. Apenas as ponteiras é que devem ficar voltadas levemente para cima.

Os galhos da sua planta devem ser deixados crescer e se alongarem bastante, para que dessa forma suas bases de saída engrossem. Se ficar podando sempre os galhos, para encurtar seu crescimento, isso irá atrasar esse engrossamento, dificultando-o. O ideal, então, é deixar que cresçam livremente por uns três anos, depois selecionar uma nova ponteira para todos os galhos (um ápice de galho, mais próximo do meio do galho, p.ex.), aí sim então cortar o galho, reduzindo seu crescimento. Escolha o novo ápice do galho pela brotação menos vigorosa, eliminando a que for mais vigorosa inclusive, para que a planta possa se equilibrar corretamente.

Os galhos próximos do ápice do tronco devem também ser aramados e conduzidos voltados para baixo. Deixe um bom espaçamento entre esses galhos e a ponteira do ápice, pinçando e podando tudo que cresça nesse espaço, para evitar que apenas essa parte fique mais forte que o restante da planta. Claro, é possível também ir substituindo o ápice a cada tres ou quatro anos, de modo a formatar corretamente o ápice, favorecendo o engrossamento da base e ao longo de todo o comprimento do tronco.

O Junípero kaizuka exige uma atenção constante quanto a suas acículas. Geralmente, fica uma planta muito densa, mas tomando os cuidados que indico acima, na formatação dos galhos, não há mistério nem muita dificuldade em se obter um bonsai razoável a partir de uma muda dessa variedade. Os arames devem permanecer por dois ou três anos, antes de serem retirados. Sulcos de aprofundamento não são problema, pois no futuro você poderá usar isso como atração para o tronco, realizando shari em profundidade (criando, então, um efeito rotacional em todo o tronco, deixando-o como um parafuso de rosca soberba). Esse efeito é chamado de Nejikan e é uma técnica muito usada no bonsai.

Para melhores esclarecimentos sobre essa variedade de Junipero, digite no google imagens: junipero kaizuka bonsai. Você poderá ver inúmeros bonsais trabalhados e em formação, adequando o cultivo e a formatação do seu aos modelos que visualizar. Não deixe de postar aqui a evolução do seu trabalho com ele. Sol pleno, rega diária, adubação a cada 45 dias, inclusive no inverno.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Nov 02, 2014 8:45 pm    Assunto: Responder com citação

Correto Nicky, agora é hora do engrossamento...
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wermeoson Ramos



Registrado: 08/10/14
Idade: 43
Mensagens: 46
Localização: Conselheiro Lafaiete-MG

MensagemEnviada: Ter Nov 04, 2014 10:24 am    Assunto: Responder com citação

Faaala meuj brother Nick. Cara, fiquei muito feliz por toda a elucidação que você fez pra mim.

Seguramente isso será de grande ajuda neste princípio de caminhada. Confesso que ainda não sei como dar a sinuosidade sugerida aos galhos, fazendo a correção que você sugeriu, mas, eu irei procurar descobrir observando outros trabalhos na net.

Obrigado.
_________________
Na multidão de conselheiros há sabedoria!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil