FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

[a] Buxus 4
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
andretanure



Registrado: 08/08/11
Idade: 33
Mensagens: 56
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Ter Out 14, 2014 1:11 pm    Assunto: [a] Buxus 4 Responder com citação

Sugestões?









Após poda de manutenção para melhor visualização:

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Nov 02, 2014 6:23 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O interessante no bonsai é que, a partir de um minimo de galhos possamos formatar um trabalho altamente técnico e bem mais bonito e interessante do que se explorassemos tudo que a planta apresenta. No caso desse Buxus, minha sugestão é no sentido de cortar fora esse primeiro e fino galhinho mostrado a esquerda na penúltima foto, bem como cortar fora também o caule principal, dessa vez deixando um pequeno toquinho (um ou dois dedos) logo acima do galho da direita, formatando o bonsai então com esse único galho.

Se analisar sua planta a partir dessa imagem, repare que todos os galhos carecem de brotações mais próximas ao tronco principal, o que depõe contra a planta, vez que essa espécie é dificultoso obter densidade (massa verde) a partir de novas brotações junto do tronco. No caso, esse galho da direita é o que melhor apresenta densificação, que poderá então ser bem explorada na formatação de um bonsai mais compacto e denso, num futuro não muito distante.

Além disso, ao preservar e usar esse galho, sua planta irá ganhar uma ótima conicidade (base mais larga que se afunila em direção ao ápice), ganhando em qualidade técnica. Após esse procedimento de corte, retire a casca do toquinho que sugeri deixar com o corte do caule principal, fazendo um jin superior com ele. Não deixe muito alto, para não ficar "feio" (esse segmento de caule é muito reto).

No próximo reenvase, replante inclinando um pouco para a esquerda (sempre usando a penúltima imagem como referencial), o que irá agregar um movimento inicial ao tronco (dado pela base do caule e a saída desse galho preservado) e irá facilitar a formatação do futuro bonsai a partir desse galho então.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Nov 02, 2014 9:07 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bem Nicky, realmente é também o que eu faria. Então para dar mais uma mãozinha segue aí um recorte tabajara do que o Nicky sugeriu. Faltou apenas aquela inclinação para o lado esquerdo que ele fala, só porque eu não sei girar a foto a não ser 90 graus...rsrsrsrs E esta inclinação tem que ser bem leve apenas para dar um movimento na saída do tronco do chão e alinhar com o futuro ápice.

_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Nov 03, 2014 8:51 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, meu chapa, vc foi bem nessa, ficou ótima sua projeção. Grato pela ajuda visual, Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
andretanure



Registrado: 08/08/11
Idade: 33
Mensagens: 56
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Seg Nov 03, 2014 2:19 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky e Elio, muito obrigado pela atenção e auxílio.

Certamente será esse o caminho adotado por mim.

Contudo, resta-me uma dúvida quanto à condução da espécie.

No buxus, essa intervenção pode ser feita agora, de uma só vez? Ou seria melhor reduzir gradualmente até deixar somente o galho indicado?

A dúvida decorre justamente da grande redução de massa foliar que será feita com essa intervenção, lembrando que há um mês já fiz a limpeza dos galhos. Ao deixar tão somente o galho indicado, reduzirei a massa foliar em mais de 60%.

p.s.: a planta respondeu bem após a poda de limpeza. Está emitindo novas brotações, inclusive no tronco.

Desde jé, grato.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Nov 03, 2014 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Pode retirar agora sem problemas. tem massa verde suficiente para manter a planta bem. E daí vai aproveitar a nova força de brotação direcionando toda para este galho. Depois inclina ela para esquerda para fotografar e coloca aqui para a gente continuar nas projeções. Não replanta nem mexe no substrato agora, quando eu falo inclinar, pode ser inclinar o vaso mesmo... só para fotografar. Deixa mais ou menos o meio da copa, na vertical ao tronco...Bom coloca foto aí e se for o caso a gente muda a inclinação novamente. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil