|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
andretanure
Registrado: 08/08/11 Idade: 34 Mensagens: 56 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Ter Out 07, 2014 3:31 pm Assunto: [a] Azalea 2 |
|
|
Olá pessoal,
como disse em outro tópico, comprei seis pré-bonsais por um bom preço em um viveiro de uma cidade próxima à minha. 4 buxus e 2 azaleas, sendo que vou posta-los separados para pedir conselhos aos amigos.
O da vez é uma azalea com três troncos:
(visão aérea)
(parte de trás)
Então, não sei se os três troncos são da mesma muda, ou se são mudas diferentes que se fundiram. Contudo, não acredito que possam ser separados. Também não teria essa intenção.
O que me atraiu nessa planta foi justamente os três troncos, com leve sinuosidade desde a base.
O projeto inicial seria diminuir em muito o comprimento dos galhos, deixando o do meio um pouco mais alto.
Algo nessa linha:
http://aidobonsai.com/2011/04/10/tosho-3-troncos-interligados/
Vejo que com três troncos o resultado fica bom sem a mesma conicidade de um bonsai com tronco único. Digo, a maioria dos exemplares de bonsai com três troncos que vemos na internet, se considerássemos isoladamente cada tronco, teriam a conicidade ruim. Contudo, os três troncos mais finos juntos ficam bons.
Feitas essas considerações, peço dicas quanto ao projeto inicial, principalmente quanto à possibilidade de poda drástica na azálea.
É possível podar um galho sem deixar qualquer folha nele? Se sim, fazer a poda nos três galhos de uma vez? Ou fazer em um de cada vez, esperando a recuperação?
Outras sugestões também são sempre bem-vindas.
Desde já, grato. |
|
|
 |
andretanure
|
Enviada: Ter Out 07, 2014 4:04 pm Assunto: |
|
|
Bom, achei em outro fórum que é possível a poda drástica (http://papagoiababonsaiclub.forumeiros.com/t289-azaleia-satsuki)
No caso era uma satsuki.
Com a azalea comum não tem problema, tem?
E qual seria a melhor época? Melhor adubar ela alguns meses antes? Acabei de pegar ela do viveiro e me disseram que ela estava há alguns anos sem adubação. |
|
|
 |
Matheus Falcão 1.o PASSO

Registrado: 13/02/13 Idade: 31 Mensagens: 162 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Ter Out 07, 2014 4:09 pm Assunto: |
|
|
André, a azaleia aceita a poda drástica bem sim. Estamos no começo da primavera, época excelente para o procedimento. Você pode efetuar a poda drástica e começar a adubação quando a planta já estiver rebrotando. _________________ Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar" |
|
|
 |
andretanure
|
Enviada: Ter Out 07, 2014 5:07 pm Assunto: |
|
|
O que acha?
no tronco da esquerda, com opção de deixar alguns galhos para ter folhas e posteriormente diminuir. |
|
|
 |
Matheus Falcão 1.o PASSO

Registrado: 13/02/13 Idade: 31 Mensagens: 162 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Qua Out 08, 2014 1:09 pm Assunto: |
|
|
Se minha, eu cortaria bem mais baixo, cerca de 1/3 do que você marcou. O diâmetro dos troncos tem que ser proporcional à altura que sua árvore terá. Ou seja, sua planta ficará muito "pescoçuda" se cortar onde você marcou. Isso, para a formação de uma planta de pequeno porte. Se a ideia for uma planta maior seria interessante plantar no chão ou em um recipiente maior para alcançar um diâmetro de tronco mais adequado. Lembrando que a azalea possui um crescimento lento. _________________ Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|