FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Um Hokidashi em andamento.....
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 25/02/11
Idade: 46
Mensagens: 439
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Nov 25, 2014 2:49 pm    Assunto: Um Hokidashi em andamento..... Responder com citação

comprei esse pré bonsai hoje de um florista amigão meu aqui no RJ, já moldei a mesma lá aproveitei a disponibilidade de ferramentas do momento, fiz uma poda de copa dela, estava bem despenteada, acho que agora e fazer o nebari dela, não é?


segue as fotos , pena que esqueci de fazer o antes e o depois...










esse foto a cima seria as costas dela.




Todo e qualquer sugestão é valida, acham que acertei na escolha? ainda não vi a profundidade desse tronco. logo não sei como está perto das raizes.
_________________
" Pra Bonsai Idade é Posto"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Nov 25, 2014 2:53 pm    Assunto: Responder com citação

Boa aquisição. Para um hokidashi está bem encaminhado. Assim que os pequenos galhos ficarem um pouco mais rígidos, arame os das laterais do conjunto abrindo um pouco mais a copa. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 25/02/11
Idade: 46
Mensagens: 439
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Nov 27, 2014 8:38 am    Assunto: Responder com citação

estou nesse momento ajeitando os aparatos para trocar a terra dela e colocar a placa para a formação do Nebari, como a serissa tem o crescimento vigoroso acho que dentro de uns 8 meses ela já deve aparentar alguma coisa. só nos resta esperar, ela está lotada de flores brancas.
_________________
" Pra Bonsai Idade é Posto"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 25/02/11
Idade: 46
Mensagens: 439
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Nov 27, 2014 5:09 pm    Assunto: Responder com citação

Fiz o transplante hj pela manhã tive de retirar a pivorante que estava gigante, porém não tão grossa, da espessura de um lápis, coloque , 60% de caco de telha, 30% de condicionador de solo e 20% de areia de rio, serissa nem sente, não cortei as raizes de alimentação, coloquei a plada no seu devido lugar para a formação do nebari proporcional e vistoso, enquanto ele cresce, espera a brotação de novos galhos e o engrossamento dos mesmo para dar forma ao nosso hokidashi. Estou tentando fazer um chockan numa primevera, mais tenho uma duvida primevera aceita madeira morta com calda sufocaustica ( não sei se é esse mesmo o nome correto da calda) mesmo com a calda ela apodrece? não tenho fotos ainda da primavera minha máquina está com problema vou colocar para consertar.... Embarassed

bom preciso de sugestões sobre a primavera e a madeira morta, devo fazer ou não?
_________________
" Pra Bonsai Idade é Posto"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Matheus Falcão
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/02/13
Idade: 30
Mensagens: 162
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Sex Nov 28, 2014 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

Oamit, vamos ver se te ajudo em alguma coisa. Não se indica muito a madeira morta na primavera pelo apodrecimento acelerado da planta. O que não impede que alguns façam é claro. Mesmo com a calda há o risco de apodrecer, mas caso seja feito o tratamento correto você pode aumentar bastante a vida útil da parte morta. O nome correto, pelo que eu sei, é calda sulfocálcica.
_________________
Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
oamit
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 25/02/11
Idade: 46
Mensagens: 439
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Nov 28, 2014 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

bom, é melhor não correr o risco de perder a planta. não vou fazer. obrigado pela dica já tinha lido sim materias semelhantes ao que você disse e a informação procede.
_________________
" Pra Bonsai Idade é Posto"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Dez 05, 2014 10:45 am    Assunto: bonsai Responder com citação

O estilo Hokidashi é um dos mais antigos e mais formatados no bonsai. Há inumeras variedades, o que amplia bastante o leque de possibilidades de se atingir o estilo sem muito esforço, tendo porém certos cuidados desde logo. Um bom exemplo de como dar inicio a uma de suas variedades, pode ser visto na imagem abaixo:

http://3.bp.blogspot.com/-qjSyLBLjJdI/Tab6LZJh2uI/AAAAAAAAAa0/N_Q1ykOLxGo/s320/02%2Babril%2B2011.jpg

Essa base inicial faz parte de um excelente artigo desenvolvido pelo bonsaista Valdir Hobus (link do texto e imagens adicionais: http://bonsaihobus.blogspot.com.br/2011/04/cambui-hokidashi.html) e foi executada sobre um Cambuí, uma nativa muito comum na região sul. Mas pode ser adaptada a qualquer outra espécie decídua ou caducifolia sem nenhum problema.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil